Capa da Publicação

10 momentos dos trailers e das imagens de “X-Men: Fênix Negra” que não estavam no filme!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

X-Men: Fênix Negra finalmente chegou aos cinemas, dando aos fãs da franquia a última chance de se despedirem antes da equipe mutante passar para as mãos da Marvel Studios. No entanto, vale ressaltar que o filme passou por muitas mudanças desde sua concepção.

Foram adiamentos, regravações e até mesmo cortes bruscos em relação ao material que já havia sido gravado. Como resultado, muito do que vimos no material de divulgação acabou não indo para o filme – e é por isso que listamos 10 cenas dos trailers e imagens promocionais que não foram para o filme!

Créditos: Fox

Imagem de capa do item

A forma flamejante da Fênix

Para começar, vamos falar um pouco das imagens promocionais que foram divulgadas antes do lançamento do filme. O primeiro vislumbre que tivemos de X-Men: Fênix Negra foi uma simples imagem de Jean Grey, a protagonista titular, em chamas - completamente possuída pela Força Fênix.

No filme, ela nunca chega a ter o visual das imagens, com os cabelos flamejantes e fogo literalmente brotando de sua pele. O máximo que vemos é Jean com algumas "rachaduras" - e isso é um pouco maximizado no clímax, quando a personagem enfrenta Vuk. Ainda assim, ela não parece tão poderosa quanto na primeira imagem oficial.

Imagem de capa do item

Uma nova Irmandade dos Mutantes?

Uma das primeiras imagens liberadas, que nos mostrou um pouco mais dos personagens do longa, nos mostrava um grupo aparentemente liderado por Magneto - supostamente, uma nova versão da Irmandade dos Mutantes. Aqui, víamos Noturno, Fera, Tempestade e dois asseclas do Mestre do Magnetismo.

É possível que a imagem tenha sido divulgada apenas por fins promocionais, sem ter relação com as cenas cortadas do filme. No entanto, vale ressaltar que o clímax teria sido bem diferente do que vimos, com um grande confronto espacial. Talvez, alguns dos X-Men tenham decidido se juntar ao adversário para deter Jean Grey.

Imagem de capa do item

Fera fúnebre

A morte de Mística é um grande elemento da trama, e é o ponto de virada que destroça completamente a união dos Filhos do Átomo. Após tentar acalmar Jean Grey, a mutante transmorfa acaba sendo atirada em uma pilha de destroços, e sangra até a morte. Posteriormente, os X-Men preparam um funeral para a integrante caída.

No entanto, nos trailers, víamos uma cena que mostrava Hank McCoy - o Fera - subindo uma colina, em completo luto. Alguns especulam que essa cena mostraria o herói visitando a lápide de Mística (e talvez, isso o motivasse a deixar Charles Xavier e se juntar a Magneto).

Imagem de capa do item

Mansão X devastada

No clímax do filme, Jean Grey acaba destruindo a cadeira de rodas do Professor X. E curiosamente, isso traz algumas conexões com uma das cenas que ficou de fora da trama - onde vemos o telepata explorando a Mansão X aparentemente vazia, enquanto usa uma cadeira de rodas normal, bem diferente da que usa ao longo do filme.

Talvez, após a batalha final, os alunos decidissem debandar da escola, deixando Charles Xavier sozinho - especialmente após a revelação de que ele havia mexido com a mente de Jean. Felizmente, a conclusão dada ao fim do filme é mais otimista, com o Ciclope e o Fera assumindo a escola e transformando-a no Instituto Jean Grey.

Imagem de capa do item

Ciclope vs. Professor X

Para a nossa sorte, o Ciclope é muito bem explorado nesse filme - de uma forma que nunca sequer foi trabalhado nos longas anteriores. Ainda assim, uma das cenas dos trailers indicava uma ruptura bem interessante entre o herói e o Professor X - o que demonstra muito bem seu pulso firme como líder.

Em uma cena que se passava dentro do Cérebro, veríamos o Caolho brigando com Charles Xavier, implorando por uma solução. No entanto, o telepata finalmente admite que, dessa vez, realmente não sabe o que fazer - algo que humanizaria o personagem e o tiraria ainda mais do seu pedestal de perfeição.

Imagem de capa do item

Fonte: vozes da minha cabeça

Embora tenha seus acertos, o roteiro do filme (também escrito por Simon Kinberg, o diretor) é recheado de diálogos vergonhosos e simplórios, que mais parecem um compilado de frases de efeito. Uma das cenas que prova isso se dá quando Jean Grey começa a falar sozinha na chuva, em tom de auto-piedade.

No entanto, em um dos trailers, a cena conta com um diálogo a mais, na qual ela questiona: "Por que você me fez fazer isso?". Embora seja apenas um diálogo, talvez isso fosse uma pista para o fato de que a Fênix Negra, assim como nos quadrinhos, servia como uma "personalidade fragmentada" da telepata, forçando-a a cometer atos hediondos.

Imagem de capa do item

Fênix e Magneto

Ainda falando em Jean Grey, lembramos que a heroína, após matar Mística, decide partir em busca de Magneto, procurando por ajuda. Ao chegar em Genosha, ela logo se prova uma força hostil e também atrai a inimizade do Mestre do Magnetismo, que posteriormente decide caçá-la para que não se torne uma ameaça maior.

Em um dos trailers, Erik Lensherr fala a seguinte frase para a telepata: "Você não veio aqui procurando por respostas... você veio aqui procurando por permissão". Felizmente, o diálogo não faz muita falta no longa, uma vez que os dois possuem um diálogo similar, no qual Magneto percebe que Jean está se espelhando em seus próprios atos terroristas do passado.

Imagem de capa do item

Encontro alienígena

No filme, a grande vilã da trama é Vuk, a líder dos D'Bari - uma raça alienígena cujo planeta fora destruído pela Força Fênix. Ao longo do filme, as motivações da personagem são apresentadas de uma forma rasa, e ela mal interage com os outros membros de sua raça - mas isso poderia ter sido bem diferente.

Em um dos trailers, vemos a vilã - interpretada por Jessica Chastain - se encontrando com um de seus aliados em uma igreja. Há quem especule que o filme teria lidado com subtextos religiosos, uma vez que a Força Fênix seria vista como uma "divindade de destruição" para os D'Bari - sendo igualmente temida e adorada.

Imagem de capa do item

Massacre na ONU

Sabemos que o filme passou por intensas regravações antes de se tornar o que foi lançado nos cinemas. O clímax foi inteiramente refilmado, para que não ficasse muito similar a outro filme de super-heróis lançado recentemente. No entanto, no fim original, teríamos um confronto na sede das Nações Unidas, antes de uma grande batalha espacial.

Em um dos trailers, podemos ver Ciclope correndo pelo que supostamente seria o prédio da ONU, com vários feridos em meio à fumaça e à destruição. No fim original, o prédio seria atacado pelos D'Bari, o que forçaria os X-Men a agirem, enquanto Jean Grey passava pela sua redenção.

Imagem de capa do item

Despedida final

Por fim, não podemos deixar de citar uma cena que foi usada em quase todos os trailers e comerciais do filme, que mostrava o Ciclope acariciando o rosto de Jean Grey, no que parecia ser uma despedida trágica antes do sacrifício final da mutante. No entanto, no filme, o relacionamento dos dois só é explorado na metade inicial.

Assim que o clímax começa, a Fênix fica completamente focada em Vuk, e não temos uma despedida sequer entre o casal mutante. É provável que essa cena tenha sido gravada na sede da ONU, o que justifica sua ausência do filme. Vale notar que Jean aqui usa o mesmo traje sombrio que usa da metade para o fim do longa.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux