10 melhores personagens de filmes de ação!

Capa da Publicação

10 melhores personagens de filmes de ação!

Por Raphael Martins

O gênero de ação é um dos mais populares, senão o mais popular, da sétima arte. São nesses filmes que podemos esquecer um pouquinho da realidade e testemunhar lutas, explosões, tiros, perseguições e, é claro, grandes heróis em ação.

Por seus feitos nas telas, muitos destes personagens conquistaram um lugar definitivo na cultura pop, inspirando fãs e até mesmo novos cineastas de geração em geração. É impossível não torcer por eles!

John McLane (Duro de Matar)

O destemido policial John McLane lançou o ator Bruce Willis de vez ao estrelato em 1988, no filme Duro de Matar. Cheio de frases de efeito e sem medo de absolutamente nada, John se vê em péssimos lençóis ao precisar lidar com uma organização terrorista bem na véspera de natal.

Com sua esposa e dezenas de pessoas como reféns, os bandidos liderados pelo alemão Hans Gruber (Alan Rickman) não fazem a menor ideia de com quem estão lidando, e um a um morrem pelo cano da arma de McLane. Yippee Ki-Yay!

Riggs & Murtaugh (Máquina Mortífera)

A dupla de policiais Martin Riggs (Mel Gibson) e Roger Murtaugh (Danny Glover) fez história no gênero de ação na série de filmes Máquina Mortífera, não só pelo espetáculo em si, mas pela incrível química dos atores em frente às câmeras.

Riggs faz o tipo louco e solitário, que parece não ter limites para prender os crimisosos. Já Murtaugh é muito mais certinho e faz as coisas seguindo as regras. Os dois não tem nada em comum, mas é exatamente por isso que eles se dão tão bem.

Mais do que cenas de ação de tirar o fôlego, os filmes apresentavam muito humor e coração, sempre fazendo questão de mostrar o forte laço de amizade entre os dois e o quanto eles se apoiavam e confiavam um no outro com suas próprias vidas.

John Wick (De Volta ao Jogo)

Se Keanu Reeves é o ator mais badalado do momento em Hollywood, boa parte disso é por causa de John Wick, seu mais novo personagem nas telonas.

John Wick é um ex-assassino, alguém extremamente bom no que fazia, mas que deixou essa vida para trás depois de se apaixonar. Após a morte de sua esposa, ele passa a criar um simpático cãozinho Beagle chamado Daisy, que é morto sem piedade por criminisos armados. E todo mundo sabe que quem mata cachorrinhos não merece perdão.

John Wick é uma arma viva, uma verdadeira máquina de matar, e por isso se tornou o maior herói de ação dos últimos anos.

James Braddock (Braddock: O Super Comando)

A lenda viva Chuck Norris não poderia ficar de fora desta lista. Tampouco seu personagem mais famoso no Brasil, o coronel das forças especiais James Braddock.

No filme Braddock: O Super Comando, de 1984, o militar deve voltar ao Vietnã e salvar seus companheiros de batalha que ficaram para trás, mantidos prisioneiros depois que a guerra acabou. E ele não vai parar por nada enquanto não resgatar todos, até o último homem.

Gerou duas sequências e ajudou a cimentar a lenda de Chuck Norris no imaginário popular, inspirando os famosos "fatos" que viralizaram na internet.

Indiana Jones (Os Caçadores da Arca Perdida)

Indiana Jones não é só o personagem mais lembrado do ator Harrison Ford, é também um sinônimo de aventura. Quase 40 anos depois de Os Caçadores da Arca Perdida, a saga do personagem continua a encantar pessoas no mundo inteiro.

Apesar de ser um pacato professor de universidade, Indy é também um destemido arqueólogo que vive aventuras pelo mundo afora, sempre na pista de algum artefato lendário que pode ou não ter propriedades místicas - e quase sempre tem.

Ele fala doze idiomas, já conheceu as maiores personalidades do século XX, lutou duas guerras mundiais, encarou seguidores de um culto maligno e nem mesmo o exército nazista o fez voltar atrás. Existe apenas uma coisa capaz de assustá-lo: cobras.

Robocop (Robocop)

O filme de 1987 dirigido por Paul Verhoeven não é só um longa de ação frenético, é também uma crítica a uma sociedade cada vez mais alienada pela mídia e dessensibilizada quanto a violência e a própria noção de humanidade.

Após perder a vida cruelmente nas mãos de um grupo de bandidos impiedosos, o policial Alex Murphy (Peter Weller) é transformado pela mega-corporação OCP em RocoCop, o policial do futuro. Visto apenas como uma propriedade pela impresa, ele vai aos poucos recuperando suas memórias humanidade e indo atrás dos homens que o mataram para se vingar.

Ganhou um remake em 2014 pelo diretor brasileiro José Padilha, e um novo filme já foi confirmado para o futuro.

John Rambo (Rambo: Programado Para Matar)

O ex-boina verde John Rambo é um dos personagens mais lembrados do ator Sylvester Stallone por sua coragem ao enfrentar verdadeiros exércitos sozinho, e também por sua brutalidade com seus inimigos.

No primeiro filme, o ex-soldado só quer viver uma vida pacífica, mas um grupo e policiais de má índole de uma cidadezinha americana não deixa, o que desperta nele novamente todos os traumas e habilidades que ele desenvolveu durante a guerra do Vietnã.

Ao longo de cinco filmes, Rambo mata um sem número de inimigos das maneiras mais criativas possíveis, mas também salva vidas, chora como uma criança e dá discursos inspiradores.

Sarah Connor (O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final)

Se em O Exterminador do Futuro Sarah Connor (Linda Hamilton) era apenas uma donzela em perigo fugindo do T-800 de Arnold Schwarzenegger, na sequência, O Julgamento Final, ela é uma sobrevivente endurecida pela batalha, a própria definição do que é ser badass.

Para proteger seu filho John Connor (Edward Furlong), que um dia irá liderar a resistência dos humanos contra as máquinas, ela se arma até os dentes e vai para a linha de frente da batalha, enfrentando de igual para igual o robô assassino T-1000 (Robert Patrick) ao lado de um modelo reprogramado de seu antigo inimigo, o exterminador.

John Matrix (Comando para Matar)

Falando em Schwarzenegger, ele também não poderia ficar de fora! São muitos personagens ao longo dos anos, mas um dos mais lembrados é John Matrix, militar aposentado que volta à ativa para salvar sua filha.

Quando a jovem Jenny é sequestrada por um de seus ex-companheiros, Matrix vai às armas e promove muita morte e destruição, se tornando um verdadeiro exército de um homem só. E como todo herói de ação dos anos 80, é cheio de frases de efeito.

Ellen Ripley (Alien)

Imortalizada pela atriz Sigourney Weaver, Ripley é a heroína da cinessérie Alien, uma destemida sobrevivente capaz de trazer terror aos corações das criaturas mais letais do universo: os xenomorfos.

Embarcando como uma oficial de segurança na nave Nostromo, Ripley e sua equipe recebem uma transmissão desconhecida e vão investigar, encontrando os temíveis aliens, que matam a todos um a um. Menos Ripley, que inverte a situação a passa a ser a caçadora ao invés da caça.

Um de seus maiores momentos se deu quanto ela pilotou um robô gigante para enfrentar a rainha dos xenomorfos em Aliens: O Resgate.