10 melhores filmes de desastre de todos os tempos
10 melhores filmes de desastre de todos os tempos
Destruição total no cinema!
Um dos subgêneros mais antigos do cinema, o filme de desastre – ou filme-catástrofe – é aquele que apresenta enredos apocalípticos ou que se concentra em algum grande acidente, seja causado por resultados ambientais, falha humana ou até mesmo por seres extra-terrestres.
Nessa lista, você vai conhecer ou relembrar de alguns dos melhores e mais marcantes filmes dessa leva. Confira:
2012
Se tem alguém que a gente pode chamar de "o mestre do filme-catástrofe", esse alguém é Rolan Emmerich. O cineasta dirigiu pelo menos uns 5 filmes do gênero, com alguns deles marcando presença nessa lista.
Um dos seus mais famosos é o longa 2012, lançado em 2009, que faz referências ao Calendário de Contagem Longa dos Maias. A obra faz um retrato de eventos cataclísmicos que se desenrolam na Terra no ano de 2012, devido ao aquecimento do núcleo do planeta, causando o deslocamento da crosta terrestre. Isso resulta em vários tipos de cenários apocalípticos, que vão desde a Califórnia caindo no Oceano Pacífico, até grandes terremotos no Rio de Janeiro. A trama se concentra num grande grupo de personagens - interpretados por estrelas como Chiwetel Ejiofor, Thandie Newton e Woody Harrelson.- e em como eles escapam de todo o desastre.
A Onda
Esse filme-catástrofe norueguês lançado em 2015 retrata a história de um geólogo e sua família enquanto lutam para sobreviver após uma avalanche na montanha de Akneset, incidente que acaba causando uma onda de 85 metros de altura.
A Onda é baseado em um acidente com um tsunami que destruiu a aldeia de Tafjord em 7 de abril de 1934, matando 40 pessoas na Noruega. O diretor Roar Uthaug sempre foi fãs de filmes de desastres americanos e aceitou o desafio de fazer um seu país. O resultado foi um longa bem sucedido, bastante aclamado pela crítica e o representa da Noruega no Oscar.
Impacto Profundo
Produzido por Steven Spielberg, Impacto Profundo chegou aos cinemas em 1998 e apresentou essa premissa apocalíptica envolvendo um corpo celeste em rota de colisão com a Terra. Apesar do governo americano esconder o fato, uma repórter revela a verdade, obrigando as autoridades a anunciarem seu plano, na tentativa de salvar o planeta.
Apesar do envio de astronautas para detonar o asteróide, um pedaço dele acaba caindo na Terra, gerando um tsunami devastador que acaba com milhões de vidas. Impacto Profundo é dirigido por Mimi Leder e estrelado por Robert Duvall, Elijah Wood e Morgan Freeman.
Melancholia
Nesse filme do cineasta Lars Von Trier lançado em 2011, Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg vivem duas irmãs deprimidas devido a iminente colisão de um planeta com a Terra. Mas diferente dos outros títulos da lista, este filme-catástrofe assume mais uma abordagem dramática e "cult", trazendo toda a destruição do planeta como uma metáfora para a vida das personagens.
Armageddon
Lançado poucos meses depois de Impacto Profundo, em 1998, Armageddon parte da mesma premissa: um asteroide entra em rota de colisão com a Terra. Mas devemos lembrar que aqui é um filme de Michael Bay (Transformers), o que significa que tem mais ação e explosão.
Na trama, a NASA treina uma equipe de funcionários petrolíferos para colocar uma ogiva nuclear no asteróide a fim de poupar a Terra. O final é emocionante o suficiente ao ponto de você chorar ao som de I Don't Want to Miss a Thing, do Aerosmith. O elenco inclui Bruce Willis, Ben Affleck, Liv Tyler, Owen Wilson e Robert Duvall.
Twister
Twister foi lançado em 1996 e nos coloca sob a ameaça de uma tempestade que não acontece há décadas mas que agora está se prenunciando. Na trama, dois grupos de cientistas rivais planejam entrar para a história colocando sensores no tornado, mas para que isso aconteça, é necessário ficar o mais próximo possível do tornado e torcer para que os sensores sejam sugados pela tempestade.
O longa apresentou algumas sequências de ação realmente impressionantes foi um dos grandes sucessos de bilheteria de 1996.
O dia depois de amanhã
Aqui está mais um filme de desastre ambiental dirigido por Roland Emmerich. Nesse longa de 2004, as mudanças climáticas desencadeiam uma série de eventos que enviam enormes tempestades por toda a Terra, nos levando a uma nova era glacial.
Com direito a muitas cenas de catástrofe, incluindo a de um gigantesco tsunami atingindo Manhattan, O Dia Depois de Amanhã ainda nos coloca a par dos protagonistas Jack (Dennis Quaid) e Sam (Jake Gyllenhaal), pai e filho que tentam se encontrar em meio a todo o desastre.
Independence Day
Quando a humanidade descobre que enormes objetos estão em curso da Terra, rapidamente se cogita a possibilidade de asteroides. Mas logo, é descoberto tratar-se de naves espaciais pilotadas por alienígenas e sua intenção é promover um ataque esmagador nas principais cidades do planeta. No dia da independência dos Estados Unidos, 4 de julho, surge a possibilidade de vencer os invasores, mas para isso todas as nações vão precisar se unir.
Também dirigido por Roland Emmerich, Independence Day é cheio de ação e reviravoltas dramáticas, e conta com um elenco estelar encabeçado por Will Smith, Jeff Goldblum e Bill Pullman.
O Impossível
Esse é daqueles filmes que você não pode assistir despreparado, sem uma boa quantidade de lencinhos à sua disposição. O Impossível, de 2012, retrata o desastre real que aconteceu na Tailândia em 2004, quando um tsunami de proporções devastadora atingiu o local. A premissa acompanha a experiência da espanhola María Belón (Naomi Watts) e sua família, que sobreviveu a tragédia.
A cena do tsunami é assustadora, pois diferente da maioria dos filmes dessa lista, ela consegue ser extremamente realista, fazendo o espectador sentir na pele todo o horror do episódio. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho enfrentam situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia do que pode ter acontecido com os outros.
Ewan McGregor interpreta o marido de Maria, enquanto o filho mais velho é vivido por Tom Holland, em uma bela estreia no cinema.
Titanic
Ao pensar em Titanic, pode ser que a primeira coisa que lhe venha a cabeça seja o romance inesquecível entre Rose e Jack. Mas não devemos esquecer que Titanic é um dos maiores filmes-catástrofes da história do cinema.
Comandado por James Cameron em uma escala de produção absurda, essa bem-sucedida obra de 1997 nos apresentou um dos grandes desastres marítimos da história: o naufrágio do RMS Titanic, o maior navio de passageiros da época. A última hora de sua longa duração, acompanha os personagens enfrentando um destino terrível após a máquina colidir com um iceberg, nos deleitando com uma das sequências mais eletrizantes e emocionantes do cinema.