Capa da Publicação

10 Melhores evoluções dos trajes do Universo Cinematográfico da Marvel!

Por Gus Fiaux

Nem todo herói usa capa, mas os trajes heroicos são sempre um charme à parte. E no caso do Universo Cinematográfico da Marvel, vimos vários personagens – tanto nos filmes quanto nas séries – usando belíssimos uniformes inspirados nos quadrinhos. Porém, como a evolução é constante, muitos deles souberam se reinventar.

Nesta lista, você vai ver as 10 melhores evoluções dos trajes heroicos do Universo Cinematográfico da Marvel. Por conta disso, estarei explorando não apenas o visual de cada traje, mas também funcionalidade e suas melhorias práticas desde que foram introduzidos até hoje.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Loki

Começamos esta lista com uma escolha peculiar, já que Loki não pode muito bem ser considerado um "super-herói", ainda que ele tenha tido toda sua jornada de redenção retratada na franquia do Thor e na dos Vingadores.

Seu traje representa toda essa evolução de personalidade e não apenas isso: a roupa dele também mostra sua evolução, desde príncipe de Asgard a uma figura mais interdimensional, por ter visitado outros planetas como a Terra. Sua roupa em Ragnarok casa com a proposta do filme e com sua evolução.

Imagem de capa do item

Demolidor

Não é apenas nos filmes que os personagens ganham evoluções em seus trajes. Nas séries de TV, temos o Demolidor. E o curioso aqui é que seu uniforme vai evoluindo conforme ele mesmo evolui como super-herói, deixando de ser um simples vigilante.

Começando em seu traje preto, reminiscente de O Homem Sem Medo das HQs, ele logo ganhou um primeiro traje de demônio, feito por Melvin Potter, um de seus aliados. Aos poucos, o uniforme evoluiu e foi ficando mais bonito, ainda que seja prático o suficiente para ser usado em combate.

Imagem de capa do item

Viúva Negra

Falando em trajes táticos, Natasha Romanoff sempre precisou de um traje que pudesse servir às suas habilidades como espiã. E é por isso que a Viúva Negra ganhou algumas mudanças ao longo dos anos - especialmente depois que ela entrou para os Vingadores.

Seu traje passou por pequenas diferenças, se formos analisar friamente. Os mais diferentes vieram em Era de Ultron, quando ela recebeu uma espécie de "faixas de energia", e em Guerra Infinita, já que ela precisava se disfarçar. Ainda assim, vale mencionar o de Guerra Civil, que tem vários elementos do seu traje nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro

Assim como a Viúva Negra, o Gavião Arqueiro tem uma grande necessidade por um traje mais tático e menos "bonito". E ainda assim, os filmes conseguiram nos presentear com uniformes bem elegantes, por mais que não sejam tão fiéis aos quadrinhos.

O primeiro uniforme do herói mostra a simplicidade de um agente da S.H.I.E.L.D. com um toque diferenciado, devido às suas habilidades de combate. Aos poucos, isso foi evoluindo e se tornando mais heroico, até se transformar no traje de Guerra Civil, que inclusive retém um pouco da palheta de cores das HQs.

Imagem de capa do item

Pantera Negra

Eu sei que há muitos de vocês que realmente não gostam do traje mais recente de T'Challa. Mas como dito no item introdutório, beleza não é o único fator levado em consideração. E se formos falar de utilidade, o Pantera Negra ganhou um upgrade monstruoso.

Embora seu primeiro traje, apresentado em Guerra Civil seja bem bonito, é o uniforme visto em seu filme solo e em Guerra Infinita que lhe dá mais poder, sendo capaz de absorver e redirecionar energia, além de se construir "sozinho" a partir de um colar de vibranium.

Imagem de capa do item

Soldado Invernal

Há uma certa poesia na evolução do figurino de Bucky Barnes. Quando o conhecemos, em Capitão América: O Primeiro Vingador, ele é um soldado com um traje azul bem característico. Isso logo foi substituído pela roupa sombria do Soldado Invernal.

Contudo, em Guerra Infinita, o herói ganha uma atualização visual que mostra o quanto o Bucky da velha guarda está de volta. Ele volta a usar sua jaqueta azul, e o braço biônico prateado é substituído por um membro de vibranium com detalhes dourados. Agora, só resta ele mesmo usar o traje do Capitão América....

Imagem de capa do item

Capitão América

Ao todo, o Capitão América já teve cerca de sete trajes nos quadrinhos, e cada um serve para demonstrar seu posicionamento em relação ao mundo ao seu redor. Em O Primeiro Vingador, vemos um traje teatral e outro de batalha, logo substituído pela vertente mais heroica do primeiro filme dos Vingadores.

Contudo, a mudança não para aí. Soldado Invernal nos apresentou o lado sério de Steve Rogers, e isso foi sendo evoluído aos poucos até Guerra Infinita, onde o herói deixa o escudo para dar lugar ao Nômade, uma figura bem mais experiente na batalha.

Imagem de capa do item

Thor

As vestimentas do Thor contam tanto sobre sua jornada quanto sua própria história. Quando o conhecemos, vemos um príncipe de Asgard, em toda sua nobreza e grandiosidade. Aos poucos, isso vai sendo mudado conforme o herói precisa se provar digno.

Ao chegar à Terra, o traje do Filho de Odin muda, mostrando uma figura mais contemporânea. Em Ragnarok, pudemos conhecer o lado guerreiro e gladiador do herói trovejante, e em Guerra Infinita, ele finalmente se prova digno, com um traje similar ao de seu primeiro filme, mas bem mais refinado e nobre.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

Apresentado em Capitão América: Guerra Civil, o Homem-Aranha é um personagem que está sempre crescendo e aprendendo, e isso pode ser visto através de sua vestimenta de batalha. Nós começamos como o traje caseiro do herói, que casa com as habilidades e capacidades de Peter Parker.

Contudo, o herói logo ganhou dois upgrades na mão do Homem de Ferro. Primeiro, um traje bem fiel aos quadrinhos, mas cheio de recursos tecnológicos que auxiliam o herói em suas missões. Mais recentemente, ele trajou o Aranha de Ferro, uma armadura que muitos fãs ansiavam para ver nos cinemas.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro

Algumas vezes, o traje faz o herói - e esse é justamente o caso do Homem de Ferro, por mais que Tony Stark tenha se provado muito mais que sua armadura. Desde o primeiro Homem de Ferro, que inaugurou o Universo Cinematográfico da Marvel, o traje passou por várias evoluções.

A cada filme, o herói apresenta uma nova armadura que traz novas utilidades e habilidades especiais. O traje visto em Guerra Infinita, que é uma adaptação do Modelo Prime das HQs, é um exemplo perfeito disso, pois mostra os poderes do Vingador Dourado em seu ápice.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux