10 melhores filmes de ação da década!

Capa da Publicação

10 melhores filmes de ação da década!

Por Raphael Martins

O cinema de ação continuou sua tradição de arrecadar milhões de dólares mundialmente na base da porrada, da perseguição frenética e do tiro nos anos 2010. Vimos franquias novas nascerem, franquias velhas retornarem e antigos heróis voltando a fazer oque fazem de melhor: explodir coisas e dizer frases de efeito.

Não foi fácil, mas elegemos os melhores filmes de ação dos últimos 10 anos e os listamos aqui, não necessariamente em ordem de preferência, é claro. Afinal, cada um tem seu preferido dentro do coração!

John Wick: De Volta ao Jogo (2014)

Se hoje Keanu Reeves é o homem da hora, boa parte disso se deve ao seu mais novo personagem de sucesso, o assassino e adorador de doguinhos John Wick.

No filme dirigido por Chad Stahelski e David Leitch, John Wick é um ex-assassino da máfia, que saiu daquela vida após encontrar o amor. Quando a esposa morre, deixa para ele um cachorrinho para que ele crie com muito amor... aí vem o filho de um grande mafioso e mata ele.

O personagem então sai em uma busca sangrenta por vingança, atirando em tudo o que vê pela frente. O sucesso foi tão grande que gerou mais duas sequências, um game e vários outros projetos paraleos estão no horizonte, como uma série de TV e um filme derivado.

007: Operação Skyfall (2012)

No terceiro filme com Daniel Craig no papel de James Bond, o agente secreto investiga um ataque contra o MI6, o serviço secreto britânico, orquestrado por um antigo funcionário da organização, que tem sede de vingança contra M (Judi Dench).

O filme mostra Bond em ação em várias partes do mundo, dos arranha-céus de Xangai aos túneis de Londres, além de mostrar um lado mais vulnerável de M nunca antes visto nos seis filmes anteriores em que a personagem apareceu.

Kingsman: Serviço Secreto (2014)

Baseado nos quadrinhos de mesmo nome criados por Mark Millar, o filme conta a história de Eggsy (Taron Egerton), um jovem comum dos subúrbios de Londres, que tem a chance de seguir os passos do seu pai e se transformar em um agente secreto da Kingsman, uma organização supersecreta formada por agentes treinados para salvar o mundo.

Auxiliando o jovem está Harry Hart (Colin Firth), agente da Kingsman e amigo do falecido pai de Eggsy, que toma para si a responsabilidade de transformar o menino inconsequente em um homem respeitável. E ele vai aprender na prática, pois o vilão Valentine (Samuel L. Jackson) está prestes a executar um plano cruel para dominar o mundo.

Operação Invasão (2011)

Mostrando que a Indonésia também sabe fazer filme de ação, Operação Invasão foi uma grata surpresa para os fãs do gênero quando foi lançado em 2011, combinando coreografias de luta de altíssimo nível e um clima de tensão constante.

Na história, o soldado Rama (Uko Iwais) e um esquadrão de elite recebem a missão de invadirem um prédio e prenderem um chefão do crime, mas terão que antes passar por dezenas de assassinos armados e lutadores treinados para isso.

A sequência, Operação Invasão 2, traz combates ainda mais viscerais e uma história um pouco mais complexa.

Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018)

O mais novo filme da cinessérie Missão: Impossível não é só o melhor de toda a franquia, é também um dos melhores filmes de ação dos últimos 10 anos. Parte do mérito vai para Tom Cruise, que se recusou a usar dublês e fez quase todas as suas cenas de ação sozinho, mesmo após fraturar o tornozelo enquanto pulava de um prédio para outro.

Na nova aventura, o agente Ethan Hunt e sua equipe enfrentam uma poderosa organização terrorista munida de plutônio e armas nucleares, que deseja destruir a civilização humana como a conhecemos. Destaque para o personagem de Henry Cavill, que ostentava um belo bigode que virou o centro de uma grande polêmica envolvendo seu filme anterior, Liga da Justiça.

Dredd (2012)

A nova adaptação dos quadrinhos do Juiz Dredd para o cinema não lembra nem de longe a versão noventista estrelada por Sylvester Stallone, se aproximando muito mais do material base.

Aqui, Dredd é vivido por Karl Urban, que junto com uma aspirante a juíza, precisa prender a criminosa Ma-Ma (Lena Headey) em seu quartel general, um complexo residencial caótico e com centenas de andares.

Assim como nos quadrinhos, Dredd jamais tira seu capacete e é absolutamente incorruptível, executando a lei doa a quem doer.

Jack Reacher: O Último Tiro (2012)

Jack Reacher é uma série de 22 livros escritos por Lee Child, adaptada para os cinemas em um filme com Tom Cruise no papel principal. O filme é baseado no nono livro, One Shot.

Ex-militar condecorado tornado andarilho, Jack Reacher precisa desvendar um caso de múltiplos assassinatos, em que o suposto atirador, apesar de psicótico e com todas as provas apontando contra ele, se diz inocente. Em sua investigação, Reacher vai descobrir que existe uma conspiração enorme por trás dessas mortes.

Hardcore: Missão Extrema (2015)

Filmado inteiramente em primeira pessoa, este filme se assemelha muito a um jogo de tiro pelo estilo de câmera pelo ritmo frenético, onde a ação se desenrola de maneira quase ininterrupta.

A trama mostra Henry, um homem revivido da morte como um ciborgue, que passa a usar seu novo corpo e suas habilidades para salvar sua esposa de um vilão com poderes telecinéticos. Em seu caminho estão centenas de guerreiros iguais a ele, que não vão facilitar nem um pouco esse resgate.

Com um controle na mão e um pouquinho de imaginação, é como jogar um FPS dos bons.

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)

O quinto filme da franquia é considerado um ponto de transição, onde o foco deixou de ser as corridas clandestinas de carro e passou a ser na ação desenfreada, praticamente transformando os personagens em super-heróis com seus feitos impossíveis.

O palco da aventura agora é o Rio de Janeiro, onde Dominic Toretto (Vin Diesel) e sua família vão para se esconder após fugirem da prisão. Lá, eles terão que enfrentar bandidos mandados por um chefão do crime da cidade e também o agente da lei Luke Hobbs (Dwayne Johnson), que está determinado a prender Dom e todos os seus aliados.

Elogiado pelo público e pela crítica, Operação Rio é tido pelos fãs como o melhor filme da série. This is Brazil!

Os Mercenários (2010)

Os Mercenários reunia, no mesmo filme, os maiores astros de ação de todos os tempos, sendo feito para homenagear todo o gênero, que tanto lotou cinemas nos anos 80 e 90.

Sylvester Stallone lidera um grupo de guerreiros de aluguel formado por Jason Statham, Dolph Lundgren, Jet Li, Terry Crews e outros, com a missão de um ditador latino-americano. Mas ao chegarem lá, descobrem que as coisas não eram exatamente o que pareciam ser, ficando em maus lençóis depois que um dos membros da equipe decide traí-los.

As sequências foram ficando cada vez maiores e trazendo mais heróis de ação, como os lendários Chuck Norris e Jean-Claude Van Damme no segundo filme.