Capa da Publicação

10 melhores filmes sobre férias que deram errado!

Por Raphael Martins

Chegou o final do ano, e com ele, as tão esperadas férias! Depois de meses suando no trabalho ou estudando pra passar de ano, você se dedicou, se esforçou e agora vai ter o seu merecido descanso. O mesmo não pode ser dito dos personagens de alguns dos filmes mais divertidos sobre o tema já feitos, que entram em um monte de roubadas e situações constrangedoras só pra nos divertir.

Tem viagem de férias que dá certo, tem momentos em que que dá tudo errado, mas no final das contas, é como o ditado diz: o que importa não é o destino, é a jornada. Por mais que todas essas viagens e acontecimentos tenham sido cheias de coisas ruins, o que fica no final quase sempre são bons momentos e memórias inesquecíveis, mais para nós do que para eles.

Arrume as malas, entre no carro e aperte os cintos: nossa viagem de férias pelo cinema vai começar!

Doze é Demais 2

Começamos nossa lista de hoje com um clichê clássico de filme sobre férias, uma competição esportiva. Nessa sequência do sucesso de 2003, a família Baker, composta de nada menos de 12 filhos, sai para passar as férias numa casa de campo. Lá, o patriarca Tom reencontra Murtaugh, um velho rival, o que vai culminar em um duelo esportivo cheio de provas entre as famílias dos dois.

No elenco também está Tom Welling, o Clark Kent de Smallville, que teve que se desdobrar para gravar o filme e a série no mesmo período.

Hotel Transilvânia 3

No terceiro filme da série de animação da Sony Pictures, Dracula, que andava deprimido e solitário, ganha da filha Mavis um cruzeiro de férias especial só para monstros. No começo ele não topa, mas logo muda de ideia ao conhecer Erika, a capitã do navio.

Entretanto, se trata de uma armadilha: Erika é na verdade uma descendente de Van Helsing, o grande caçador de monstros, e ela não tem planos nada bons para Dracula e sua turma.

Férias Frustradas de Verão

Quem aí nunca teve que desistir de uma viagem dos sonhos por falta de grana? É o que acontece com James (Jesse Eisenberg), que sem dinheiro para viajar pela Europa, tem que passar as férias trabalhando num parque de diversões. Trabalhar onde os outros se divertem não deve ser nada legal, vamos combinar.

Mas lá ele faz novos amigos, encontra tipos estranhos, entra em várias confusões e conhece Lewin (Kristen Stewart), uma garota problemática, com quem James vive um grande e igualmente problemático amor.

Apesar do título, esse filme não tem nada a ver com o clássico oitentista Férias Frustradas.

Gente Grande

Comédia das mais escrachadas, como é de praxe em filmes com Adam Sandler e Rob Schneider no elenco, Gente Grande conta a história de um grupo de amigos de infância que se reencontra depois de décadas durante o funeral de um amigo. Aproveitando a oportunidade, eles decidem passar as férias de verão todos juntos em uma casa cercados pela natureza.

Daí é pra frente é só vergonha alheia e situações bizarras, mas sem deixar o coração de lado, mostrando que amizades verdadeiras resistem ao tempo

O Albergue

Nem toda viagem de férias termina bem, e nesse filme ela não poderia ser pior. Dois amigos, que estão mochilando pela Europa, fazem uma parada em uma pequena e afastada cidade eslovaca, hospedados em uma estalagem onde um estranho lhes prometeu que encontrariam belas mulheres.

Ledo engano: os dois são capturados e levados até uma instalação desconhecida, onde pessoas ricas pagam uma alta soma para torturar e matar outras pessoas... e eles são as mais novas vítimas.

Cuidado por onde andam nessas férias, pessoal.

Viagem Maldita

Continuando a falar sobre férias que não terminaram bem, Viagem Maldita, remake do filme de mesmo nome de 1977, mostra uma típica família comum americana saindo de férias pelos Estados Unidos, quando são raptados por uma gangue de mutantes canibais que se escondia nos desertos do Novo México.

Para escaparem com vida, eles vão ter que cruzar a linha moral que separa o bem e o mal e precisarão estar prontos para matar...e para morrer.

Férias no Trailer

Comédias estreladas por Robin Williams sempre são legais de se assistir, e esse filme não é diferente. Aqui, o líder de uma família disfuncional, vivido por Williams, aluga um trailer e força seus familiares a fazerem todos juntos uma viagem de férias até o Colorado. No caminho, eles conhecerão os tipos mais bizarros possíveis e vão aprender, do jeito difícil, o verdadeiro significado de "família".

Além de Robin Williams, o filme também conta com Josh Huchterson, o Peeta de Jogos Vorazes, que aqui ainda é uma criança.

Um Morto Muito Louco

Clássico imemorial da Sessão da Tarde, esse filme conta a história de dos amigos Larry e Richard, que trabalham numa companhia de seguros e descobrem uma enorme fraude. Eles vão correndo contar para seu chefe, Bernie Lomax, que os convida para passar o fim de semana em sua casa de praia como agradecimento. Só que chegando lá, descobrem que o chefe está morto.

Acreditando que quem quer que o tenha matado não irá atrás deles também se pensarem que Lomax não morreu, os dois passam um fim de semana inteiro tentando fazer parecer que seu chefe está vivo e bem, o que gera situações tão ridiculamente constrangedoras que, de tão engraçadas, nós nunca conseguimos esquecer. Clássico eterno!

As Grandes Férias

Este aqui é mais um sucesso dos anos 80, estrelado por Dan Aykroyd e John Candy e escrito por ninguém menos que John Hughes, diretor de O Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado.

O filme mostra a relação complicada entre dois cunhados, Chet (Candy) e Roman (Aykroyd), que apesar de nunca terem se dado bem, decidem dividir uma cabana nas férias, devidamente acompanhados de suas famílias. Brigas, mal entendidos, armadilhas e até um urso faminto é o que os espera nesse verão que, para o bem e para o mal, será inesquecível para eles.

Férias Frustradas

E não dava pra encerrar essa lista sem ele, o rei de todos os filmes de férias, o mais lembrado e mais amado, Férias Frustradas! Também foi escrito por John Hughes (que aparentemente nunca fez um filme ruim), com a direção ficando com Harold Ramis, o Egon de Os Caça-Fantasmas.

O filme, inspirado na própria vida de Hughes, conta a história da família Griswold, que cruza os Estados Unidos a bordo de seu carro apertado rumo a um parque de diversões, passando por todo tipo de confusão, mal entendido e desgraça pelo caminho. Fez bastante sucesso quando foi lançado, em 1983, e continua sendo reprisado até hoje.

Foi o sucesso desse filme, aliás, que impulsionou a carreira de John Hughes como roteirista, então devemos mais ainda a ele! Férias Frustradas ganhou várias sequências e um reboot em 2015, continuando os filmes originais.

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael