Capa da Publicação

10 Melhores heróis que são paródias!

Por Lucas Rafael

Na cultura popular, tempos diversos universos fictícios que possuem suas próprias versões de heróis conhecidos por nós, ou paródias da cultura heroica dos quadrinhos em geral. São personagens claramente referenciais ou altamente escrachados que cativam o imaginário de universos ficcionais parecidos com o nosso.

Nesta lista, confira 10 melhores heróis que são paródias!

Vão faltar alguns, então joga pra gente nos comentários e, quem sabe não rola uma parte 2?

Imagem de capa do item

Queixo Rubro (Os Padrinhos Mágicos)

Queixo Rubro é o famoso herói fictício do universo dos Padrinhos Mágicos, sendo o personagem favorito do jovem Timmy Turner.

Alguns episódios da animação possuem um foco especial no Queixo Rubro, expandindo seu universo que funciona como uma sátira dos quadrinhos em geral.

Em seu universo, Queixo Rubro é o alter-ego de Charles Hampton Indigo. Seus poderes parecem parodiar os de Superman, incluindo coisas como super-força, super-velocidade, capacidade de voar, visão de calor, entre outras coisas mirabolantes.

Timmy Turner chega até a ajudar o herói em alguns episódios, assumindo o manto de Queixada, o Queixinho Maravilha, parodiando a relação entre Batman e Robin.

Imagem de capa do item

Homem-Sereia e Mexilhãozinho (Bob Esponja)

Criados pelo falecido mestre Stephen Hillenburg, a dupla Homem-Sereia e Mexilhãozinho funciona como uma paródia de Aquaman e Aqualad, ecoando também alguns traços de relação entre Batman e Robin.

Os heróis aparecem na adorada animação do Bob Esponja. Bem, na verdade, eles são ex-heróis aposentados. Parte da graça está nas debilidades que a idade trouxe aos personagens, outrora gloriosos e imponentes.

Eles são uma sensação da cultura pop da Fenda do Biquíni, tendo seu próprio desenho animado e brinquedos colecionáveis.

Imagem de capa do item

Amigos da Justiça (O Laboratório de Dexter)

Despontando no desenho O Laboratório de Dexter, os heróis dos Amigos da Justiça funcionam como paródias claras a alguns dos maiores sucessos da Marvel Comics. Eles são muito adorados por Dexter e seus amigos na animação, ganhando um segmento só para eles posteriormente.

O desenho dos Amigos da Justiça funcionava quase como uma sitcom super-heroica na qual diversos heróis paródias da Marvel Comics tentavam conviver juntos em um apartamento, enfrentando toda sorte de vilões esquisitos.

Entre os personagens, temos o Major Glória, o herói mais adorado por Dexter, funcionando como uma paródia ao Capitão América.

Além dele, temos também Krunk, uma paródia roxa do Incrível Hulk e Valhallen, o deus nórdico do Metal que emula um Thor às avessas.

Imagem de capa do item

Bartman (Os Simpsons)

Bartman é o alter-ego super-heroico de Bart Simpson, emulando uma espécie de Batman travesso no universo da adorada animação dos Simpsons.

Bartman apareceu pela primeira vez no episódio "Three Men and a Comic Book" (Três Homens e um Gibi), da segunda temporada de Simpsons. Desde então, volta e meia Bartman aparece na animação em pequenas pontas ou como figura central.

O curioso é que Bartman já teve um quadrinho real publicado em edição limitada bem aqui, na nossa realidade. O selo era a Bongo Comics, e a HQ durou seis edições.

Além dela, Bartman apareceu em jogos eletrônicos e outro quadrinho, com outro super-herói do mundo dos Simpsons...

Imagem de capa do item

Homem Radioativo (Os Simpsons)

Homem Radioativo é o Superman que o universo dos Simpsons merece. Ele é o herói favorito de Bart Simpson e Millhouse, sendo que os personagens chegam a brigar pela primeira edição da HQ do herói.

Como parceiro, o Homem Radioativo tem o noblário Caidaço Boy.

Homem Radioativo é uma figura importante na cultura pop de Springfield, tendo figurado em séries televisivas e contando com um grande apelo comercial.

Ele também já foi publicado em quadrinhos aqui na nossa realidade, através da Bongo Comics. O personagem eventualmente fez um crossover com o Bartman através do jogo de 1992, Batman Meets Radioactive Man.

Imagem de capa do item

Ultra Lord (Jimmy Neutron)

Aqui, temos um personagem fictício da animação Jimmy Neutron. Nela, o Ultra Lord (que muitos apontam ser uma paródia do Ultra Man) é uma febre entre a criançada, sendo particularmente adorado pelo personagem Sheen Estevez.

Ultra Lord figura em diversos episódios de Jimmy Neutron, tento participações passivas e até centrais às tramas de certos episódios.

Embora o Ultra-Lord batalhe uma vasta gama de inimigos, seu arqui-rival é o Robo-Fiend, um robô com intolerância à lactose.

Imagem de capa do item

Os Incríveis

Em diversos momentos, Os Incríveis parodiam muito das HQs clássicas de super-heróis, lá de antigamente. Embora a paródia certamente não seja o argumento principal da animação da Pixar, ela certamente está lá.

Os produtores e o diretor Brad Bird já admitiram que olharam muito para a fase clássica de heróis dos quadrinhos na tentativa de modernizá-las com um ar de comédia, aventura e drama. Algo que eles certamente conseguiram.

Se parar pra pensar bem, Os Incríveis é o melhor filme do Quarteto Fantástico que nunca tivemos. três dos mesmos super-poderes da família da Marvel se encontram também na família Pêra. Até Zézé parece uma versão distorcida do poderoso Franklin Richards.

Isso sem falar no Escavador, uma clara homenagem à primeira aventura do Quarteto nos quadrinhos, contra o vilão Toupeira.

Imagem de capa do item

Metro Man (Megamente)

Megamente é outra animação que visa subverter e satirizar diversos arquétipos da cultura super-heroica. Entre eles, temos o do Super-Homem, um ser poderoso, imponente e glorioso com coração de ouro e boa pinta. Embora sua representação máxima seja o Superman, este é um formato de herói constantemente parodiado na cultura popular.

E em Megamente, temos Metro Man, personagem do filme utilizado tanto como uma obsessão nada saudável para o seu protagonista, quanto como como uma crítica ao perfeccionismo exagerado de justiça que este tipo de personagem costuma representar em algumas histórias.

Imagem de capa do item

Os heróis de South Park

South Park é uma animação conhecida por satirizar de tudo. Óbvio que devido a popularidade do gênero super-heroico atualmente, ele não iria ficar fora da mira do desenho.

Eric Cartman vira o Guaxinim, líder do grupo heroico Guaxinim e Amigos. Embora diversos personagens de South Park ganhem um alter-ego heroico, apenas dois realmente possuem super-poderes.

O grupo de heróis ganhou até um jogo centrado em si, South Park: A fenda que abunda força.

A trama eventualmente coloca o Guaxinim contra o grupo de heróis que criou, liderado então por Mysterion. Para ajudá-lo, Cartman recruta ninguém menos que a entidade cósmica Cthulhu.

Imagem de capa do item

Steve Magal (Irmão do Jorel)

Sim, sim, Steve Magal não é bem um super-herói, embora parodie ícones de ação como Steven Seagal e seja adorado pelas crianças de Irmão do Jorel, ele divide diversas semelhanças com super-heróis parodiados, sendo que me senti na obrigação de carinhosamente inseri-lo na lista como representante brazuca.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais