Capa da Publicação

10 melhores personagens de “O Senhor dos Anéis”!

Por Gus Fiaux

O Senhor dos Anéis é um grande marco da literatura e do cinema mundial. A obra criada por J.R.R. Tolkien acabou se tornando uma famosa trilogia hollywoodiana, ganhadora de quase vinte Oscars. Mais do que isso, ela deixou uma marca duradoura na cultura pop, nos apresentando personagens clássicos e icônicos.

Pensando nisso, separamos os 10 melhores personagens de O Senhor dos Anéisanalisando tanto sua história nos filmes quanto nos livros. Note que só estaremos mencionando os personagens apresentados nessa trilogia – o que significa que figuras presentes em O Hobbit e outros livros de Tolkien ficarão de fora, podendo ter uma lista própria no futuro.

Créditos: Warner Bros.

Imagem de capa do item

Gimli

Dentre os grandes personagens que protagonizaram a saga, nunca poderemos nos esquecer dos membros da Sociedade do Anel, a companhia de aventureiros que auxiliou Frodo Bolseiro na primeira parte de sua jornada para levar o Um Anel ao seu destino final em Mordor. E entre esses personagens, já começamos destacando Gimli.

Um anão espirituoso e ávido pela batalha, ele é descendente de Durin e filho de Glóin. Sua presença é muito importante para a história, conforme ele visita terras habitadas por seus antepassados, duelando contra orcs e criaturas sanguinárias com seu machado, enquanto mostra toda a honra que um anão pode ter.

Imagem de capa do item

Legolas

É sabido, inclusive, que os anões nutrem uma certa rivalidade com os elfos, devido a atritos do passado. E isso pode até ter acontecido no início, mas no fim, Gimli se tornou um grande amigo e camarada de Legolas Verdefolha, o filho de Thranduil e um dos elfos mais importantes de toda a Terra-Média.

Nos livros, ele é introduzido em A Sociedade do Anel, compondo essa facção homônima e formando um laço de guerra poderoso com Gimli e Aragorn. Nos cinemas, ele chegou a fazer uma participação na trilogia d'O Hobbit, onde já mostrou seu talento com o arco-e-flecha e sua graciosidade letal.

Imagem de capa do item

Galadriel

Outra representante élfica na saga, e que possui um papel pequeno, mas crucial para o desenvolvimento da jornada, é Galadriel, a bela rainha de Lothlórien. Poderosa, gentil e adorada, ela é uma governante angelical, muito amada por seu povo. Apresentada em A Sociedade do Anel, ela tem um papel fundamental ao oferecer presentes para os heróis.

É graças a ela, inclusive, que Frodo Bolseiro consegue completar sua jornada. Nós sabemos também que, nos cinemas, ela possui um passado glorioso ao lado de Gandalf, já que foi uma das responsáveis por combater a primeira ascensão de Sauron. Além disso, ela é dona de uma sabedoria incomparável - de modo que sabe a necessidade de rejeitar o Um Anel.

Imagem de capa do item

Saruman

Passando para o lado dos vilões, há algumas figuras muito importantes na mitologia da Terra-Média, e Saruman é definitivamente uma delas. O Mago Branco original, ele pode até ter sido um dos combatentes de Sauron em sua primeira tentativa de retorno. Contudo, ele acabou se deixando influenciar e tornou-se um servo das trevas.

Dissimulado, astuto e disposto a tudo para por seus planos em prática, ele foi o responsável maior pela execução das Duas Torres, o que possibilitou uma nova investida de Sauron sobre a Terra-Média. Ele também conseguiu batalhar contra Gandalf, humilhando-o em combate - por mais que a disputa não tenha sido lá muito justa.

Imagem de capa do item

Sauron

Conhecido como Senhor da Escuridão, o grande inimigo de toda a saga é Sauron - que curiosamente, apesar de ter sua presença sentida com força total, nunca é confrontado fisicamente ao longo de O Senhor dos Anéis. Ele era um servo de Morgoth, o primeiro grande senhor das trevas, mas logo assumiu seu lugar, disposto a mergulhar a Terra-Média nas sombras.

