Capa da Publicação

10 melhores episódios especiais de natal nas séries!

Por Raphael Martins

Ah, o natal. A época mais bonita do ano! As praças iluminadas, as casas enfeitadas, os presentes embaixo da árvore, a ceia, a família reunida… e vários episódios especiais das nossas séries favoritas para aquecer o nosso coração nesse dia tão especial.

Episódios de natal são quase sempre divertidos e deixam uma lição legal no final sobre amor e união. Outros te fazem bolar de rir por subverter tudo o que essa data representa. E claro, existem aqueles que, sempre serem exibidos ano após ano, acabam se tornando tão tradicionais quanto o jantar em família.

Hora de se reunir em volta da arvore e relembrar alguns desses momentos especiais das nossas séries preferidas!

Doctor Who

Desde que retornou à televisão, em 2005, Doctor Who tem sempre um episódio especial de natal com uma aventura inédita do Doutor para fechar a temporada. Nessas aventuras natalinas ele já impediu invasões alienígenas, conheceu novos companheiros, perdeu pessoas queridas e encarou grandes inimigos.

Mas não é só por isso que esses especiais são importantes. É sempre neles que acontece um momento que é ao mesmo tempo o mais e o menos esperado pelos fãs: a regeneração do Doutor, algo que sempre deixam os fãs chorando de soluçar.

Entretanto, esse ano a tradição será quebrada, já que teremos um especial de ano novo ao invés de um de natal.

Chaves

De tão amado e idolatrado por aqui, é como se Chaves fosse coisa nossa. Isso é tão verdade que o especial de natal do Chaves passa todo ano nas nossas telinhas. Sério, liguem a TV no dia de natal, vai estar lá.

Em um episódio cheio de momentos memoráveis, o Sr. Barriga convida os moradores da vila pra sua casa pra comemorar o feriado, e aí, como era de se esperar, muita confusão acontece. O clima natalino é tão forte que o episódio tem até um número musical!

Só é uma pena que ele não tenha a turma toda reunida, já que o Seu Madruga e o Quico haviam deixado a série nessa época. Ainda assim, vale cada minuto.

South Park

Nojento, ofensivo, escatológico e ultrajante. Essas são as palavras para definir o especial de natal da 8ª temporada de South Park, "Woodland Critter Christmas". Ou seja: mais um daqueles episódios sensacionais pra morrer de rir.

Nele, Stan ajuda um grupo de inocentes animaizinhos falantes a darem a luz a um bebê, que eles dizem ser o salvador. Mas mal sabia ele que esses animais eram na verdade adoradores do demônio e que estavam tentando trazer o anti-cristo à Terra há centenas de anos. Agora Stan, um trio de filhotes de leão e o Papai Noel são a única esperança da humanidade.

O vídeo não está mais disponível.

The Office

The Office tem vários especiais de natal, mas nenhum deles é mais memorável do que "Christmas Party", da 2ª temporada, mais um daqueles ótimos episódios em que uma situação normal do cotidiano descamba para o mais absoluto absurdo.

Nesse episódio, os funcionários da Dunder Mifflin são obrigados a participar do "amigo secreto" da firma, que acaba virando uma verdadeira loucura quando Michael Scott ganha luvas de cozinha de presente de Phyllis logo depois de dar um iPod caríssimo para a pessoa que ele tirou. Quem nunca, né?

Some a essa festa 15 garrafas de Vodka e você tem um dos melhores episódios de todas as 9 temporadas da série. Imperdível!

Black Mirror

Uma das séries mais polêmicas da atualidade tinha que ter um episódio de natal pra chamar de seu. "White Christmas", da 2ª temporada, é esse episódio, e é também um dos melhores.

Estrelado por John Hamm e contado através de flashbacks, o episódio acompanha dois homens presos em um pequeno posto avançado coberto de neve, que sem ter o que fazer, começam a contar um ao outro como chegaram ali.

Como é de costume em Black Mirror, é um episódio bastante perturbador e que te fará se sentir desconfortável, mas que também vai levantar perguntas sobre a natureza humana. Bom, natal também é época de reflexão, não é mesmo?

Community

Cheia de surpresas, situações bizarras e sem nenhum medo de tentar coisas diferentes, Community fez história na televisão com seus episódios temáticos de datas comemorativas, e o de natal não foi diferente.

Em "Abed´s Uncontrollable Christmas", Abed imagina todos os personagens da série como bonequinhos animados em stop motion, e em seu delírio teleporta seus amigos do grupo de estudos para o Planeta Abed, onde é natal o ano inteiro. Lá, eles vão trabalhar juntos para descobrirem o verdadeiro significado do natal.

Em um dos melhores momentos do episódio, o Abed "bonequinho" canta uma versão natalina da música-tema da série. Simplesmente sensacional.

Peanuts

Se o especial de natal do Chaves é tradição no Brasil, A Charlie Brown Christmas, de 1965, é uma tradição americana, sendo reprisado todo ano desde sua estréia.

Neste episódio, Charie Brown está incomodado sobre o quanto o natal se tornou uma data materialista, e para tentar fazê-lo mudar de ideia, Lucy o convence a ser o diretor de uma peça natalina de sua escola. Como era de se esperar, tudo dá errado, mas Charlie Brown contará com a ajuda dos seus amigos para compreender o significado real do natal.

A trilha sonora, composta pelo gênio do Jazz&Blues Vince Guaraldi, é cheia de músicas inesquecíveis e dá um toque especial ao desenho.

Anos Incríveis

Grande sucesso dos anos 80, a série Anos Incríveis também tem um episódio emocionante de natal para chamar de seu.

Tudo começa quando os irmãos Kevin, Wayne e Karen veem uma TV a cores em um shopping, e, empolgados, pedem ao pai, Jack Arnold, que lhes compre a televisão de natal. Sempre turrão e enfezado, ele diz que não, mas de tanto os filhos insistirem, Jack acaba se irritando mais ainda e acabando com o clima de natal da casa. Mas é claro que não fica por isso mesmo, e no final a família dá um jeito de se unir de novo a tempo de comemorar a data.

É um episódio importante para o crescimento de Kevin, que, em suas próprias palavras, aprende que o natal não é só sobre enfeites e presentes, mas também sobre recordações. Impossível não se emocionar.

Seinfeld

A "série sobre o nada" tem um episódio de natal muito divertido em sua 9ª temporada, "The Strike".

Nesse episódio, o pai de George resolve criar um novo feriado para competir com o natal, chamado "Festivus", cheia de rituais tão bizarros quanto engraçados e que tem uma barra de alumínio como substituto para a árvore de natal.

O episódio fez tanto sucesso que muitos fãs da série realmente comemoram o Festivus, sempre no dia 23 de dezembro. Por que? Porque sim. Nem tudo na vida precisa ter motivo.

O vídeo não está mais disponível.

Friends

O melhor episódio de natal de Friends vem da sétima temporada, "The One With The Armadillo", que foi ao ar pela primeira vez em 2000.

Ross tenta alugar uma fantasia de Papai Noel para impressionar o filho da noite de natal, mas todas as fantasias da cidade parecem já ter sido alugadas. Ele então pega a única fantasia disponível: um tatu. Isso mesmo, um Tatu de natal.

Em paralelo a isso, temos o Joey vestido de Superman. Impagável.

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael