10 melhores filmes animados da DreamWorks!

Capa da Publicação

10 melhores filmes animados da DreamWorks!

Por Evandro Lira

Um dos maiores estúdios de animação de Hollywood, a DreamWorks Animation, vem lançando filmes desde o final da década de 90, se firmando como o maior concorrente da Disney e da Pixar.

Fundado pelo cineasta Steven Spielberg, o executivo musical David Geffen e o ex-executivo da Disney, Jeffrey Katzenberg, a DreamWorks é responsável por produzir alguns dos longas animados mais populares das últimas décadas. Nessa lista, você confere os 10 melhores filmes lançados pelo estúdio!

A seleção foi feita pensando em único filme por franquia, ainda que algumas delas tenham outros ótimo filmes.

Imagem de capa do item

O Caminho para El Dorado

Lançado em 2000, essa aventura coloca os amigos e vigaristas Miguel e Túlio a caminho da lendária Cidade de Ouro, El Dorado. Cheio de energia, o longa é capaz de agradar crianças e adultos ao falar sobre temas como amizade e ambição, e ainda nos coloca na perspectiva desses personagens cheios de defeito e fraquezas.

O Caminho para El Dolrado traz canções de Elton John, tal qual o clássico da Disney, Rei Leão.

Imagem de capa do item

Os Sem-Floresta

Ao acordarem da hibernação, os animais de uma floresta descobrem que um condomínio suburbano foi construído ao redor do seu habitat. Usando isso a seu favor, um guaxinim engana um grupo de animais para ajudá-lo a invadir o condomínio em busca de comida, tudo isso para pagar sua dívida com um urso perigoso. Essa é a premissa de Os Sem-Floresta, filme de 2006, que rendeu muitos elogios a DreamWorks, pelo seu humor e sátira do consumo de vida americano.

Imagem de capa do item

Madagascar

Madagascar foi lançado em 2005 e foi um verdadeiro sucesso de bilheteria. O filme narra a história de um grupo de animais de um zoológico de Nova York que acabam perdidos na selva de Madagascar.

O longa de animação conquistou o público especialmente pelo seu humor e apresentou personagens inesquecíveis, como Alex, um leão mimado; Marty, uma enérgica zebra; Melman, uma girafa hipocondríaca; Gloria, um hipopótamo confiante; o excêntrico Rei Julien, rei dos lêmures; e o grupo de pinguins mais inteligentes da ficção.

Madagascar ganhou algumas continuações, além de spin-offs para o cinema e televisão.

Imagem de capa do item

Spirit: O Corcel Indomável

Spirit é um corcel livre, líder de um rebanho, até o dia em que é capturado por humanos. Sob supervisão de seus novos "donos", Spirit resiste aos treinamentos e luta pela sua liberdade, nunca perdendo as esperanças de voltar para casa.

Ao contrário de várias animações, os animais de Spirit não são retratados em um estilo antropomórfico. Aqui eles se comunicam através de sons e linguagem corporal, como cavalos reais.

O longa foi elogiado pelo seu visual e pelo poder de encantar crianças do mundo inteiro.

Imagem de capa do item

FormiguinhaZ

O primeiro filme da DreamWorks é também um dos seus melhores filmes e se concentra numa formiga neurótica interpretada por Woody Allen. Aclamado pela crítica, o filme teve sua estreia no Festival de Toronto, e conquistou o público pela temática inspiradora que conversava até mais com adultos do que crianças. No filme, Z rompe com as regras da sua sociedade totalitária enquanto tenta conquistar o amor da sua vida.

A estreia do filme foi acompanhada de uma controversa, que envolvia vingança e o roubo de uma ideia. O diretor da DreamWorks, Jeffrey Katzenberg, deixou a Disney por causa de uma rixa com a empresa, e alguns rumores afirmavam que Katzenberg sabia que a Pixar, parceria da Disney, estaria produzindo uma animação em 3D sobre uma colônia de formigas, o até então inédito Vida de Inseto. Os dois filmes acabaram chegando nos cinemas no mesmo ano. Essa história nunca foi comprovada.

Imagem de capa do item

Kung Fu Panda

Kung Fu Panda conta a história de , um panda fascinado pelo kung fu que acaba tendo que assumir o manto do Dragão Guerreiro e derrotar o grande vilão Tai Lung, mas tudo seria mais fácil se ao menos ele soubesse lutar...

Esse longa de animação de 2008 foi bem elogiado pela crítica e estreou sob aplausos no Festival de Cannes, um dos maiores do mundo. O elenco é cheio de estrelas, como Jack Black, Dustin Hoffman, Ian McShane, Angelina Jolie, Lucy Liu e Jack Chan.

Imagem de capa do item

A Fuga das Galinhas

Esse filme de stop-motion foi lançado em 2000 e trouxe a incrível jornada de um grupo de galinhas que encontra a oportunidade perfeita para fugir de uma granja e de seus donos perversos.

A Fuga das Galinhas foi amplamente elogiado pela crítica, especialmente pela forma inteligente com que desempenhava sua crítica.

Imagem de capa do item

O Príncipe do Egito

Um dos mais aclamados filmes da DreamWorks. O Príncipe do Egito foi o primeiro filme do estúdio a ser realizado com animação tradicional.

É uma adaptação de Êxodo, o segundo livro do Antigo Testamento. Segue a história de Moisés desde sua vivência como príncipe do Egito até sua missão de libertar o povo hebreu.

O longa contou com a trilha sonora de Hans Zimmer, além do incrível elenco de vozes: Val Kilmer, Ralph Fiennes, Michelle Pfeiffer, Sandra Bullock, Jeff Goldblum, Danny Glover, Patrick Stewart e Helen Mirren.

Imagem de capa do item

Como Treinar Seu Dragão

A franquia Como Treinar Seu Dragão rapidamente se tornou uma das mais queridas da década, com o lançamento do primeiro filme, lá em 2010.

A trama gira em torno de Soluço, um jovem Viking aspirante a caçador de dragões, que passa a cultivar uma amizade improvável com um... dragão. A relação de Soluço e Banguela é a chave para que o garoto se esforce a fim de convencer a sua tribo de que os seres mitológicos não precisam ser caçados.

A animação concorreu ao Oscar e foi aclamada pela crítica, que destacou seu potencial dramático e suas cenas de ação empolgantes.

Imagem de capa do item

Shrek 2

A sequência de Shrek, lançada em 2004, merece um lugar especial nessa lista, pois consegue ser o melhor exemplar da franquia.

Depois que os pais da Princesa Fiona convidam ela e Shrek para passar um tempo em Tão Tão Distante, os recém-casados passam a enfrentar problemas, especialmente porque os reis não sabiam que os dois eram ogros.

É nele que são introduzidos personagens como a Fada Madrinha, o Príncipe Encantado, e o Gato de Botas. Além de trazer o retorno do incomparável Burro.