Capa da Publicação

10 Melhores Tokusatsu da Manchete!

Por Mike Sant'Anna

Para quem viveu na época da extinta Rede Manchete, um dos pontos altos da programação da emissora era a exibição dos aclamados Tokustasu da emissora. Vamos relembrar alguns dos melhores logo a seguir.

Jaspion

Um Tokusatsu pertencente `categoria dos Metal Heroes, Jaspion estreou na Rede Manchete em 1988 no programa Clube da Criança.

A história acompanha o jovem Jaspion em sua jornada para salvar o universo do maligno Satan Goss. A série fez tanto sucesso no Brasil que a Toei anunciou este ano que teremos um filme brasileiro do personagem, em comemoração aos 30 anos de sua exibição aqui no país.

Changeman

Em 1988 nós tivemos a estreia de outro Tokusatsu, juntamente com Jaspion, e estamos falando do Esquadrão Relâmpago Changeman, que é categorizado como um Super Sentai.

Banhados por uma poderosa e misteriosa energia os poderes dos cinco animais lendários, Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix, cinco soldados que protegem a Terra acabam transformando-se instantaneamente em Changeman.

Flashman

Comando Estelar Flashman foi outro Super Sentai exibido na Manchete. Estreando no Brasil em 1989, a série conta a história de cinco jovens que foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash.

Durante vinte anos, os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites voltando para a Terra ao saberem que o Cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta. Os jovens salvaram o planeta e se transformaram no Comando Estelar Flashman!

O vídeo não está mais disponível.

Jiraiya

O próximo representante dos Metal Heroes que vamos apresentar, não era tão metálico assim, e foi responsável por muitas crianças acharem que eram ninjas dentro de casa.

A série que estreou também em 1989, conta a história de um jovem Touha Yamaji, filho adotivo de Tetsuzan Yamaji, sucessor do clã ninja Togakure, que possuí um dojo onde ensina e treina seus três filhos em ninjutsu. Ele guarda a missão passada a cada geração de seu clã, de proteger o segredo do paradeiro de Pako.

Jiban

No ano seguinte, em 1990, a Manchete trouxe a resposta nipônica de Robocop: O policial robótico Jiban.

Jiban foi outro sucesso imediato, contando a história do policial Naoto Tamura, que sacrificou sua vida em serviço e voltou como o herói que dá nome à série.

Maskman

Uma produção da Toei, Esquadrão da Luz Maskman estreou no Brasil em 1991 na Rede Manchete, trazendo mais um Super Sentai que ficou guardado em nossas memórias.

"Uma misteriosa e inexplicável força se esconde por trás do nosso corpo. Quanto mais treinarmos o nosso corpo, essa força infinita se manifestará!"

E era com essa frase que o narrador resumia a fonte dos poderes dos heróis da série.

Cybercop

Chegando no Brasil com o nome de Cybercop, Os Policiais do Futuro, a série de uma categoria diferente dos demais trazidos aqui até agora, os Henshin Heroes.

Na história que se passa no ano de 1999, o esquadrão especial da polícia de Tóquio conhecido como ZAC cria o Cybercop, um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas para combater a organização criminosa Destrap liderada pelo computador Führer, uma criação de Barão Kageyama, o verdadeiro líder do grupo.

O vídeo não está mais disponível.

Winspector

Lançado no Brasil como Esquadrão Especial Winspector, a série acabava sendo lembrada principalmente pelo personagem Biker, o engraçado robô que tinha uma roda no meio do peito.

Seguindo os ideais de um amigo policial que havia morrido, o Chefe Shunsuke Masaki organiza uma força especial de combate a crimes, como forma de equilibrar as forças do bem e do mal, surgindo assim Winspector.

No fim, a série deu continuidade à também aclamada Soulbrain

O vídeo não está mais disponível.

Black Kamen Rider

Um dos maiores tesouros da Manchete, Black Kamen Rider (ou no original Kamen Rider Black) era o primeiro componente da categoria dos Kamen Riders à chegar aqui no país.

Um dos grandes chamativos da série, era como ela tinha um atrativo muito mais adulto e sério do que as demais que eram exibidas. Trazendo tons até mesmo sombrios para a série.

Lion Man

Uma dádiva dos Ninjas!

Vocês não iam deixar passar um item sobre Lion Man sem dizer a frase anterior, não é? Então já que tiramos isso do nosso sistema, vamos terminar esta lista falando de um dos mais clássicos Tokusatsu da Manchete.

A série conta a história de Dan Shimaru, um samurai de 21 anos que, após ter o irmão Dan Kage Noshin morto por Nezuma, um monstro humano aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo, parte para a batalha movido por um desejo misto de vingança e justiça.

Imagem de perfil
Mike Sant'Anna

Eu sou o melhor no que eu faço, mas o que eu faço... É bem retardado.