Capa da Publicação

10 melhores filmes sobre a máfia!

Por Lucas Rafael

Um dos maiores sub-gêneros do cinema, geralmente amado por todos, são os filmes de máfia. Cidadãos se unindo em prol do crime organizado, estabelecendo suas próprias leis e normas na margem da sociedade, movendo muito dinheiro e impondo impérios ilegais que afrontam o estado. São narrativas de homens poderosos em rotas destrutivas que sempre prenderam a audiência e geralmente caem no clamor da crítica e premiações.

Nesta lista, celebramos e indicamos os 10 melhores filmes sobre a máfia! Faltou algum que você julga essencial? Joga pra gente nos comentários.

Imagem de capa do item

Donnie Brasco (1997)

Johnny Depp já figurou em alguns filmes notórios sobre o crime organizado, como Inimigos Públicos e Aliança do Crime.

Para a lista, vamos de Donnie Brasco, filme no qual o personagem título se vê protegido por um dos maiores mafiosos americanos (Al Pacino), passando sete anos na máfia apenas como objetivo de derrubar o submundo do crime.

Imagem de capa do item

Os Infiltrados (2006)

Vocês irão ver muito o nome de Martin Scorsese nesta lista, afinal, o diretor é reconhecido justamente por criar filmes de qualidade implacável sobre a máfia.

São diversos longas a respeito do crime organizado no catálogo do diretor, e para começar bem, vamos de Os Infiltrados, um thriller com um elenco de respeito e uma guinada final surpreendente que prende qualquer espectador.

Aqui temos uma longa e intrincada obra sobre um infiltrado da polícia na máfia e um infiltrado da máfia na polícia, o que leva a um nó de acontecimentos que flertam com o humor, mas sem abrir mão da violência fria e do suspense.

Imagem de capa do item

Era Uma Vez na América (1993)

Não poderia faltar na lista o clássico de Sergio Leone. Contando com quase 4 horas de duração, Era Uma Vez na América conta com nomes de peso no elenco, que já figuraram em outros clássicos mafiosos: Robert De Niro e Joe Pesci.

A trama mostra a ascensão de um grupo de garotos do gueto até se tornarem senhores do crime, assim como sua inevitável queda do poder.

Imagem de capa do item

Estrada para Perdição (2002)

Adaptando uma HQ da DC Comics publicada pelo selo Paradox Press, este filme consolidou o diretor Sam Mendes em Hollywood.

A trama mostra um mafioso e seu filho, duranto o ano da Grande Depressão Americana, procurando vingança pela morte de sua família.

Sendo extremamente belo, Estrada para a Perdição ainda conta com um show de atuação por parte de Tom Hanks e Paul Newman. Um filme simplesmente imperdível.

Imagem de capa do item

Cassino (1995)

Mais um de Scorsese para a lista, aqui temos um incrível conto mafioso ambientado em Las Vegas.

O filme opera dentro da fórmula "Scorsese" de filmes sobre o crime organizado, ou seja: garantia de qualidade. A trama lida com diversos temas densos através de seus personagens problemáticos, mostrando também de maneira quase educativa como a máfia usa o império de Las Vegas para lavar dinheiro.

Além de tudo, o filme conta com figuras conhecidas dos filmes de Scorsese: Robert De Niro e Joe Pesci voltam a trabalhar juntos, em mais uma atuação excelente.

Imagem de capa do item

Scarface (1983)

Outro grande filme sobre a máfia é Scarface com Al Pacino, uma lenda viva no reino da atuação que se sente particularmente mais confortável interpretando personagens dúbios. Nessa trama, Pacino dá um show encarnando Tony Montana, um refugiado Cubano que encontra abrigo nos EUA, escalando rapidamente no submundo do crime até se tornar um senhor da máfia.

O longa acompanha desde a ascensão do personagem até seu derradeiro e trágico final: um momento que ficou eternizado na história do cinema devido às suas proporções épicas.

Imagem de capa do item

Os Intocáveis (1987)

O filme registra o período da Lei Seca, Os Intocáveis mostra uma caça frenética ao senhor do crime Al Capone (Robert DeNiro).

Contando com um elenco extremamente afiado (Sean Connery, Kevin Costner e Andy Garcia), o filme mostra uma caça implacável contra o crime, escalando cada vez mais em níveis de suspense e ação muito bem equilibrados.

Imagem de capa do item

Senhores do Crime (2007)

Considerado um clássico moderno por muitos, Senhores do Crime mostra um olhar incisivo e frio sobre a máfia de Londres, acompanhando as consequências violentas do amor entre Nikolai, um homem misterioso, e Anna, uma mulher que acabou vendo mais evidências do que deveria contra uma família mafiosa.

O longa conta com atuações extramente intensas por parte dos envolvidos, e são nomes de qualidade que permeiam este drama criminoso de David Cronenberg: Viggo Mortensen e Naomi Watts simplesmente brilham em tela.

Imagem de capa do item

Os Bons Companheiros (1990)

Não podia faltar a obra máxima de Martin Scorsese sobre a máfia: Os Bons Companheiros.

Com nomes como Robert De Niro (olha ele aí de novo), Ray Liotta Joe Pesci no elenco, temos um longa inovador que narra a ascensão de um jovem através da máfia. É difícil dizer algo que ainda não tenha sido dito sobre Bons Companheiros: é um clássico, influenciou incontáveis outros filmes do gênero e envelheceu muito bem. Se ainda não conferiu, é obrigatório.

Imagem de capa do item

O Poderoso Chefão (1972)

Por fim, temos o filme que sintetiza o gênero, sendo considerado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos.

Na trilogia, acompanhamos toda a saga de uma família mafiosa lutando para incutir sua presença no submundo do crime Americano. O filme mais celebrado da trilogia é o primeiro, que dispõe da inesquecível performance de Marlon Brando como Don Vito Corleone.

Nomes que viraram sinônimos de filmes sobre o crime pipocam na tela: temos até Al Pacino como Michael Corleone e, no segundo filme, Robert De Niro como um jovem Don Vito.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais