Capa da Publicação

10 Melhores filmes de assalto!

Por Lucas Rafael

No cinema, existe o subgênero de Heist Movies, os famosos Filmes de Assalto cuja trama costuma girar em torno de um grupo de pessoas orquestrando um roubo, com o terceiro ato sendo focado na execução deste roubo em questão enquanto os dois primeiros exploram a necessidade para o roubo ser cometido e o preparo do golpe.

O cinema está cheio de filmes que seguem esta premissa, alguns deles já se consagraram clássicos, outros são ótimos longas que merecem sua atenção. Nesta lista, confira os 10 Melhores Filmes de Assalto! Como existem muitos filmes expoentes deste gênero, vai faltar aquele que talvez seja especial para você. Faltou? Comente!

Imagem de capa do item

As Viúvas (2018)

Neste filme brilhante de Steve McQueen, vemos um grupo de viúvas que perderam os maridos enquanto eles roubavam um político local.

Agora, intimidadas pelo crime organizado, elas se veem pressionadas em conseguir a grana de volta. Como farão? Roubando outro político local.

Com um elenco estelar que inclui Viola Davis, Colin Farrel e Liam Neeson, o filme Viúvas ainda tece críticas sociais sorvidas na trama intensa que equilibra suspense com ação graciosamente.

Imagem de capa do item

Logan Lucky - Roubo em Família (2017)

Filme do icônico Steven Soderbergh, Logan Lucky apresenta uma comédia divertida na qual dois irmãos desajustados juntos de um criminoso um tanto suspeito tentam assaltar um circuito de corrida.

Com performances incríveis, situações hilárias e a direção primorosa de Soderbergh, Logan Lucky traz um filme que diverte no mesmo nível que te prende no sofá.

A ação situacional aqui é absurda, jogando personagens hilários em situações penosas na tentativa de assaltarem um circuito de corrida da Coca-Cola. É um bom filme pipoca, complementado por um elenco que inclui nomes como Adam Driver, Channing Tatum e Daniel Craig.

Imagem de capa do item

A Origem (2010)

Filme celebrado do diretor Christopher Nolan, o longa A Origem se trata de um Heist Movie com um twist. Ao invés de assaltarem objetos tangíveis, nossos ladrões visam invadir sonhos para plantarem ideias.

Tecendo um universo único e onírico, A Origem é uma pira que precisa de um roteiro forte para funcionar narrativamente, e é exatamente isso que temos aqui.

Brincando com a lógica dos sonhos para colocar os personagens em diversas situações inusitadas e malucas, A Origem é um longa de ação e assalto diferenciado populado por um elenco estelar que inclui Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt e Tom Hardy.

Imagem de capa do item

Fogo Contra Fogo (1995)

Neste clássico filme do mestre Michael Mann, o diretor coloca Robert DeNiro em rota de colisão com Al Pacino.

Na trama, Pacino interpreta um tenente implacável na luta contra o crime, enquanto DeNiro é um assaltante profissional de renome que busca executar um golpe grandioso, mesmo sendo investigado pelo personagem de Pacino.

É um dos melhores filmes do mundo, sem hipérboles. Dois homens obcecados por seu ramo entram em rota de colisão, e o resultado é nada menos do que violência e desamparo.

Com um elenco forte entregando atuações magistrais e uma direção precisa e elegante, Michael Mann entregou um clássico moderno através de Fogo Contra Fogo.

Imagem de capa do item

Truque de Mestre (2013)

Truque de Mestre reúne um elenco magistral para criar um filme de assalto com proposta diferenciada. Aqui, a gangue de assaltantes é formada por um grupo de mágicos ilusionistas que se valem de seus truques para completarem seus golpes.

A casa cai quando um agente do FBI tenta descobrir como estas pessoas efetuam os golpes, sendo que os assaltos normalmente são efetuados durante a apresentação dos mágicos, que dão o dinheiro roubado para a plateia.

Os nomes do elenco incluem astros como Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Woody Harrelson, Morgan Freeman, Mélanie Laurent e Michael Caine.

O filme é extremamente bobo e surreal no que mostra na tela mas ei, cinema é pra essas coisas.

Imagem de capa do item

Point Break - Caçadores de Emoções (1991)

Neste clássico com Keanu Reeves e Patrick Swayze, vemos um agente se infiltrando num grupo de assaltantes experts que usam máscaras do presidente Reagan em seus golpes.

Quem são esses criminosos infames e profissionais? Um grupo de esportistas radicais com uma filosofia bastante única de vida, comandados pelo guru Bodhi (Swayze).

Conforme se infiltra no grupo criminoso, o agente Utah (Reeves) vai se vendo cada vez mais intoxicado pelo estilo de vida da gangue, fazendo amizades e construindo relacionamentos perigosos que podem custar a sua carreira.

Repleto de momentos alucinantes e assaltos de tirar o fôlego, Caçadores de Emoções é um título obrigatório para qualquer fã do gênero.

Imagem de capa do item

Baby Driver - Em Ritmo de Fuga (2017)

Edgar Wright, famoso por seus filmes bobinhos e divertidos, dirigiu esse filme de um motorista chamado Baby (Ansel Elgort) que dirige para assaltantes com seu fonezinho de ouvido e um mp3, que ele nunca tira enquanto dirige por conta de um trauma de infância.

O mocinho se apaixona por uma garota e encontra uma brecha pra sair do mundo do crime, mas seu chefão e seus colegas de trabalho o impedem de ter uma vida tranquila.

O filme possui cenas agitadas e adoráveis ao mesmo tempo, com música misturada com ação que te deixará empolgado a todo momento.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga (2015)

Não podia faltar o representante heroico da lista, Homem-Formiga, que para se afastar da fórmula Marvel, construiu seu enredo nos moldes de um Heist Movie.

Aqui, Scott Lang (Paul Rudd) precisa executar um assalto planejado por Hank Pym (Michael Douglas) para salvar o mundo.

O filme combinou bem com a temática de assalto, empregada de maneira excelente e com muito bom humor, tornando Homem-Formiga um longa diferenciado no currículo da Marvel justamente por abraçar a estrutura de um filme de assalto.

Imagem de capa do item

11 Homens e Um Segredo (2001)

Mais um longa de Steven Soderbergh na lista. Digamos que o diretor curte realizar filmes de assalto.

Neste aqui, talvez o mais emblemático do gênero, temos um elenco do peso sob o comando de Danny Ocean (George Clooney), um ladrão carismático que reúne uma equipe de especilaistas para tentar um roubo ultra-arriscado.

Eles querem extrair mais de US $150 Milhões de dólares de três cassinos em Las Vegas.

Além de Clooney, o elenco ainda abarca Brad Pitt, Matt Damon, Don Cheadle, Andy Garcia e Julia Roberts.

Recentemente, um remake feminino do filme foi lançado, sendo também digno de nota.

Imagem de capa do item

Missão Impossível (1995)

A maioria dos longas Missão Impossível possuem acordes de filmes de assalto, então vamos logo mandar aqui um salve para toda a franquia.

Filmes de assalto normalmente colocam nossos personagens em situações intensas das quais precisam se safar rapidamente, antes de serem pegos ou descobertos, disparando um sistema de alarme ou coisa do tipo. Missão Impossível brinca exatamente com estas mecânicas através de todos os seus filmes.

Nestes filmes, acompanhamos o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) e sua equipe lidando com organizações secretas, ameaças terroristas ou conspirações de espionagem internas.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais