Capa da Publicação

10 melhores vilões dos X-Men que provavelmente nunca veremos nos cinemas!

Por Gus Fiaux

Os X-Men são uma das equipes mais populares dos quadrinhos, e possuem uma rica mitologia que não se compara a nenhum outro grupo de super-heróis. Eles possuem excelentes vilões, muitos dos quais já deram grande trabalho para os mutantes e para seus aliados.

Infelizmente, no Universo dos X-Men nos cinemas, nunca tivemos uma boa variedade de vilões, já que Magneto, Fênix Negra e outros sempre são repetidos continuamente. Para expressar nosso descontentamento, aqui estão os 10 melhores vilões que provavelmente nunca vão aparecer nessa franquia. 

Com sorte, no entanto, eles dão as caras quando os heróis passarem para o Universo Cinematográfico da Marvel…

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Ômega Vermelho

Um vilão pelo qual muitos fãs são apaixonados, principalmente pelos games dos mutantes, o Ômega Vermelho é a versão soviética dos experimentos da Arma X, e sempre foi um inimigo irrefreável do Wolverine, enfrentando o mutante canadense em todas oportunidades. Algumas vezes, ele chegou a bater de frente com outros X-Men.

Como Logan Howlett provavelmente não terá espaço tão cedo nesse universo novamente, não faz sentido inserir o Ômega Vermelho sem trazer junto seu maior rival. Ainda assim, seria incrível vê-lo utilizando seus tentáculos de carbonadium, e outros poderes como a emissão de esporos letais e absorção de energia vital.

Imagem de capa do item

Conflyto

Cable acabou de ser introduzido na franquia cinematográfica através de Deadpool 2, mas o personagem possui uma história de origem tão confusa que em nenhum momento ela é sequer mencionada. Filho do Ciclope e de Madelyne Pryor, ele foi enviado ao futuro para que pudesse ter uma chance de sobreviver ao Vírus Tecnorgânico.

Entretanto, na linha temporal onde foi criado, Cable serviu de base para um clone, chamado Conflyto - que seria basicamente uma versão de Cable caso ele sucumbisse ao vírus. Criado por Apocalipse, o vilão é muito inteligente, perigoso e poderoso, tendo inclusive maestria sobre poderes psiônicos. É bem improvável que a Fox se arrisque a mostrá-lo no futuro.

Imagem de capa do item

Bastion

Um híbrido de ser humano com Sentinela, o vilão conhecido como Bastion é uma das grandes ameaças que já confrontou os X-Men nos quadrinhos, sendo inclusive um grande inimigo de Cable e de Hope Summers. Ele é obcecado com a ideia da aniquilação mutante, e faz tudo ao seu alcance para devastar seus inimigos evolutivos.

Como possui a mesma tecnologia de um Sentinela classe Nimrod, o Bastion é capaz de modificar seu próprio corpo para que tenha todas as armas necessárias para enfrentar os Filhos do Átomo. Ele inclusive foi responsável por grandes devastações na história dos mutantes, como a morte de Noturno. Porém, com os Sentinelas fora de cena, é pouco provável que ele apareça.

Imagem de capa do item

Cassandra Nova

Uma das criações mais bizarras e sinistras de Grant Morrison durante a fase em que ele escrevia seus Novos X-Men, a vilã conhecida como Cassandra Nova foi responsável pelo maior genocídio violento da história mutante: a devastação de Genosha, que resultou na morte brutal de milhares de portadores do Gene X.

Curiosamente, ela é um Mummudrai, o equivalente espiritual oposto do Professor X - que conseguiu criar uma forma física, tornando-se "irmã gêmea" do fundador dos X-Men. Violenta, inescrupulosa e destrutiva, ela é o próprio demônio na vida dos mutantes. Mas, se não foi introduzida até agora, é bem provável que nunca mais dê as caras.

Imagem de capa do item

Selene

O Clube do Inferno já foi desenvolvido sutilmente no Universo dos X-Men. Vemos a organização secreta mutante em X-Men: Primeira Classe, onde conhecemos vários ilustres membros. Além disso, ela também é foco de The Gifted, a mais nova série situada na franquia mutante. Ainda assim, Selene, a Rainha Negra nunca foi sequer mencionada.

A vilã é considerada uma das primeiras mutantes existentes, e sobreviveu tanto tempo devido aos seus poderes macabros: ela é capaz de absorver energia vital e dons mutantes de suas vítimas, além de ser versada em feitiçaria e necromancia. Seria a vilã perfeita para os Novos Mutantes, caso eles possam ter um segundo filme após sua estreia no ano que vem.

Imagem de capa do item

Arcade

Arcade é o tipo de vilão que ninguém leva muito a sério, mas que poderia ser um inimigo brutal dos X-Men, caso fosse lhe dada a chance - ainda mais se considerarmos que seu espírito violento, sádico e astuto já vitimou grandes personagens do Universo Marvel nas HQs... e tudo não passa de jogos e diversão.

Basicamente, ele é o mestre do Mundo Assassino, um "parque de diversões" brutal e palco das mais terríveis atrocidades. Um psicopata nato, ele nutre um sentimento letal pelos Filhos do Átomo. Pelo lado bom, caso a Disney consiga de fato comprar os direitos dos mutantes, ele pode recriar sua Arena de Vingadores.

Imagem de capa do item

Espiral

Criada nos anos 80, e altamente inspirada por tendências da época, a Espiral pode ser uma vilã não muito frequente dos X-Men, mas definitivamente é adorada por uma legião de fãs. Infelizmente, como os filmes não têm o menor interesse de explorar Longshot ou o Mojoverso, é possível que ela nunca tenha destaque.

Basicamente, ela é uma humana que conheceu o mutante Longshot. Ela foi capturada, levada ao futuro onde sofreu lavagem cerebral e ganhou implantes tecnológicos. Mestre em magia e artes marciais - e com quatro membros a mais - ela é enviada ao passado para enfrentar seu amado e manter o loop temporal através de sua própria captura. E ela está diretamente associada ao...

Imagem de capa do item

Mojo

À primeira vista, o Mojo pode não ser lá um dos vilões mais interessantes dos mutantes. Porém, quando paramos para analisar um pouco o seu visual e sua história, vemos que ele poderia ser um inimigo assustador, especialmente em alguma narrativa menos convencional, como a série Legion - que aliás, já fez um ótimo trabalho adaptando o Rei das Sombras.

Nos cinemas, o líder do Mojoverso poderia servir como uma grande crítica à sociedade dos reality shows em que vivemos - explorando temas como manipulação midiática, sensacionalismo barato e alienação televisiva. Infelizmente, é possível que o estúdio o considere "insano demais" para ser adaptado...

Imagem de capa do item

Madelyne Pryor

Embora tenha perdido espaço nos quadrinhos mais atuais da Marvel, Madelyne Pryor foi uma grande inimiga dos X-Men na década de 80, inclusive protagonizando a excelente saga Inferno. Ela nada mais é que um clone de Jean Grey, criado para seduzir o Ciclope. Além disso, ela tem certo domínio sobre demônios e duendes.

Assim sendo, a vilã conhecida como Rainha dos Duendes já teve momentos muito memoráveis nas HQs, lutando lado a lado com hordas infernais e com seu "pai", o Senhor Sinistro. Por outro lado, ela também é a mãe biológica de Cable, e sua adaptação permitiria trabalhar melhor a história de origem do viajante temporal.

Imagem de capa do item

Senhor Sinistro

Aliás, falando em Pryor, não podemos esquecer de Nathaniel Essex, o Senhor Sinistro, que é um dos inimigos mais peculiares da franquia mutante nos quadrinho, seja por seu visual macabro ou por seus planos de desenvolver o "mutante perfeito" - ainda que isso não seja minimamente ético.

O vilão está tendo uma série de menções desde X-Men: Apocalipse. Seu nome foi citado em Logan e até mesmo em Deadpool 2, mas até agora, não há sinal de sua adaptação para os cinemas. Muitos rumores diziam que ele estaria em Novos Mutantes ou até mesmo no filme solo do Gambit, mas a essa altura do campeonato, só vendo para crer.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux