10 motivos para assistir The Mandalorian!

Capa da Publicação

10 motivos para assistir The Mandalorian!

Por Raphael Martins

A Disney+ chegou, e com ela, The Mandalorian, a primeira série de TV com atores baseada no universo de Star Wars. Sendo altamente antecipada e contando com um orçamento milionário, a série acompanha as aventuras de um guerreiro Mandaloriano misterioso em meio a uma galáxia em caos.

A primeira temporada terá oito episódios, com uma segunda já em processo de filmagens. Se você ainda não assistiu, te daremos 10 motivos para fazer isso agora mesmo!

Imagem de capa do item

Aqui embaixo as leis são diferentes

A ambientação da trama é diferente de tudo o que já foi feito com Star Wars até o momento. A trama de The Mandalorian se passa cinco anos depois dos eventos de O Retorno de Jedi e mostra como é dura e impiedosa a vida daqueles que vivem no submundo criminoso da galáxia, em planetas onde a Nova República ainda não conseguiu chegar.

Na série, vemos remanescentes do Império ainda se apegando ao que lhes resta de poder, contratando os serviços do tal Mandaloriano em uma época onde a vaga de poder deixada mergulhou a galáxia no mais puro caos... pelo menos os recantos mais distantes dela.

Sem o apoio da Nova República, as pessoas dessas regiões precisam recorrer ao crime ou esperarem por um salvador enquanto suas terras são infestadas de criminosos. E é aí que o mandaloriano entra, para trazer um pouco de ordem. Por um preço, é claro.

Imagem de capa do item

Novos Personagens

A série apresenta personagens inéditos na saga, cada um com sua história, motivações e segredos. O próprio Mandaloriano, cujo nome ainda não foi revelado na atração, é um mistério. Ele fala pouco, jamais tira seu capacete e segue um rígido código de honra. Apesar de ser um fora da lei, é justamente sua honra que o impede de ser mais um mercenário inescrupuloso que faz tudo por dinheiro.

Além dele, deram as caras o misterioso Cliente (Werner Herzog), uma figura de autoridade do Império que ainda tem tropas leais a ele; Greef Carga (Carl Weathers), o líder de um bando de mercenários que entrega ao mandaloriano suas missões, e Kuiil, um alien que ajuda o protagonista em sua missão no planeta deserto de nome ainda desconhecido.

Imagem de capa do item

Novas Localidades

Star Wars não é Star Wars sem novos planetas aparecendo a cada novo filme, série ou livro. A galáxia muito, muito distante também é muito, muito vasta, com centenas de sistemas estelares conhecidos e outros esperando para serem descobertos.

Até agora, a série mostrou três planetas: um com um ambiente gelado, mas não é Hoth; um desértico, mas não é Tatooine, e um onde ele recebe seus contratos, ricamente povoado por humanos e aliens diversos. Nenhum deles teve seu nome revelado, talvez de propósito. É esperar pra ver.

Imagem de capa do item

Mais sobre os Mandalorianos

Os Mandalorianos foram muito bem explorados nas séries animadas Clone Wars e Rebels, mas após O Retorno de Jedi, com o fim da guerra civil galáctica, o que restou aos poderosos guerreiros, praticamente os espartanos da galáxia?

The Mandalorian explora um pouco isso em seu primeiro episódio, quando vemos uma guilda de caçadores de recompensa Mandalorianos em sua base, preparando suas armas e seus espíritos para mais uma missão, que sempre pode ser a última. Vemos também uma forjadora, criando uma nova peça para a armadura Beskar do anti-herói principal a partir de um metal raro.

Imagem de capa do item

Tempos de paz?

Como a vida real nos mostra, governos de transição não são algo fácil de se implementar, ainda mais após décadas de tirania. Imagine então em uma galáxia inteira? O Império pode ter sido derrotado, mas isso não quer dizer que a galáxia está em paz.

A Nova República aida não alcançou todos os sitemas estelares, e muitos deles, se não estão sob o controle de remanescentes imperiais, estão nas garras de organizações criminosas, ansiosas para preencher a vaga de poder deixada após a morte do imperador.

The Mandalorian nos mostra esse lado cruel e desesperançado da galáxia, enquanto acompanhamos a jornada de seu protagonista, que encara a mais dura das vidas para sobreviver mais um dia.

Imagem de capa do item

Equipe Criativa

Criada por Jon Favreau, The Mandalorian conta com uma equipe estelar de roteiristas e diretores, cada um contribuindo à sua maneira para o crescimento da qualidade da série.

O próprio Favreau escreveu os oito episódios da primeira temporada, recebendo a colaboração do próprio George Lucas. Nomes como Dave Filoni (Clone Wars, Rebels), Taika Waititi (Thor: Ragnarok) e Bryce Dallas Howard (Jurassic World) dirigiram episódios da série.

Imagem de capa do item

Construíndo o novo cânone

The Mandalorian tem incontáveis referências não só aos filmes e séries da saga, mas também há muito do que foi feito no universo expandido, recanonizando algumas coisas vistas por lá.

Os Blurrgs, monstros usados como montarias no filme Caravana da Coragem, aparecem nos dois primeiros episódios. Outra surpresa foi saber que o "dia da vida", mostrado pela primeira vez no famigerado especial de natal de Star Wars, também voltou ao cânone como uma data importante.

Imagem de capa do item

Grande Elenco

A série conta com um elenco estelar de atores consagrados no cinema e na TV. Pedro Pascal, de Game of Thrones e Kingsman: O Círculo Dourado, vive o protagonista, embora nós nunca o vejamos por ele estar sempre de máscara.

Além dele, a série também tem em seu elenco nomes como Nick Nolte (O Príncipe Das Marés), Carl Weathers (Rocky), Gina Carano (Velozes e Furiosos 6), Ming-Na Wen (Agents of S.H.I.E.L.D.) e muitos outros.

Trilha sonora

A atração tem uma identidade própria, claramente deixando o público infanto-juvenil de lado e focando nos adultos, mas fazendo isso sem esquecer do humor e do encanto da saga. O que contribui bastante com essa identidade é sua trilha sonora, assinada pelo músico Ludwig Göransson (Pantera Negra, Creed: Nascido Para Lutar).

Com uma pegada que lembra bastante os faroestes dirigidos por Sérgio Leone, sem deixar de lado o estilo intrínseco da saga criado pelo mestre John Williams, a trilha é bem diferente do que estamos acostumados em produções da saga, mas ainda assim, é inegavelmente Star Wars.

Imagem de capa do item

Bebê Yoda

E finalmente, o ponto que mais chamou atenção na série até agora: o pequeno e fofíssimo bebê que o Mandaloriano tem a missão de entregar em segurança, que é da mesma raça que o lendário mestre Jedi Yoda. Ele também pode usar o poder da Força, mas quem é ele? Por que querem matá-lo?

Talvez este bebê possa finalmente responder algumas questões muito antigas da saga, como o nome da raça de Yoda ou de que planeta ele veio. Seria uma raça de seres extremamente sensíveis à Força, talvez?