10 melhores vilões do cinema!

Capa da Publicação

10 melhores vilões do cinema!

Por Evandro Lira

Criminosos, manipuladores, violentos, gênios do mal, psicopatas, serial killers e genocidas compõem essa que é uma das listas mais pesadas já feitas nesse site. 

Estes personagens tornaram a vida de vários heróis um verdadeiro pesadelo. Eles são grandes vilões e possuem presenças tão marcantes que hoje são considerados ícones da cultura pop.

Confira:

Imagem de capa do item

Voldemort

Seu nome provoca tal poder e exotismo que os bruxos têm medo de dizer o nome dele. Tom Riddle construiu uma reputação ainda quando estudava em Hogwarts e foi capaz de dividir a alma em partes, alcançando o assim o que seria o mais próximo possível da imortalidade.

Voldemort reuniu seguidores, adquiriu poder e impôs sua ideia de supremacia bruxa, provocando uma verdadeira onda de terror. O vilão também mostrou que a política é um ótimo aparato de controle e se infiltrou no Ministério da Magia, passando a comandar diversas esferas importantes do Mundo Bruxo da Inglaterra, inclusive instaurando uma ditadura em Hogwarts.

Imagem de capa do item

Agente Smith

O Agente Smith é uma manifestação da Inteligência Artificial da Matrix com poderes extraordinários que servem para manipular tudo ao seu redor. Sua missão é simplesmente manter a ordem e odiar os humanos, os quais ele considera um vírus.

O memorável trabalho de Hugo Weaving no filme de 1999 apresentou um dos vilões mais interessantes do cinema, por representar uma figura infeliz com o sistema mas parte significativa e atuante deste regime opressivo.

Imagem de capa do item

Michael Myers

Michael Myers é o sinistro assassino de Halloween. Ele não fala, nem mostra nenhum sinal de humanidade. Ele é puro e simplesmente mau.

É a prova concreta de que existem vilões ameaçadores ainda que não haja uma motivação clara para seus crimes. Meyers atua como uma verdadeira força da natureza na icônica franquia de John Carpenter e se consolidou como um dos vilões mais icônicos do cinema.

Imagem de capa do item

Darth Vader

Essa figura mascarada e de respiração pesada é hoje um dos grandes símbolos da cultura pop. Apresentado como um terrível tirano no primeiro filme da saga épica de George Lucas, Darth Vader vai ganhando outros contornos nos filmes seguintes e sua vilania vai sendo desconstruída bem diante dos nossos olhos.

Ainda que seja a maior representação de alguém que foi para o Lado Negro da Força, Vader ganhou a simpatia do público e hoje é um dos maiores exemplos quando se trata de vilões que são idolatrados pelos fãs.

Imagem de capa do item

Hannibal

O canibal Hannibal Lecter esteve presente em vários filmes e ganhou até mesmo uma série de TV, mas sua aparição mais aclamada no cinema é no multipremiado O Silêncio dos Inocentes.

E ainda que passe boa parte do filme enjaulado, sentimos medo daquela figura assustadora e extremamente inteligente. No filme, o prisioneiro orienta uma novata do FBI, vivida por Jodie Foster, a achar um homicida de mulheres. E quando o vilão finalmente tem a oportunidade de derramar sangue, descobrimos um outro lado de Hannibal, que até então só havíamos ouvido falar. Ali, o espetáculo é garantido.

Imagem de capa do item

Scar

Mesmo que a Disney tenha um time de vilões incríveis, não dá para não lembrar de Scar numa lista como essa. Invejoso e covarde, o leão é capaz de mandar matar seu sobrinho, Simba, e de matar com as próprias mãos o rei Mufasa, seu irmão.

Tudo isso para ocupar o trono que não é seu por direito. Após a tragédia causada por ele, que fez Simba fugir e viver longe por anos, Scar dá início a um reinado tenebroso, que só chega ao fim após o retorno do verdadeiro rei leão.

Imagem de capa do item

Sauron

Sauron de O Senhor dos Anéis atua como uma verdadeira entidade ao longo da saga. Ele é claramente mais poderoso que qualquer um dos heróis da Terra-Média, e só precisa do Um Anel para governar a todos.

É quase como um pesadelo, onisciente e onipresente que emerge na mente de Frodo sempre que ele toca o Anel. Ele não é um vilão que tem unicamente interesse em mortes e na dominação por causa de uma gana por poder. Ele é um espírito imortal, e não tem medo de falhar como um humano... ele não pode. Sauron só precisa forçar quem ele precisa a atender o seu desejo.

Imagem de capa do item

Anton Chigurh

Interpretado por um maravilhoso Javier Bardem, o vilão do aclamado filme Onde os Fracos Não têm Vez, dos Irmãos Coen, é uma das figuras mais assustadoras do cinema.

Seu corte de cabelo rídiculo contrasta com sua atmosfera desumana. A maneira como ele tira vidas, como se executasse apenas mais uma tarefa diária, é apavorante. Implacável, é quase como se Anton fosse uma máquina mortífera, que passa por cima de quem quer que esteja no seu caminho.

Sua arma letal favorita é uma bilha de ar comprimido que ele usa como pistola. Anton Chigurh é um verdadeiro mal que ninguém pode deter.

Imagem de capa do item

Thanos

Thanos é o personagem mais novato dessa lista e já entrou para o panteão do cinema. Foram mais de 20 filmes que serviram de base para apresentar o maior vilão do Universo Cinematográfico da Marvel.

Depois de muitas tentativas frustradas de seus aliados, Thanos decidiu ele mesmo ir atrás de coletar as Jóias do Infinito para executar um dos planos mais ambiciosos que qualquer vilão já ousou tentar. E por muito tempo, ele foi inevitável.

Os Vingadores precisaram atuar em uma escala maior do que nunca para desfazer a ação do Titã Louco e assim recuperar a ordem do universo.

Imagem de capa do item

Coringa

Batman: O Cavaleiro das Trevas nos presenteou com a performance monstruosa de Heath Ledger como o Coringa, que até hoje é aclamada como uma das atuações mais impressionantes do cinema.

Sua imprevisibilidade e astúcia não nos deixa piscar os olhos uma única vez quando ele está em cena. Diferente de vários vilões dessa lista, não há nada que nos faça simpatizar com o Coringa. Não há uma motivação, um gesto, um background que nos permita compreendê-lo. Nós apenas o tememos.