10 melhores finais de séries de TV!

Capa da Publicação

10 melhores finais de séries de TV!

Por Evandro Lira

Encerrar de maneira satisfatória uma trama que vem sendo contada há muito tempo parece, a cada dia que passa, mais uma exceção do que regra. No entanto, algumas séries de TV conseguiram concluir de forma digna a história dos seus personagens, ainda que com finais felizes, épicos e tristes.

Confira 10 séries que tiveram ótimos finais!

Imagem de capa do item

Six Feet Under

O episódio final de Six Feet Under, da HBO, poderia ter dado completamente errado, e ainda assim o criador da série foi em frente e assumiu o risco. O resultado foi maravilhoso.

Emocionante e capaz de provocar lágrimas nos fãs até hoje, a série termina com a despedida de todos os personagens principais da série. Flashforwards mostram cada um deles vivendo suas vidas ao longo do tempo até o dia das suas mortes.

A montagem intercala as cenas de mortes dos personagens com cenas de Claire saindo de Los Angeles. No fim, tudo culmina nos últimos suspiros de Claire.

Imagem de capa do item

Mad Men

Ao longo da exibição de Mad Men, o programa recebeu aprovação da crítica não só pelo desenvolvimento glorioso dos seus personagens, mas também pelo seu retrato histórico. E o último episódio da série conectou uma das campanhas publicitárias mais conhecidas da história, “I'd Like to Buy the World a Coke” com o personagem principal de Mad Men.

A última cena mostra Don, sentado em uma colina, meditando numa ilha paradisíaca, a fim de fugir de tudo que ele fez a si mesmo e a outros durante a série. No entanto, sua aparente calma e tranquilidade é desfeita com um sorrisinho tímido, que dá a deixa para que nós entendamos: ele havia tido uma ideia para uma campanha. Em seguida, a campanha da Coca-Cola é exibida na íntegra antes dos créditos finais.

Alguns fãs já teorizaram que seria Don o autor da campanha do refrigerante mais famoso do mundo.

Imagem de capa do item

Família Dinossauro

Essa série infantil tem um dos desfechos mais surpreendentes da televisão. Família Dinossauro já era conhecida por levantar questões bem contemporâneas, como preconceito, religião e feminismo, por exemplo. E em seu último episódio, a série resolveu trazer uma crítica muito eficiente sobre as mudanças climáticas e os impactos negativos que a humanidade tem sobre natureza. E isso veio à custo da morte de todos os personagens da série.

Apesar de muita gente ter ficado chocada e insatisfeita, o final ousado de Família Dinossauro é considerado um dos mais inteligentes já feitos. Afinal, além da crítica social, havia também todo o contexto que trazia a Era do Gelo para as telinhas, além de se relacionar com a extinção dos dinossauros.

Imagem de capa do item

The Leftovers

The Leftovers é uma das séries mais brilhantes dos últimos anos, e como tal, merecia um final tão digno quanto. Ela narra a história do evento inexplicável que sumiu com 2% da população do mundo. E em sua terceira e última temporada, a série alcança o ápice da ousadia trazendo um episódio final marcante poderoso.

Seus últimos minutos trazem Nora e Kevin, anos no futuro, conversando, na mesa da cozinha. A mulher explica porque se manteve tantos anos afastada. Num monólogo fascinante, ela conta que finalmente encontrou os filhos e o marido, desaparecidos no "arrebatamento". Ela havia conseguido acessar a realidade onde aqueles 2% estavam vivendo. E lá, viu que todos eles encontraram uma maneira de serem felizes sem ela. Eles haviam seguido adiante.

O espectador nunca realmente descobriu se o relato de Nora era verdade ou não. A resposta é jogada para o público, e só nos restou a mensagem de que há sempre uma maneira de seguir em frente.

Imagem de capa do item

Família Sopranos

Família Sopranos mostrou que a vida de Tony, o protagonista da série, era particular e complexa demais para ter um final satisfatório e resolveu literalmente dar um corte seco no destino do personagem.

A série acaba com um jantar em um restaurante, acompanhado de fundo por Don't Stop Believin do Journey até que a tela fica preta.

Mesmo que alguns fãs ainda tenham ficado insatisfeitos pelo final aberto, o encerramento de Família Sopranos, que é uma das séries mais aclamadas da TV, é original e marcante até hoje.

Imagem de capa do item

M*A*S*H

Essa série foi exibida na década de 70 e em parte da década de 80, e é até hoje uma das séries mais bem avaliadas da história da televisão americana.

Na trama, médicos e enfermeiros unem na tarefa de cuidar dos feridos durante a Guerra da Coreia, com um clima de descontração que era muito bem-vindo.

Mesmo depois de 256 episódios, seu capítulo final foi longo e ainda teve muito a dizer sobre aqueles personagens. Hawkeye, por exemplo, foi confrontado pelo seu passado por memórias reprimidas, e Klinger anuncia seu casamento com Soon-Lee, decidindo ficar com ela na Coréia. A última cena traz Hawkeye partindo da base militar que foi seu lar por tanto tempo, enquanto lê a frase "ADEUS" escrita sobre as pedras do aterro lá embaixo.

O episódio final de MAS*H é um dos mais assistidos da história da TV.

Imagem de capa do item

Battlestar Galactica

O remake de Battlestar Galactica, de 2004, tem fãs fiéis que defendem o final com unhas e dentes até hoje.

A série da SyFy construiu toda sua história em cima da busca dos personagens pela Terra, o berço da humanidade. E em seu final, os criadores trouxeram todo um conceito espiritual e divino para responder seus mistérios.

Depois que os personagens finalmente encontram um novo lar, descobrimos que esse lugar se tornou, milhões de anos depois, a nossa Terra, e que a humanidade está predisposta a cometer os mesmos erros que quase a erradicaram no passado.

O final de Battlestar Galactica acaba por entregar uma declaração poderosa sobre a natureza humana.

Imagem de capa do item

Buffy, a Caça-Vampiros

Buffy é uma série adolescente, criada por Joss Whedon, que foi muito popular no final dos anos 90 e início dos 2000.

Depois que a jovem Buffy se muda para Sunnydale, Califórnia, ela descobre que é uma caça-vampiros fundamental na luta contra as forças do mal. E ao longo de 7 temporadas, ela se une a amigos e luta contra inimigos dos mais variados.

No último episódio da série, Buffy lidera uma batalha épica, com várias caça-vampiros do seu lado. Já que anteriormente, ela havia pedido para que Willow concedesse os poderes de uma caça-vampiros de verdade a todas as "potenciais" e juntas, elas derrotam os inimigos. Mesmo com muitas perdas pelo caminho, Buffy termina satisfeita e sorridente, afinal agora ela não precisaria mais carregar o fardo de ser a única caça-vampiros.

Imagem de capa do item

Avatar: A Lenda de Aang

Esse que é um dos melhores desenhos de todos os tempos, tem um final bastante satisfatório. Os últimos episódios de Avatar são um grande um evento, que coloca cada um dos personagens enfrentando sua própria missão na luta contra a Nação do Fogo.

O Cometa Sozin é responsável por deixar os dobradores de fogo mais fortes do que nunca. E enquanto Toph, Sokka e Suki atrasam os dirigíveis dos inimigos, Zuko e Katara decidem enfrentar a princesa Azula. Já Aang finalmente se depara com aquilo pelo qual ele vem treinando desde o início: o confronto com o Senhor do Fogo Ozai. Ao final da batalha épica, o Avatar derrota o vilão e tira todo o poder de dobra dele.

Completamente coerente e emocionante, a série se encerra dando um final feliz para os personagens, que ao longo das 3 temporadas conquistaram uma base sólida de fãs.

Imagem de capa do item

Breaking Bad

Esse é um dos finais de séries mais aclamados de todos os tempos. O último episódio de Breaking Bad, exibido em 2013, fez jus à série estrelada por Bryan Cranston e trouxe muitos momentos significativos para os fãs.

Há uma última conversa entre o protagonista e sua esposa, Skyler, assim como o adeus de Walter e Jesse. O jovem, aliás, termina dando seu grito de liberdade e partindo para longe de Walt.

No fim, Walt é finalmente derrotado, desmoronando no chão depois que a polícia invade seu laboratório. O último e marcante plano da série traz Walter White morto, mas com um leve sorriso de satisfação no rosto.