10 melhores fases-tutoriais dos games!

Capa da Publicação

10 melhores fases-tutoriais dos games!

Por Lucas Rafael

Todo jogo opera sob um conjunto de regras que determinam seu gameplay, e embora alguns gêneros possam ser semelhantes, cada jogo é diferente na execução de suas mecânicas e jogabilidade. Por esse motivo existem os tutoriais, pequenos trechos no início dos jogos que visam familiarizar o jogador com aqueles controles e mecânicas.

Nesta lista, vamos abordar alguns jogos que fazem um uso criativo e inventivo dessa sessão, ensinando os jogadores o básico sem perder o estilo. Faltou alguma fase que você julga essencial? Fale pra gente nos comentários e contribua para a lista!

Imagem de capa do item

O primeiro Colosso em Shadow of The Colossus

Shadow of The Colossus é um jogo que conta com uma maneira bastante orgânica de introduzir suas mecânicas básicas ao jogador, desde a habilidade de pular e escalar até o manejo de espada, arco e flecha e andar a cavalo.

O primeiro colosso do jogo aparece como um obstáculo imponente que de primeira, intimida os jogadores de primeira viagem. Mas basta escalá-lo que você já se vê pronto para o próximo desafio, preparado para o que der e vier.

Imagem de capa do item

Acordando em Portal 2

Os tutoriais mais chatos geralmente costumam ser aqueles mais básicos, que ensinam o jogador a olhar para cima e para baixo antes de introduzir suas mecânicas. Portal 2 tem um jeito genial de introduzir isso, disfarçando a sessão tutorial como um teste de bem-estar da cobaia (sua personagem) dos laboratórios Aperture, tudo sendo guiado pela voz robótica de Wheatley, uma inteligência artificial hilária.

Imagem de capa do item

A paródia de Far Cry 3: Blood Dragon

Far Cry: Blood Dragon possui um dos tutoriais mais irritantes e geniais já postos em um game. Aqui, existe um senso de paródia bem latente, com o tutorial ensinando comandos super básicos ao jogador enquanto o protagonista, Rex, reflete nossa frustração com a quantidade de menus e instruções superficiais, tornando-se cada vez mais impaciente e ávido para matar pessoas.

Imagem de capa do item

Orientação holográfica em Half-Life

Half-Life é um FPS clássico, disso todos sabem. Mas toda sua fama e status se justificam até nos menores momentos do jogo, como seu tutorial: uma sessão de treinamento para que o cientista Gordon Freeman se habitue com seu novo traje, tudo guiado por uma simpática manifestação holográfica que guia o jogador através do tutorial.

Disfarçar a aula de comandos e mecânicas como um treinamento pode não parecer uma ideia inovadora hoje em dia. Mas acreditem, na época foi algo genial que inspirou diversos outros jogos futuros em fazerem o mesmo.

Imagem de capa do item

De Volta ao Berço em Fallout 3

Fallout 3 conta com um tutorial e criação de personagem simplesmente genial: o jogo demonstra seu personagem no nascimento, fazendo você escolher seus atributos em um livro-infantil. E então ensina as mecânicas do jogo situando o jogador em diversas partes da infância e adolescência do personagem, passando por aulas de tiro com seu pai e até te ensinando como manipular outros personagens através de uma festa infantil.

Imagem de capa do item

Uma voz conhecida em Spider-Man 2: The Game

Um dos pontos altos dos jogos antigos do Teioso eram os tutoriais, geralmente narrados pela emblemática voz do astro Bruce Campbell (que aparecia em pontas divertidas dos filmes de Sam Raimi), narrando os comandos básicos do jogo com certa ironia, sempre dotado de um humor peculiar para incentivar o jogador a aprender o básico das mecânicas.

Imagem de capa do item

Medindo suas habilidades em Call of Duty: Modern Warfare

Modern Warfare inicia seu tutorial ensinando o básico ao jogador em uma sessão tutorial que faz bastante sentido dentro do contexto miltiar do jogo: um novo recruta testando suas habilidades em um percurso de treino. Além do jogo usar o desempenho do jogador nas sessão para medir a dificuldade sugerida do game, ainda é possível refazer a missão depois e tentar bater o seu próprio recorde, mensurando assim o quanto suas habilidades no jogo foram refinadas.

Imagem de capa do item

Um sonho ruim em Alan Wake

Alan Wake é um excelente jogo de ação/terror que deixou muitos fãs órfãos de uma sequência (American Nightmare não é bem o que queríamos, vai). O jogo começa situando o jogador em um pesadelo do protagonista, usando o cenário ominoso como justificativa para que você aprenda o básico da movimentação assim como uma das mecânicas mais importantes do jogo: o uso da lanterna para derrotar inimigos.

Imagem de capa do item

O espetáculo em God of War III

A introdução e fase tutorial de God of War III possui um objetivo que cumpre com eficiência: surpreender o jogador. Conforme você vai aprendendo a dominar a movimentação e golpes do protagonista Kratos, o jogo te lança contra hordas de inimigos que você deve combater nas costas da Titã Gaia enquanto ela escala o Olimpo para confrontar os deuses. É adrenalina pura, uma espetáculo visual que torna o tutorial algo muito mais interessante do que é costumeiramente.

Imagem de capa do item

Se vira aí em Dark Souls

Dark Souls provavelmente conta com um dos tutoriais mais orgânicos e inesquecíveis de todos os tempos. Ao sair de sua cela no Undead Asylum, o jogador aprende algumas noções básicas de gameplay antes de ficar frente a frente com o Asylum Demon, um grande e nada simpático demônio que irá testar seus nervos já no início da aventura.

Jogadores veteranos já sabem a melhor maneira de contornar a situação aqui, sendo que dependendo do item que você seleciona ao começar a aventura, é possível até mesmo eliminar o chefe no primeiro encontro. Ainda assim, quando jogadores inexperientes se deparam com o monstrengo, é uma experiência que eles certamente não esquecerão tão cedo.