10 motivos para assistir Cobra Kai!

Capa da Publicação

10 motivos para assistir Cobra Kai!

Por Raphael Martins

Cobra Kai foi uma das séries mais premiadas e bem avaliadas de 2018, conseguindo a incrível marca de 100% no site Rotten Tomatoes e reacendendo a chama da popularidade de Karatê Kid, uma das séries de filmes mais marcantes dos anos 80.

Por ser produzida pelo Youtube Red, serviço ainda indisponível no Brasil, a série não é muito popular por aqui. Por isso, bolamos essa lista para, quem sabe, empolgar você para dar uma conferida.

Então deixe um pouco o treinamento do golpe da garça para depois e venha com a gente!

É uma continuação dos filmes

Cobra Kai continua os eventos de Karatê Kid 1, 2 e 3, mostrando o que aconteceu aos personagens dos filmes e como o mundo ao redor deles mudou... e não mudou. É bem interessante ver locações dos filmes antigos, como a antiga casa de Daniel (Ralph Macchio) ou a do Sr. Miyagi (Pat Morita), não mudaram nada.

Karatê Kid 4 até agora não foi citado, mas os produtores da série já confirmaram que é canônico, indicando até que Julie Pierce (Hillary Swank), a outra aprendiz de Miyagi, possa dar as caras em algum momento no futuro.

Um outro ponto de vista

Enquanto que Karatê Kid mostrava a história do ponto de vista de Daniel, o herói de Cobra Kai é Johnny Lawrence (William Zabka), o bad boy que infernizou a vida do garoto no primeiro filme.

Vemos os acontecimentos dos filmes clássicos pelos olhos de Johnny, cuja vida desandou após sua derrota no torneio de Karatê de All Valley em 1984.

Seria ele o verdadeiro Karatê Kid? Isso quem decidirá é você, depois de assistir a série.

O destino de cada um

Se passando mais de 30 anos depois do primeiro filme, vemos como seus protagonistas estão tanto tempo depois. Daniel LaRusso é um bem sucedido dono de uma rede de concessionárias de automóveis e um benfeitor da cidade, vivendo em uma casa enorme e com uma família feliz.

Já Johnny vive bêbado, tem um sub-emprego e nenhuma esperança de uma vida melhor, até que sua vida se cruza com a de Miguel Diaz (Xolo Maridueña) e ele decide treinar o garoto da mesma maneira que foi treinado, reabrindo o dojo Cobra Kai para isso.

O vídeo não está mais disponível.

O novo Karatê Kid e os novos personagens

Somos apresentados a Miguel Diaz, um jovem latino que sofre bullying na escola e é salvo por Johnny quando estava prestes a ser espancado por valentões. É basicamente a mesma história do filme clássico, só que ao contrário: aqui, o Karatê Kid vai ser treinado por um Cobra Kai, originalmente o grande vilão da história.

Os novos personagens também são interessantes e somam positivamente para a trama da série, como Samantha (Mary Mouser), filha de Daniel, e Robby (Tanner Buchanan), filho rebelde de Johnny.

Velhos rivais

A reabertura do dojo Cobra Kai reacende a chama da rivalidade entre Johnny e Daniel, que convenhamos, tem todos os motivos do mundo para não querer que a infame academia volte a seus dias de glória. Isso gera várias situações tensas, mas também engraçadas.

Conforme a rivalidade vai esquentando, vamos vendo que Johnny e Daniel não são assim tão diferentes e que são dois lados de uma mesma moeda. Se ao menos eles pudessem se entender...

Vivendo e aprendendo

Apesar de mais velhos e mais experientes, tanto Johnny quanto Daniel são mostrados como falhos, amadurecendo bastante conforme a temporada passa, inclusive um com o outro.

Há um episódio em que os dois são forçados a passar um dia inteiro juntos, onde revivem o passado e discutem seus pontos de vista sobre o que aconteceu entre eles. Ali Mills, a jovem interpretada por Elisabeth Shue no primeiro filme e que foi o pivô de toda a briga entre os dois, rende uma conversa bem engraçada.

Respeitando o passado

Cobra Kai respeita bastante o material original, mas não se apoia tanto assim nele para construir sua narrativa. Existem referências aos filmes clássicos e até mesmo cenas deles aqui e ali, mas ao invés de depender inteiramente da nostalgia, a série constrói sua própria história permanecendo fiel às mensagens e aos temas do filme original.

Diferente dos novos Star Wars, que reduzem bastante a participação dos personagens clássicos para contar sua história, aqui Daniel e Johnny são tão importantes quanto sempre foram, ao mesmo tempo em que uma nova geração surge no horizonte.

O vídeo não está mais disponível.

Cenas de luta

As coreografias de luta dos filmes originais, inspiradas em movimentos reais do Karatê estilo Goju-Ryu, eram competentes para a época, e Cobra Kai foi fiel a isso.

Embora se permita mostrar golpes mais elaborados e fantásticos não encontrados em estilos reais de Karatê, as coreografias ainda continuam fortemente inspiradas nesta arte marcial e qualquer praticante vai identificar vários movimentos de ataque e defesa durante as várias cenas de luta.

Easter eggs

Era impossível realizar Cobra Kai sem prestar tributo a Karatê Kid, e a série faz isso com maestria. Vemos objetos dos filmes, menções a personagens importantes, cenas inesquecíveis dos três longas e até o carro que Daniel ganha de presente do Sr. Miyagi está lá.

O local onde Daniel cria o dojo Miyagi-Do, inclusive, é a mesma casa onde seu honorável mestre morava nos filmes, recriada nos mínimos detalhes.

A história continua

A segunda temporada de Cobra Kai já começou, continuando exatamente de onde a primeira parou e prometendo expandir ainda mais a história de Karatê Kid, mostrando inclusive o passado de John Kreese (Martin Kove), criador da academia, e suas motivações.

Uma terceira temporada já está nos planos, o que para os fãs da franquia é uma notícia maravilhosa. Como diria o próprio Kreese ao final do primeiro ano: "A verdadeira história está apenas começando."