10 melhores jogos do Batman!

Capa da Publicação

10 melhores jogos do Batman!

Por Raphael Martins

Em 80 anos recém completados de existência, as aventuras do Batman foram contadas em várias mídias além dos quadrinhos, como desenhos animados, filmes para o cinema e, é claro, games.

A qualidade costumava variar, mas geralmente o resultado era positivo. Isso melhorou ainda mais na última década, depois do lançamento de Batman: Arkham Asylum. De lá para cá, foi um acerto atrás do outro, e um novo game pode já estar a caminho.

Nessa lista, percorremos vários consoles e elegemos os 10 melhores jogos do Batman já lançados até agora. Vale a pena dar aquele confere em cada um deles!

Batman: Arkham Asylum

Este é o game que começou a série Arkham e iniciou uma nova era de jogos de extrema qualidade baseados do universo do cavaleiro das trevas.

Para impedir que o Coringa fuja do Asilo Arkham e crie um exército de soldados aprimorados pelo veneno de Bane, o Batman percorre os corredores do lugar, e o jogador deve usar de furtividade, estratégia inteligência para frustrar os planos de seus inimigos. À sua disposição, seu cinto de utilidades, equipado com vários gadgets para auxiliar o herói em sua missão.

O jogo foi um enorme sucesso, vendendo mais de dois milhões de cópias.

Batman Returns (SNES)

O Super Nintendo adaptou o filme Batman: O Retorno na forma de um jogo no estilo beat'em up, o popular "briga de rua", no qual você precisa surrar o exército de palhaços do Pinguim e impedir o vilão de dominar Gotham City.Também dá pra usar alguns dos equipamentos do morcego, como o Batarangue e o bat-arpão.

Além do próprio Pinguim, a Mulher-Gato também está presente como chefe de fase.

Batman (NES)

Baseado no primeiro filme de Tim Burton, este game de ação no estilo plataforma é um dos melhores da biblioteca do Nintendinho. Ele segue a trama do filme, mas toma algumas liberdades aqui e ali para deixar tudo mais emocionante, com ambientes e chefes que não estão no longa.

O gameplay é bem fluído, com o morcego podendo escalar paredes e usar várias armas para abrir caminho até os chefões. O último deles, o Coringa, é particularmente difícil, como era comum nos jogos para o console.

Batman: Arkham City (PS3, Xbox 360, PC)

A sequência de Arkham Asylum superou o game original em todos os aspectos, e isso sem mudar muito o sistema de batalha, que já era perfeito.

Agora, o morcego tem uma vasta área em mundo aberto para explorar como quiser, cada lotada de missões opcionais, segredos e, é claro, novos vilões.

Na história, o prefeito de Gotham decide isolar uma parte inteira da cidade para abrigar os prisioneiros do Asilo Arkham. Como era de se esperar, dá tudo errado, e cabe ao herói consertar a bagunça e socar vários vilões famosos pelo caminho.

Batman: The Telltale Series (PS4, Xbox One, PC)

A Telltale, famosa pela série de games de The Walking Dead, desenvolveu também uma aventura no melhor estilo point&click com o morcego, envolvido em uma trama de mistério e perigo em seus primeiros dias como vigilante mascarado.

Como Bruce Wayne, o herói precisa descobrir a verdade sobre seus pais, que não eram pessoas tão boas quanto ele imaginava. Como Batman, há vários inimigos com planos nefastos para Gotham, e apenas ele pode impedi-los.

Como é de praxe nos jogos da Telltale, todas as suas decisões tem um grande impacto na história. Que tipo de herói este Batman será? Você decide.

The Adventures of Batman & Robin (SNES)

Baseado no clássico desenho dos anos 90 feito por Paul Dini e Bruce Timm, este game da Konami tem belos gráficos, mostrando o Batman e seus aliados e inimigos da maneira mais fiel possível a animação.

A trilha sonora também é um show a parte, captando todo o clima sombrio e de aventura e mistério da série. Até o tema composto por Danny Elfman está lá.

O título engana um pouco, já que Robin não é um personagem jogável, deixando toda a ação para o morcego. Bom, nada é perfeito, certo?

Batman Begins (PS2, Xbox, PC, Gamecube)

O game baseado no filme de Christopher Nolan segue à risca o enredo do material original, mostrando todas as etapas da jornada do herói, do treinamento com a Liga das Sombras a sua carreira como super-herói em Gotham City.

Com elementos de furtividade semelhantes aos da série Splinter Cell e muita ação, este é um belo exemplo de como jogos baseados em filmes podem funcionar. É possível inclusive intimidar seus inimigos, usando o próprio cenário como arma de teatralidade e distração, e também pilotar o Batmóvel para participar de perseguições destruidoras.

Batman: Arkham Origins Blackgate (Nintendo 3DS)

Funcionando como uma espécie de prólogo para Batman: Arkham Origins, aqui você controla o Batman em um game no estilo Metroidvania, com um vasto mapa para ser completado e segredos para se descobrir.

O efeito em 3D proporcionado pelo Nintendo 3DS deixa o jogo ainda melhor e mais imersivo, e todos os elementos de furtividade e uso com sabedoria do equipamento do Batman também estão presentes.

Lego Batman 3: Beyond Gotham (PS4, Xbox One, PC)

A versão mais engraçadinha e infantil do Batman feita de LEGO retorna em mais uma aventura, desta vez acompanhada por seus amigos da Liga da Justiça.

Como em todo jogo da franquia LEGO, é possível montar e desmontar blocos para criar objetos de todas as formas e tamanhos, como naves, veículos e muito mais. Não tem muito mistério, é só diversão.

Batman: Arkham Knight (PS4, Xbox One, PC)

No último game da série Arkham (pelo menos até agora), o Espantalho usa sua nova toxina do medo para espalhar uma onda de terror por Gotham, fazendo com que boa parte dos seus cidadãos evacuem a cidade. Pra piorar, ele também soltou os piores inimigos do Batman, e agora cabe ao herói recapturar os vilões, frustrar os planos do Espantalho e salvar o dia.

O mundo aberto do jogo ficou ainda maior e o arsenal do herói também, mas a principal novidade foi o Batmóvel, que agora pode ser pilotado para cruzar a cidade mais rapidamente e até entrar em confronto com outros veículos e armas de destruição.