Capa da Publicação

10 Melhores plot-twists que você não viu chegando em filmes!

Por Lucas Rafael

Atenção: Alerta de Spoilers!

Sabe quando a trama de um filme toma um rumo surpreendente, seja através de uma revelação inesperada ou um acontecimento inusitado? Estes são os famosos “plot-twists“, momentos de um filme em que a narrativa muda o disco e você passa a encarar a trama com outros olhos.

Nesta lista, separamos 10 filmes que pegam o espectador desprevenido através de plot-twists muito bem executados. Faltou algum que você julga essencial? Fale pra gente nos comentários. Vale lembrar: spoilers para todos os filmes da lista, então avance sob seu próprio risco.

Imagem de capa do item

As Duas Faces de Um Crime (1996)

O twist: O protagonista é um sociopata e nunca teve distúrbios mentais.

Nesse intenso filme de estreia do atro Edward Norton, vemos um homem com síndrome de múltiplas personalidades ser acusado de um crime hediondo. Conforme a investigação se desenrola e as camadas vão sendo expostas, acabamos descobrindo no desfecho da trama que o personagem era apenas um sociopata que fingia sua condição mental para escapar das punições legais.

Imagem de capa do item

Psicose (1960)

O twist: Norman Bates é um assassino com múltipla personalidade, tendo matado a protagonista Marion disfarçado de sua mãe. Na verdade, ele mesmo matou sua mãe anos atrás.

Psicose pegou muita gente de surpresa ao estrear, e continua surpreendendo audiências até hoje. Um dos twists do filme inclui a morte precoce da protagonista, que já deixa a audiência desnorteada com o andamento na trama. No entanto, uma das maiores revelações é que a mãe do antagonista, Norman, morreu pelas mãos dele, com Norman desenvolvendo múltipla personalidade e acreditando ser sua própria mãe de vez em quando.

Imagem de capa do item

Os Suspeitos (1995)

O twist: Verbal Kint era o criminoso Keyser Soze o tempo inteiro.

Normalmente usado como argumento de que Bryan Singer é um bom diretor, Os Suspeitos abarca uma grande revelação ao desfecho de sua trama: Verbal Klint, personagem de Kevin Spacey que parece inofensivo e frágil, disfarçando-se de coitado durante toda a trama, é na verdade o lendário criminoso Keyser Soze que as autoridades estão perseguindo.

Imagem de capa do item

Fragmentado (2017)

O twist: O filme era uma sequência de Corpo Fechado disfarçada o tempo inteiro.

O diretor M. Night Shyamalan ficou conhecido pelas reviravoltas de seus filmes. Entre tantas, algumas realmente fisgavam a audiência, enquanto outras pareciam bem forçadas.

Em Fragmentado, no entanto, a surpresa deixou boa parte da audiência estarrecida: ao final da trama, descobrimo que Kevin habita o mesmo mundo que Ryan Dunn (Bruce Willis), protagonista de outro filme de Shyamalan, Corpo Fechado, fazendo de Fragmentado uma espécie de sequência disfarçada.

Imagem de capa do item

Clube da Luta (1999)

O Twist: Tyler e o protagonista são, na verdade, a mesma pessoa.

Ok, esse aqui algumas pessoas podem ter visto chegando, mas é bom demais para deixarmos de fora da lista: o narrador e protagonista interpretado por Edward Norton é a mesma pessoa que o revolucionário Tyler Durden, algo que muda completamente a dinâmica do filme quando você o re-assiste sabendo disso.

Imagem de capa do item

Jogos Mortais (2004)

O Twist: Jigsaw está entre os jogadores o tempo inteiro, sendo o corpo "morto" no meio do banheiro.

O primeiro Jogos Mortais, dirigido por James Wan, é um suspense de respeito. Embora a franquia possa ter desaguado na galhofa, virando refém de suas sequências de tortura, o primeiro filme mesclava o horror com thriller de maneira eficiente, deixando o espectador sempre na expectativa do próximo movimento do assassino Jigsaw.

Ao final do longa, descobrimos que ele estava o tempo todo entre os protagonistas: ele era o cadáver no meio do banheiro, fingindo sua morte.

Imagem de capa do item

Os Infiltrados (2006)

O Twist: O protagonista simplesmente morre do nada.

Eis aqui um filme que surpreendeu muita gente: repleto de reviravoltas e ação, Os Infiltrados toma um rumo inesperado quando o protagonista interpretado por Leonardo DiCaprio simplesmente leva um tiro no rosto e morre em uma cena extremamente repentina.

Imagem de capa do item

Os Outros (2001)

O Twist: A protagonista é a assombração.

Aqui temos um filme de casa assombrada em potencial, exceto que, ao final, descobrimos que estamos acompanhando a perspectiva do fantasma enquanto ela não sabe que é um fantasma. Sim, o twist é parecido com o de outro filme nesta lista, mas é bem executado e não falhou em surpreender as audiências, tornando Os Outros uma abordagem diferenciada do gênero de suspense/terror.

Imagem de capa do item

Ilha do Medo (2010)

O Twist: O protagonista detetive e o louco que ele procura são a mesma pessoa: ele está passando por um tratamento para sua condição mental. O motivo dele estar internado? Ele mesmo matou sua esposa.

Ilha do Medo retrata com intensidade a busca do detetive Teddy Daniels por um paciente insano que fugiu de uma clínica localizada em uma ilha. As coisas só se complicam ao final do longa quando descobrimos que Teddy era o louco, e que tudo pode não passar de uma tentativa de tratá-lo de sua insanidade.

Imagem de capa do item

O Sexto Sentido

O twist: Malcolm Crowe estava morto o filme inteiro.

Por fim, temos o clássico twist que marcou toda uma geração: o protagonista é um fantasma, ele estava morto durante todo o filme, e a criança com quem ele interage é uma espécie de médium.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais