Os 10 melhores heróis de 2023

Capa da Publicação

Os 10 melhores heróis de 2023

Por Gus Fiaux

2023 foi um ano muito curioso para a cultura pop. Em meio à greve dos roteiristas e atores, um abalo sísmico nos filmes de super-heróis e uma baita mudança no status quo de Hollywood como um todo, tivemos diversos lançamentos adorados, tanto na TV quanto nas salas de cinema. E nesse ponto, vários heróis e “mocinhos” apareceram para salvar o dia.

De bonecas falantes a guaxinins espaciais, passando por agentes especiais e até homens de aço, não faltaram exemplos de grandes protagonistas neste ano. E fechando tudo isso com chave de ouro, aqui listamos os 10 melhores heróis de 2023 na cultura pop!

Imagem de capa do item

Superman

Há muitos e muitos anos, construiu-se esse pensamento coletivo (e errôneo) de que o Superman era um super-herói datado e que não tinha muito a acrescentar nos dias atuais. Criado em 1938, o herói já está em atividade há quase um século, e em 2023, finalmente resgatou um pouco da popularidade que nunca deveria ter perdido.

A maior parte desse clamor se deve à animação Minhas Aventuras com o Superman, que atualiza o herói para o novo milênio e desenvolve mais de seu romance com Lois Lane. Além disso, não podemos tirar os créditos da terceira temporada de Superman & Lois, bem como todos os anúncios de elenco do vindouro Superman: Legacy de James Gunn.

Imagem de capa do item

Ethan Hunt

A franquia Missão: Impossível voltou aos cinemas com a primeira parte de Acerto de Contas, o prenúncio da última aventura de Ethan Hunt. Felizmente, o agente especial interpretado por Tom Cruise se destacou no seu penúltimo filme, vivendo algumas das cenas de ação mais insanas que já vimos em toda a saga.

Na trama do filme, Ethan precisa impedir um mercenário cruel de colocar as mãos em uma tecnologia que pode colocar em risco toda a sobrevivência da humanidade. Para isso, ele conta com a ajuda de alguns velhos amigos, como Ilsa Faust, Benji Dunn e Luther Stickell, além de sua nova parceira, uma misteriosa ladra chamada Grace.

Imagem de capa do item

Ms. Marvel

O ano pode não ter sido dos melhores para o Universo Cinematográfico da Marvel, mas algumas figuras ainda tiveram sorte - como Kamala Khan, a nossa adorada Ms. Marvel. A personagem teve um ano interessante nos cinemas, sendo uma das poucas qualidades de As Marvels - graças, é claro, ao talento e carisma de Iman Vellani.

Porém, não podemos desconsiderar também todos os avanços de Kamala nas HQs. A personagem retornou em 2023 como mutante, em sintonia com a sua adaptação do MCU. Não só isso, ela está descobrindo novos detalhes de sua própria identidade e seus poderes, além de já ser uma integrante dos X-Men - em uma HQ escrita pela própria Vellani!

Imagem de capa do item

Ramona Flowers

Neste ano, uma das franquias mais amadas da cultura pop retornou - dessa vez, totalmente reformulada e com o aval de seu próprio criador, Bryan Lee O'Malley. A Netflix lançou a animação Scott Pilgrim: A Série, que por sua vez parte do mesmo ponto de partida dos quadrinhos e do filme de 2010, mas dá a volta ao mudar alguns acontecimentos cruciais.

Nessa trama, apesar de Scott Pilgrim ser uma força presente, quem toma a frente da história é Ramona Flowers. Sempre criticada como o exemplo perfeito do estereótipo da manic pixie dream girl, Ramona ganha a chance de ser a protagonista de sua própria história, e deixa de ser a clássica garota troféu. E a voz de Mary Elizabeth Winstead é música para nossos ouvidos.

Imagem de capa do item

Marie Moreau

O universo de The Boys ganhou uma nova expansão em 2023 com a estreia de Gen V, um spin-off focado em uma academia de preparação para futuros supers desse universo. Com um elenco bem interessante de "heróis" e "vilões", a série explora a política desse mundo sob uma ótica juvenil, e de quebra nos apresenta a fascinante Marie Moreau.

Com o poder de controlar o sangue de outras pessoas, usando isso para dar golpes fatais em seus adversários, ela se tornou um dos destaques de 2023 graças à sua complexidade. Assim como todos no mundo de The Boys, ela não é a clássica mocinha honrada e perfeita, e são justamente esses tons de cinza que a tornam uma personagem tão rica.

Imagem de capa do item

Rocky Racum

Após quase uma década, James Gunn finalmente teve a chance de fechar sua saga dos Guardiões da Galáxia com chave de ouro. O Vol. 3 é ainda mais ousado que os anteriores, mesclando elementos de horror para nos entregar uma história emocionante sobre amizade, família, maus-tratos contra animais e, é claro, a humanidade em heróis que sequer são humanos.

Para isso, ele muda o foco para que Rocky Racum tenha sua história não apenas contada, mas também celebrada. Aqui, conhecemos mais do passado desse guaxinim adorável e boca-suja, ao mesmo tempo em que vemos toda a sua evolução e como ele conseguiu realizar seus sonhos. No fim, ele sempre foi a estrela dessa história, e agora sabemos disso muito bem...

Imagem de capa do item

Luffy D. Monkey

Desde que a Netflix anunciou uma adaptação live-action de One Piece, muitos fãs olharam com certa descrença e apreensão, dado o histórico de adaptações americanas de animes e mangás de sucesso. Felizmente, nós não tínhamos o que temer, já que a obra honra o trabalho do lendário Eiichiro Oda e nos entrega adaptações bem satisfatórias dos personagens.

O destaque aqui vai para o Luffy D. Monkey de Iñaki Godoy. que não só conserva todo o charme aventureiro e espirituoso do mangá e do anime, como também adiciona sua própria personalidade ao pirata. Em uma única temporada, Godoy já convenceu que nasceu para o papel, e mal podemos esperar para vê-lo novamente junto dos Chapéus de Palha.

Imagem de capa do item

Ellie

Após anos de espera e ansiedade, The Last of Us finalmente ganhou sua própria adaptação. A série da HBO transcreve a história do primeiro jogo - e não só isso, mas também adiciona novos momentos que engrandecem todo o trabalho de Neil Druckmann e Craig Mazin. Porém, no meio disso, foi quase impossível não nos apaixonarmos pela jovem Ellie.

Interpretada com maestria por Bella Ramsey, ela conserva tudo que já nos encantava na personagem dos jogos - sua ironia e perspicácia, bem como o forte laço que ela desenvolve com Joel. Além disso, a série também traz elementos da DLC Left Behind, que nos ajudam a compreender mais do passado de Ellie e sua jornada nesse mundo desolado pelo cordyceps.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha (Miles Morales)

Contrariando um nicho bem específico de "fãs", Miles Morales é e sempre vai ser um Homem-Aranha. Porém, em 2023 ele foi O Homem-Aranha, graças ao seu retorno em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. No filme, vimos Miles lutar contra seu próprio destino e milhares de outros Heróis-Aranha, enquanto tenta salvar seu futuro e aqueles que ama.

Acrescentando uma nova complexidade ao personagem, o filme mostra como Miles difere de Peter Parker e outros heróis-aranha - e isso só nos deixa ainda mais fascinados com sua construção e ansiosos para o terceiro filme da saga, Além do Aranhaverso. Destaque também para a participação de Miles em Marvel's Spider-Man 2, novo jogo da Insomniac.

Imagem de capa do item

Barbie

Não tem para mais ninguém: Barbie é a nossa heroína do ano. No fim das contas, apenas uma personagem fez com que milhares de pessoas no mundo todo fossem ao cinema vestidas de rosa para prestigiar uma história divertida, emocionante e sensível, e trata-se justamente da boneca falante interpretada por Margot Robbie (e várias outras atrizes).

Mesmo com a quantidade exorbitante de produções de super-heróis no ano, Barbie é um dos poucos filmes que realmente aborda um heroísmo em sua protagonista - não por salvar o mundo inteiro, mas pelo impacto que ela pode causar em pessoas comuns, gente como a gente. Foi encantador vê-la brilhar em 2023, e sempre seremos gratos a Margot e Greta Gerwig por isso.