10 Momentos mais marcantes do clássico Jaspion!
10 Momentos mais marcantes do clássico Jaspion!
“Hey você, preste atenção no que eu vou dizer…”
O Fantástico Jaspion vai ganhar uma versão brasileira! Ao menos foi isso que a Sato Company, empresa que detém os direitos do herói no Brasil, avisou à imprensa há alguns dias.
Com um “filme remake” previsto para estrear em meados de 2019, os fãs ficaram animados com a possibilidade de ver mais material inédito do popular herói japonês nas telinhas ou telonas. Mas… E quanto aos clássicos?
A série foi exibida há 30 anos pela Rede Manchete e marcou época, como um dos primeiros representantes da “Onda Japonesa” que invadiu a emissora carioca durante os anos seguintes.
Nesta lista, você se lembra, ou conhece, alguns dos momentos mais marcantes da saga do investigador espacial!

A cantina de Star Wars
Jaspion também é ocidente! Para quem não sabe, o programa foi exibido no Japão quando Star Wars estava super em alta. Boa parte de seus designs e detalhes de alguns dos episódios foram inspirados na saga de George Lucas.
No primeiríssimo capítulo da série, há uma grande quantidade de referências. Uma das mais marcantes, porém, é a cantina que Jaspion entra para investigar sua missão, que é idêntica à cantina vista em Star Wars Uma Nova Esperança, com direito a “bandinha” e tudo.

A morte de MacGaren
O grande vilão MacGaren – conhecido como Mad Gallant no original – perece antes do final da série!
No episódio 29, o vilão é derrotado por Jaspion e tem ainda seu braço decepado. Era uma cena forte para crianças na época, principalmente pelo fato de termos a morte de um inimigo marcante, antes da conclusão da saga.

O retorno de MacGaren
Bem, a morte de MacGaren não durou tanto, na verdade. Mas os produtores de Jaspion conseguiram a façanha de tornar seu retorno tão empolgante quanto sua morte.
No mesmo episódio 29, o vilão é trazido de volta por uma bruxa demoníaca, sem que Jaspion saiba, surpreendendo a todos.
Vale lembrar que a imagem ao lado é do retorno mais recente do vilão, no filme Space Squad.

Toda luta de Daileon
Convenhamos, Daileon tem um dos designs mais bonitos de todos os robôs gigantes de seriados japoneses. Simples e funcional, ele é imponente e luta como ninguém!
Toda vez que Jaspion invoca seu robô para encarar um monstro gigante, ele desce das nuvens como nave e se transforma no ser bípede conhecido como Daileon. Suas entradas são sempre marcantes e empolgantes.
A trilha sonora
“C’mon boy!”. Em português ou japonês, todas as músicas de Jaspion são muito boas e ficam grudadas na nossa cabeça quando começam a tocar, seja na abertura, na batalha de Daileon ou em momentos-chave da série.
Também pudera. As versões originais são cantadas por nomes de grande talento, como Ai Takano e Akira Kushida – esse último também cantou melodias de Dragon Ball, Gavan, Kamen Rider, Jiban, entre outros.

O surgimento de Satan Goss
Quando citamos Star Wars, um pouco antes nesta lista, não esquecemos de Satan Goss. Seu surgimento na série, nos primeiros capítulos, também foi marcante e assustador!
Satan Goss lembrava, e muito, o temível Darth Vader. Sua primeira aparição, gigantesco, com elmo negro e com olhos vermelhos, fez qualquer criança da época temer um pouco sobre quem seria aquela figura aterradora.

Namaguederaz
Por algum motivo, quando se fala em Jaspion, lembra-se muito do episódio 25, onde surge o monstro Namaguederaz, que sofre a ameaça de ser destruído pelas forças do mal.
Todo o episódio é tocante, pois mostra que uma criatura também pode ser boa. Namaguederaz, inclusive, também ajuda Jaspion nesse capítulo, o que talvez tenha ajudado para que ele ficasse marcado, de fato

A falsa Miya
O episódio 37 de Jaspion traz um plano dos vilões onde é apresentado um clone maligno de Miya, uma das aliadas do herói. O grande problema é que o clone não é descoberto logo de início, então algum drama se passa ao longo do capítulo.
Enganado, Jaspion fica contrariado para atacar sua aliada, até que descobre a armação.

Surgimento de Kilza
O episódio 29, da morte de MacGaren, também traz a primeira aparição de Kilza, a bruxa galáctica.
É ela que revive o vilão e o deixa muito mais sinistro do que já era. Além disso, quem não tinha medo de suas palavras mágicas “Berebekan Katabanta” mentiu. Uma das grandes vilãs de toda a saga.

Final
O final de Jaspion, é claro, não poderia deixar de ser um dos momentos mais marcantes da série.
Jaspion tem sua batalha final contra Satan Goss, no comando de Daileon, mas não consegue derrotar o vilão de início. Edin, uma espécie de "mestre" para Jaspion, tenta encarar o vilão sozinho e morre.
Muitos acontecimentos se desenrolam no capítulo final, que ficou um bom tempo inédito no Brasil, incluindo o surgimento do bebê irradiado pela luz dourada, que seria responsável por paralisar Satan Goss e permitir a Jaspion dar o golpe final, com sua Espada Dourada.
Um final épico para uma série épica.