Detentor original do Um Anel, ele passa toda a saga disposto a reconquistar essa relíquia maldita, enquanto seu olho se mantém totalitário por cima de todas as suas hordas de orcs e inimigos, como uma presença absoluta. Ele também está em O Hobbit, embora seja mais conhecido como O Necromante.

Imagem de capa do item

Frodo Bolseiro

Considerado por muitos como o "protagonista" da trilogia, Frodo Bolseiro desde cedo foi encarregado de uma missão quase impossível: levar o Um Anel até a forja da Montanha Negra, em Mordor, único lugar onde essa relíquia de poder absoluto pode ser destruída, antes que caísse nas mãos do tirânico Sauron.

Durante toda a saga, o pequeno hobbit precisa se provar um herói, tentando a todo custo não se corromper pelo poder do anel. Além disso, ele é um valoroso guerreiro, enfrentando criaturas assustadoras como os orcs, os Uruk-hai e até mesmo a temível Laracna, enquanto outras forças conspiram contra sua vida.

Imagem de capa do item

Samwise Gamgee

Porém, mais do que o querido Frodo, só há um personagem tão honrado e dedicado em toda a série: Samwise Gamgee, o hobbit jardineiro que, por um acaso do destino, acaba se juntando à Sociedade do Anel e se torna o fiel escudeiro do jovem Bolseiro. Ele pode ser desengonçado e atrapalhado, mas certamente é o ajudante mais valoroso de toda a missão.

Sua ajuda foi crucial para que Frodo pudesse concluir seus planos - e ele sempre esteve lá para apoiá-lo e salvá-lo dos perigos, inclusive alertando diversas vezes sobre a ameaça de Gollum. Mesmo quando Frodo parecia ter sido corrompido e se voltado contra ele, Sam nunca o abandonou, e foi seu auxílio que o fez sobreviver.

Imagem de capa do item

Aragorn

Apesar de, à primeira vista, parecer o típico guerreiro que precisa conquistar sua honra, Aragorn II, filho de Arathorn é um dos personagens mais complexos que já pisou na Terra-Média. Herdeiro de Isildur, ele é o rei legítimo de Gondor, mas apresenta-se inicialmente como um cavaleiro errante, reconhecido como Passolargo.

Aos poucos, ele vai mostrando suas origens, enquanto se torna um dos maiores aliados de Gandalf e de Frodo na Sociedade do Anel. Além disso, é muito interessante analisar toda sua história romântica que envolve a elfa Arwen. Também podemos mencionar que ele foi um dos reis mais famosos e justos desse universo.

Imagem de capa do item

Sméagol/Gollum

Falando em complexidade de personagem, temos uma das figuras mais importantes de toda a saga. O que um dia foi um homem conhecido como Sméagol logo caiu vítima do encanto do Um Anel, assassinando seu melhor amigo e tornando-se um espectro desumano, que atende apenas pelo nome Gollum.

Uma criatura mesquinha e desprezível, ele possui uma grande obsessão pelo objeto, cruzando toda a Terra-Média para encontrá-lo e assumir novamente a sua posse. Isso inclusive faz com que ele tente conquistar a amizade de Frodo - apenas para traí-lo no último segundo. Destaque para a interpretação que Andy Serkis fez do antagonista no cinema.

Imagem de capa do item

Gandalf

Em primeiro lugar, está o personagem mais importante - e também um dos mais poderosos - de toda a saga. Gandalf começa como o Mago Cinzento - um resquício de seus primeiros dias -, mas durante a história, é transformado em um encontro letal com o Balrog. A partir daí, ele se torna Gandalf, o Branco.

Sábio, rígido e misterioso, ele demonstra ter conhecimento de um plano superior ao que está em jogo. Inimigo jurado de Sauron, o Necromante, ele acaba se voltando contra velhos aliados - como Saruman - e reencontra bons amigos em sua jornada, enquanto se mostra um mentor excepcional.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux