10 motivos para assistir Sex Education, da Netflix

Capa da Publicação

10 motivos para assistir Sex Education, da Netflix

Por Evandro Lira

Na semana passada, foi lançada na Netflix a segunda temporada da sua aclamada série Sex Education. Britânica, escrita por Laurie Nunn, a comédia tem conquistado uma base de fãs desde sua estreia em janeiro do ano passado, e com o lançamento da sua aguardada segunda temporada, mais espectadores se juntam ao grupo de admiradores.

E se você ainda não deu uma chance para essa série incrível, você vai sair daqui com 10 motivos para fazer isso.

Imagem de capa do item

O visual

A trama de Sex Education se passa nos dias atuais. E apesar de todas as referências contemporâneas da série, seu visual carrega uma vibe cheia de cores que remete aos anos 80, tornando a estética do programa um tanto atemporal. Até o local onde a ação acontece se confunde, apesar do distinto sotaque britânico dos atores.

Além disso, a direção e fotografia carregam escolhas estilísticas elegantes e inteligentes que tornam o universo de Sex Education muito atraente, nos trazendo aquela sensação de cinema da melhor qualidade.

Imagem de capa do item

O elenco jovem

O elenco jovem de Sex Education é a alma do programa. Sem suas excelentes performances, a série estaria comprometida, já que seria difícil enxergamos a complexidade dos personagens ou nos apaixonarmos pelo seu carisma.

Você pode conhecer o ator principal da série, Asa Butterfield, que desde a infância desempenhou papéis em O Menino do Pijama Listrado, A Invenção de Hugo Cabret e Ender's Game - O Jogo do Exterminador, mas o resto do elenco são de rostos desconhecidos. Emma MacKey (Maeve), Ncuti Gatwa (Eric) e Kedar Williams-Stirling (Jackson) tiveram pequenos papéis em outras séries de TV antes de estrelarem Sex Education. Já Connor Swindells (Adam), Aimee Lou Wood (Aimee) e Patricia Allison (Ola) apareceram pela primeira vez na série da Netflix.

Imagem de capa do item

Gillian Anderson

Precisamos falar sobre Gillian Anderson. A atriz de Arquivo-X e The Fall lidera o elenco adulto de Sex Education como a mãe do protagonista Otis. Anderson parece estar realmente se divertindo em cena, e é apenas maravilhoso vê-la embarcando em um projeto da qual não se esperaria.

Jean, sua personagem, é uma terapeuta sexual muito honesta que tem certa dificuldade de se comunicar com o filho. Mas para além de ser a mãe de Otis, Jean tem um arco próprio da mesma forma que os outros personagens principais.

Imagem de capa do item

Diversidade

Como não poderia deixar de ser, Sex Education é repleta de diversidade. A série apresenta uma quantidade incrível de jovens de diferentes etnias, bem como pessoas com deficiência, e representações LGBTQ+ que fogem de estereótipos. A série reconhece a importância do poder da inclusão e a necessidade de falar com um público amplo e diverso.

Imagem de capa do item

A trilha sonora

As canções que embalam Sex Education tornam a série ainda mais atraente e divertida. Sua trilha sonora apresenta vários hits de décadas passadas, como Take On Me de A-ha, Dancing With Myself de Billy Idol, Asleep de The Smiths e Boys Don’t Cry de The Cure.

Mas há também, é claro, músicas mais atuais não tão populares, como Boyfriend de Confidence Man, Mystery of Love de Sufjan Stevens, bem como as canções de Ezra Furman, uma cantora/compositora norte-americana cuja música toca em diversos momentos ao longo da série.

Imagem de capa do item

Sexo não é tabu

Todos nós sabemos a dificuldade que muitas famílias, instituições e até amigos tem de falar sobre sexo. E como sugere o título do programa, Sex Education está disposta a ultrapassar essa linha. A série é absurdamente franca ao discutir o tema.

O inseguro Otis tem resposta para todas as questões sobre sexo, graças à sua mãe que é terapeuta sexual. Por isso, junto com sua nova amiga Maeve, ele resolve capitalizar conselhos sexuais para os outros colegas e estudantes do ensino médio. Assim, a série vai a fundo em questões e dúvidas que qualquer pessoa pode vir a ter sobre sexo, sendo assim um programa realmente educativo.

Imagem de capa do item

Leveza

Em sua essência, Sex Education é uma série de comédia. Apesar de discutir assuntos sérios, o programa é cheio de momentos absurdos, divertidos e constrangedores que tornam nossa viagem pela vida desses personagens algo único. O valor de entretenimento aqui é dos mais altos, pois a série consegue ser leve e complexa o suficiente para querer você maratonar o mais rápido que conseguir.

Imagem de capa do item

Temas pertinentes

Mas Sex Education vai além de falar sobre sexo. A série sabe conversar com o público sobre temas variados e muito pertinentes, afinal, vários dos problemas sexuais que as pessoas enfrentam podem estar ligados diretamente a outras coisas.

Temas como aceitação, amizade, paixão, relacionamentos, religião, gravidez na adolescência, assédio sexual, relação com os pais, auto-cobrança, depressão, e muitos outros são abordados de uma forma responsável e envolvente. Além disso, há questões acerca do conceito de masculinidade, feminilidade e grandes subversões de estereótipos, e tudo isso discutido de maneira leve e comovente na medida certa.

Imagem de capa do item

Comovente

Embora seja hilária e cheias de referências - sexuais ou não -, há momentos realmente muito emocionantes em Sex Education. Os personagens são obrigados a amadurecer ao longo da série e, é claro, nem sempre isso se dá de maneira fácil.

Descobrir seu lugar no mundo, exprimir seus desejos mais inexplicáveis e relacionar-se com as diferenças a sua volta são materiais excelentes para fazer de alguns momentos os mais comoventes da série da Netflix.

Imagem de capa do item

Personagens

É fantástico observar os personagens de Sex Education crescendo frente aos nossos olhos. Sua sabedoria e carisma fazem deles pessoas reais, com problemas reais, sendo fácil se identificar, torcer por eles ou se sentir traído por alguma atitude problemática.

Na série, todos os personagens coadjuvantes são importantes e possuem arcos individuais. Até mesmo aqueles recorrentes terão sua importância justificada em algum momento ao longo das duas temporadas.