Capa da Publicação

10 Melhores jogos FPS de Ficção Científica!

Por Lucas Rafael

Os jogos First Person Shooter (ou FPS, para os mais chegados) contam com diversas roupagens para imergir o jogador em cenários de batalha variados: da primeira guerra até o espaço sideral. Aqui, a imaginação é o limite.

Nesta lista, separamos 10 jogos que se aproveitam do rico solo criativo provido pela ficção científica para entregar títulos de tiro em primeira pessoa memoráveis. Confira os 10 melhores jogos FPS de ficção científica.

Faltou algum que você julga essencial? Fale pra gente nos comentários.

Imagem de capa do item

Doom (2016)

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Microsoft Windows

Poucos jogos conseguem mesclar ficção científica com elementos religiosos e entregar uma ação de nível tão intenso quanto Doom.

Navegue por facilidades científicas instaladas em solo marciano, atire em demônios ao som de guitarras estridentes e vague pelo próprio inferno desferindo golpes contra criaturas dantescas. Tudo isso através de uma jogabilidade fluída, dinâmica e eletrizante.

Imagem de capa do item

Wolfenstein: The New Order

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360, PlayStation 3, Microsoft Windows, IBM PC compatível

Apresentando uma realidade alternativa na qual os nazistas venceram a segunda guerra, Wolfenstein mostra um futuro sombrio para o jogador. A parte boa? Você pode eliminar diversos nazistas e derrubar a ditadura fascista que impera com base na tecnologia avançada.

Imagem de capa do item

Borderlands 2

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox 360, Xbox One, PC, MacOS

Borderlands virou uma das franquias mais queridas da geração passada, apresentando um humor escrachado aliado a uma estética bastante única provida por gráficos cell-shaded. Viaje por uma terra árida repleta de monstros e mercenários e... armas! Borderlands oferece um arsenal tão variado que fica difícil enjoar da jogabilidade com tantas possibilidades.

Imagem de capa do item

Prey

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows

O Prey mais recente coloca o jogador em uma unidade espacial na qual algo deu terrivelmente errado. Embora a proposta possa parecer manjada, a tensão é real: você precisa usar os seus recursos com parcimônia para lidar com criaturas que imitam o cenário ao seu redor.

Imagem de capa do item

Bioshock

Plataformas: Microsoft Windows; PlayStation 4; Xbox One; macOS

Sendo um dos títulos mais icônicos da lista, Bioshock revolucionou o gênero first person shooter ao entregar uma narrativa diferenciada ambientada no município submerso de Rapture.

Além do arsenal de armas, o jogador ainda conta com os Plasmids; poderes de variados elementos que podem ser desferidos nos inimigos.

Imagem de capa do item

Metro: Last Light

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, Xbox One, Linux, Mac OS Classic

Uma das melhores franquias pós-apocalípticas, Metro traz um universo tóxico no qual ameaças espreitam cada canto do mundo da superfície.

Altamente imersivo, o título oferece sobrevivência em modo intenso, entregando uma jornada memorável aos jogadores.

Imagem de capa do item

Crysis

Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360

Não podia faltar um dos títulos que marcaram época. Crysis mostrava soldados usando armaduras que aumentavam seu potencial físico, algo que rendia um combate bastante diferenciado para a época.

Além disso, o jogo ficou famoso pela qualidade gráfica impressionante, que fez repercutir entre muitos círculos de amizade a famosa frase "Mas roda Crysis no máximo?"

Imagem de capa do item

Half-Life

Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 2, Linux, Dreamcast, Mac OS Classic, DOS, GP32

Icônico título da Valve, Half-Life reinventou a roda dos FPS ao criar uma narrativa imersiva e uma jogabilidade que segue sendo usada como exemplo até hoje para títulos modernos do gênero.

Imagem de capa do item

Destiny 2

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows

Nova franquia da Bungie, Destiny 2 entrega uma variedade impressionante de armas e equipamentos para você perseguir através de uma galáxia repleta de missões.

Adornado por belos gráficos, o título ainda conta um multi-player super divertido e eventos online que recompensam a jogabilidade cooperativa.

Imagem de capa do item

Halo: Combat Evolved

Plataformas: Xbox, Xbox One, Xbox 360, Microsoft Windows, Mac OS Classic

A titânica franquia do Microsoft não podia ficar de fora. Os primeiros títulos de Halo basicamente inventaram o modelo de combate online que conhecemos hoje, sem falar na profunda mitologia espacial construída pela franquia ao longo dos anos.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais