10 melhores Tokusatsu desta década!

Capa da Publicação

10 melhores Tokusatsu desta década!

Por Raphael Martins

As séries japonesas de super-heróis, também conhecidas como tokusatsu, são uma tradição na Terra do sol nascente. Todos os anos, novos Kamen Riders e Super Sentais pintam nas telinhas para apresentar aventuras incríveis e vender milhões de ienes em brinquedos.

Mas não é apenas por lá que elas fazem sucesso, e nem só de Riders e Sentais vive o tokusatsu. Na década de 2010, novos heróis foram criados, antigos fizeram seu retorno e esse tipo de produção foi ganhando cada vez mais força no resto do mundo, inclusive no Brasil.

Estes são os dez melhores tokusatsu dos últimos dez anos!

O vídeo não está mais disponível.

Kamen Rider W (2010)

Abrindo a década de 2010, a Toei apresentou Kamen Rider W, o décimo primeiro motoqueiro mascarado da era Heisei, que fez um sucesso quase que instantâneo.

Pela primeira vez, duas pessoas - o genial Phillip e o detetive Shotaro - se uniam para se transformar em um Kamen Rider, compartilhando o mesmo corpo e a mesma mente para salvarem a cidade de Fuuto de uma família de criminosos superpoderosos.

A série também inaugurou a receita dos gimmicks - aparatos que os heróis podiam usar para destravar novas formas e novos poderes. No caso de W, eram as Gaia Memories, cada uma com um poder diferente.

O vídeo não está mais disponível.

Kaizoku Sentai Gokaiger (2011)

Comemorando os 35 anos da franquia Super Sentai, Gokaiger foi ao ar nas telinhas japonesas em 2011, com uma premissa revolucionária e inédita em uma série desse tipo: todos os esquadrões do passado iriam aparecer.

A série acompanha as aventuras de um esquadrão de piratas que herdou - ou roubou - os poderes dos Super Sentais passados, para terminar a missão que eles começaram: derrotar o todo-poderoso império Zangyack, que quase tomou a Terra anos antes.

A atração trazia personagens inesquecíveis, como o líder Capitão Marvelous, e cada arco de episódios era baseado em um sentai do passado, com direito a participações especiais e tudo. E sim, guerreiros de Changeman, Flashman e Maskman aparecem na série.

O vídeo não está mais disponível.

Ultraman Geed (2017)

Continuando a longa tradição da família Ultra, Ultraman Geed foi o herói do ano de 2017. Mas ele não veio da nebulosa M-78. Geed era filho de Ultraman Belial, um dos mais poderosos e perigosos vilões da história da franquia.

O herói da série é Riku Asakura, um jovem gentil, mas sem lembranças de seu passado, que descobre ser um Ultraman em forma humana. Usando o Geed Riser e as cápsulas ultra, cada uma com o poder de um Ultraman diferente, Riku se transforma em Geed para combater o mal e prevenir o retorno de Belial.

Kikaider Reboot (2014)

Como o próprio nome diz, esse é um reboot de Kikaider, uma das muitas criações do gênio do mangá Shotaro Ishinomori, que assim como o Kamen Rider, também teve uma série de TV nos anos 70.

Na história, um cientista genial cria Kikaider, um robô dotado de consciência própria, para auxiliar as pessoas de sua cidade. Mas quando o cientista é morto e seus filhos se tornam alvo do corrupto ministro da defesa, cabe a Kikaider protegê-los, enfrentando qualquer ameaça que se coloque em seu caminho.

Kamen Rider Build (2017)

Os fãs da franquia Kamen Rider parecem entrar no consenso de que Build é não apenas a melhor série do gênero dos últimos dez anos, mas de toda a história da franquia. E ao assistirmos os episódios, é fácil entender o porquê.

Em um mundo alternativo onde o Japão foi dividido em três nações diferentes graças a um muro misterioso que surgiu do chão após um contato com um artefato alienígena, o cientista Kiryu Sento usa o Build Driver para proteger as pessoas como Kamen Rider Build. Mas mal sabe ele que a ameaça que ele está prestes a enfrentar é muito maior do que ele poderia sequer imaginar.

Os personagens da série são extremamente carismáticos e a trama vai se desenvolvendo em um ritmo delicioso de se acompanhar, surpreendendo o expectador a cada novo episódio e não poupando o coração de ninguém na hora de matar personagens queridos.

Hikonin Sentai Akibaranger (2012)

Os Akibarangers são um super sentai não-oficial, formado por pessoas do mundo real que são escolhidos por uma cientista (de novo com os cientistas?) para se transformarem e lutarem contra o mal.

Eles são Nobuo, um fã apaixonado por Super Sentai, Yumeria, uma cosplayer, e Mistuki, uma lutadora que acha os outros dois completos idiotas. Juntos, eles vão enfrentar os monstros criados pela bela Malshina e salvar o legado dos Sentais.

Akibaranger é uma série diferente de todas as outras desse tipo, que zoa sem perdão os clichês do gênero ao mesmo tempo em que presta várias homenagens usando referências muito espertas.

Uchuu Keiji Sharivan: Next Generation (2014)

A década de 2010 também trouxe de volta os policiais do espaço, que iniciaram o gênero Metal Hero de onde vieram Jaspion, Jiraiya, Jiban e muitos outros heróis japoneses de sucesso no Brasil.

Nesses filmes, vemos Gavan, Sharivan e Shaider retornando em toda a sua glória, mas foi o longa-metragem estreado por Sharivan que mais caiu no gosto do público, apresentando uma história cheia de violência e coreografias de luta sensacionais.

No filme, vemos Kai Hyuuga, o novo Sharivan, investigando um caso de assassinato e tráfico de drogas ao lado de um amigo recém-promovido a policial do espaço. O antigo Sharivan, Den Iga, também faz uma participação muito especial.

Space Squad: Gavan vs Dekaranger (2017)

Servindo como uma espécie de "Vingadores" dos heróis japoneses, este filme reuniu pela primeira vez o policial do espaço Gavan Geki Jumonji (sucessor do Gavan clássico, que também aparece) e o Super Sentai policial Dekaranger, uma das séries de maior sucesso da história da franquia.

Juntos eles enfrentam o sindicado do crime Genmaku, formado por vilões de várias séries diferentes. Neste filme, os inimigos dos heróis são ninguém menos de MacGaren, de Jaspion, e a ninja Benikiba, de Jiraiya.

O próprio Jaspion aparece no filme, que termina com Gavan encarregado de reunir os maiores heróis da galáxia, entre Sentais e Metal Heroes, para formar o Space Squad.

Kamen Rider Amazons (2016)

Feito em parceria entre a Toei e a Amazon, essa série é uma espécie de reboot do Kamen Rider Amazon de 1974, mas o foco aqui é no clima de terror. Assim como na série original, as lutas entre os heróis e os monstros são violentíssimas, com membros sendo decepados e muito sangue espirrando.

A história acompanha o conflito de Haruka, um jovem infectado pelas "células amazon" que se transforma no Amazon Omega para lutar contra os monstruosos amazons. Depois, ele encontra outro rider, Jin, que tem suas próprias intenções secretas em mente.

As duas temporadas dessa série podem ser encontradas na plataforma Amazon Prime com o nome de Amazon Riders.

Garo: Makai Senki (2011)

Criado nos anos 2000, Garo é um tokusatsu voltado para o público adulto, com muita violência, nudez, sangue e temas mais pesados. A segunda série de TV do personagem veio em 2011, novamente trazendo o guerreiro Kouga como o personagem principal.

O Cavaleiro Makai, agora promovido dentro da hierarquia de sua ordem, passa a encarar missões ainda mais difíceis contra inimigos cada vez mais poderosos, auxiliado pelo seu parceiro, Leo Fudou.

O problema é que Kouga foi amaldiçoado por um misterioso inimigo usando uma máscara vermelha, e precisa encontrá-lo e derrotá-lo antes que seja tarde demais.