10 Melhores jogos da franquia Castlevania!

Capa da Publicação

10 Melhores jogos da franquia Castlevania!

Por Lucas Rafael

A franquia Castlevania é uma das sagas mais influentes e celebradas no meio dos video-games, apresentando títulos que revolucionaram o mercado dos jogos 2D e que criaram diversos conceitos incríveis de level design, aplicados até hoje em títulos de gêneros diversos.

Toda a inovação de Castlevania sempre foi adornada por um estilo gótico, bebendo da mitologia de personagens vampirescos e da literatura de terror clássica para apresentar um mundo violento, horroroso e cativante. Nesta lista, separamos os 10 Melhores jogos da franquia Castlevania!

Faltou algum que você julga essencial? Joga pra gente nos comentários!

Imagem de capa do item

Castlevania: Curse of Darkness

Plataformas: PlayStation 2, Xbox, PlayStation 3

Castlevania foi uma franquia que sempre encontrou dificuldades na adaptação para o 3D. Ainda assim, Curse of Darkness, apesar de todos os seus defeitos, trazia diversos méritos, marcando sua época e a memória de diversos fãs.

Ambientado três anos após os eventos de Castlevania III, o título trazia uma direção artística incrível, apresentando fases suntuosas e visualmente engajantes.

Imagem de capa do item

Castlevania: Aria of Sorrow

Plataformas: Game Boy Advance, Nintendo 64, Plataforma Java, Wii U

Aqui, temos um dos melhores títulos portáteis da franquia. Castlevania: Aria of Sorrow se ambienta no ano 2035, trazendo um equilíbrio visual elegante entre o vitoriano e o moderno.

Além de trazer o personagem Cruz, Aria of Sorrow respeita a fórmula da franquia ao oferecer um produto enxuto e incrível para o deleite dos fãs.

Imagem de capa do item

Castlevania: Bloodlines

Plataformas: Mega Drive, Super Nintendo Entertainment System

Aqui, temos um título de Castlevania que não se passa no castelo de Drácula, oferecendo como antagonista a vampira Elizabeth Bartley, sobrinha do vampirão que busca espalhar as trevas através da Europa.

Imagem de capa do item

Castlevania: Lords of Shadow

Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows

Seguindo na linha Castlevania 3D, temos o infame Lords of Shadow.

Diversos fãs ainda discutem sobre a qualidade do game, mas vamos ser sinceros: com exceção às partes em que o título vira um clone genérico de Shadow of The Colossus, existe uma aventura divertida e bem produzida dentro de Lords of Shadow.

Talvez, se removessem o Castlevania do título, o jogo seria mais bem recebido em memória recente. Carregar um Castlevania em sua titulação traz uma expectativa complicada.

Imagem de capa do item

Castlevania III: Dracula's Curse

Plataformas: Nintendo Entertainment System, Wii, Microsoft Windows, Wii U

Após Simon's Quest deixar um gosto amargo na boca dos fãs, a Konami resolveu não elaborar muito com Castlevania III: Dracula's Curse, trazendo uma experiência mais enxuta e fiel às raízes da franquia.

Novamente, o game trazia no cerne de sua trama a luta contra Dracula, com Trevor Belmont como protagonista, lutando ao lado de mais três personagens adicionais para lidar com a ameaça vampiresca.

Imagem de capa do item

Super Castlevania IV

Plataforma: Super Nintendo Entertainment System, Wii, Wii U

Sendo uma espécie de remake do primeiro título, Super Castlevania IV atualizava a franquia em diversas frontes, tornando a experiência de matar vampiros ainda mais prazerosa.

Os gráficos foram atualizados, o icônico chicote de Simon Belmont agora movia-se em oito direções, entre outras novidades na movimentação que faziam do game um verdadeiro deleite para sua época.

Imagem de capa do item

Castlevania: Dawn of Sorrow

Plataforma: Nintendo DS

Aria of Sorrow se tratava não apenas de um dos melhores títulos portárteis de Castlevania, como também de um dos melhores títulos da franquia em geral. Trazendo uma história engajante e visuais dotados de um frescor incrível, o título respeitava a essência mecânica da franquia, conquistando novos fãs enquanto agradava os antigos.

Castlevania: Dawn of Sorrow não pecou como continuação, seguindo nos mesmos moldes de seu antecessor, evoluindo a história respeitosamente enquanto tornava os visuais ainda mais atrativos.

Imagem de capa do item

Castlevania: Rondo of Blood

Plataformas: TurboGrafx-16, Wii, PlayStation 4, Super Nintendo Entertainment System, PlayStation Portable, TurboGrafx-CD

Servindo como uma prequel para Symphony of the Night, Castlevania: Rondo of Blood trazia uma mistura branda de tudo que faz a franquia funcionar tão bem: fases incríveis, combate satisfatório e caminhos múltiplos pelos quais prosseguir.

No papel de protagonistas, desta vez tínhamos Richter Belmont e Maria.

Imagem de capa do item

Castlevania: Order of Ecclesia

Plataforma: Nintendo DS

Após o desaparecimento da família Belmont, uma mulher chamada Shano lidera uma organização que busca confrontar Dracula e seu séquito dantesco de criaturas infernais.

Sendo mais um título portátil incrível da franquia, Order of Ecclesia trazia lutas contra chefe incríveis, além de um jogabilidade responsiva e prazerosa. Muitos fãs o consideram o melhor título portátil da franquia, mas aí, fica o tópico para a discussão.

Imagem de capa do item

Castlevenia: Symphony of the Night

Plataformas: PlayStation, PlayStation Portable, PlayStation 3, Xbox 360, Sega Saturn, PlayStation 4

Por fim, temos o clássico título que redefiniu um gênero e se mantém estabelecido como uma obra-prima atemporal até nos dias de hoje.

Symphony of the Night é tudo que uma obra máxima dos videogames deveria aspirar ser; trazendo chefes, fases e jogabilidade extremamente refinadas, influenciando uma miríade de outros jogos atualmente.

Juntamente de Rondo of Blood, o clássico vai ganhar uma versão para PS4 ainda este ano. Caso não você não seja familiarizado com o título, quem sabe essa não seja uma oportunidade?