10 Melhores curtas animados da Pixar!

Capa da Publicação

10 Melhores curtas animados da Pixar!

Por Guilherme Souza

A PIXAR foi responsável por revolucionar a indústria de animações, mas antes de fazer sucesso com os filmes dos cinemas, o estúdio ganhou fama com curtas-metragem, que serviram como uma espécie de “cartão de visitas” para eles. 

Ao longo dos anos, se tornou tradição vermos um curta-metragem do estúdio sendo exibido antes dos filmes, mas eles são tão bem-feitos que acabaram se tornando tão aclamados quanto os filmes em si. Hoje, iremos listar alguns dos melhores curtas animados da PIXAR.

Luxo Jr.

Você com certeza consegue se lembrar da animação do logotipo da PIXAR só pelos sons, mas o que você talvez não saiba, é que essa animação se originou de um curta-metragem do estúdio.

Em Luxo Jr. acompanhamos uma lâmpada grande e seu filho, a pequena lâmpada Luxo Jr., que demonstra todo o jeito serelepe de uma criança e não para quieto. No curta, Jr. aparece brincando com uma bolinha, mas a brincadeira acaba quando ele pula em cima dela e a esmaga, assim como ele faz com a letra I no logo da Pixar.

Apesar de ser limitada em termos visuais, a produção era um espanto tecnológico para a época e, até hoje, serve de inspiração para profissionais da indústria.

Geri’s Game

Um dos curtas mais memoráveis da PIXAR talvez seja Geri’s Game, em que um simpático velhinho joga xadrez em um parque.

A princípio, acreditamos que Geri está jogando contra seu irmão gêmeo, já que a câmera foca apenas no rosto do velhinho e em suas reações às jogadas do adversário, mas no fim, descobrimos que ele estava jogando contra ele mesmo, o que é uma divertida reviravolta para o curta.

Lifted

Existem muitos mitos e lendas acerca de abduções alienígenas, mas será que existe um programa de treinamento para eles? Ou melhor, será que eles usam humanos como cobaias para treinar?

Em Lifted, essas questões são respondidas de forma hilária, onde vemos um alienígena aprendiz tentando fazer sua primeira abdução, mas parece que até ele tem problemas com tecnologia.

Day & Night

Já vimos e ouvimos diversos contos sobre a dualidade entre o dia e a noite e o relacionamento impossível entre o Sol e a Lua, mas em Day & Night vemos uma nova perspectiva sobre isso.

No curta, vemos que Dia e Noite são dois seres distintos. É meio difícil explicar a animação com palavras, já que o que acontece no ambiente é como se fosse parte do organismo desses seres.

As coisas saem de controle quando um tenta mostrar que é melhor do que o outro, mas no fim das contas, acabam descobrindo que ambos têm suas qualidades e se complementam.

Partly Cloud

Quando crianças, nossos pais nos diziam que os bebês eram trazidos pela cegonha, como uma forma de tentar evitar questões sobre sexo, porém essa era uma informação muito vaga. Com isso, a PIXAR resolveu dar uma encorpada nesse mito e criou o curta chamado Partly Cloud.

Na trama, descobrimos uma nova origem para os bebês entregues pelas cegonhas, que na verdade, são criados pelas nuvens! Para deixar as coisas ainda mais interessantes, a animação mostra de forma divertida a diferença entre as nuvens que criam bebês fofos e as que criam bebês mais perigosos, tais como filhotes de crocodilos e afins.

Lava

A Disney sempre teve muito sucesso com suas animações musicais e a PIXAR sempre exibiu maestria em criar animações emocionantes, mas o que acontece quando se mistura esses dois elementos.

O resultado, é o curta animado chamado Lava, em que vemos a emocionante história de um vulcão que sonhava em ter um amor para si, algo que parecia impossível. Acompanhada de uma gostosa melodia havaiana, o curta nos mostra que o amor pode acontecer até mesmo nos lugares mais improváveis.

Imagem de capa do item

Bao

Bao é um dos curtas-animados da PIXAR e também um dos mais aclamados. Premiada com o Oscar de Melhor curta-animado, a história nos mostra a vida de uma mulher, que enquanto cozinhava, descobre que um de seus bao ganhou vida e passa a criá-lo como filho.

A princípio, a história parece um tanto quanto desconexa, porém tudo vai se encaixando e a reviravolta no final é tão emocionante que com certeza irá lhe arrancar algumas lágrimas.

O vídeo não está mais disponível.

Festa-Sauro Rex

Toy Story sempre vai ser o maior sucesso da PIXAR e mesmo com quatro sequências nos cinemas, o estúdio busca contar novas histórias com os amados brinquedos através de curtas-metragem.

Em Festa-Sauro Rex, vemos os eventos que se passam após Toy Story 3, com os antigos brinquedos de Andy agora sob os cuidados da garotinha Bonnie. Na trama, a garota leva Rex para brincar na banheira, onde o dinossauro acaba conhecendo outros brinquedos e se tornando o Rei da Festa, mas as coisas acabam saindo de controle.

Presto

Ao ver truques de mágica, geralmente, não nos preocupamos com o bem-estar dos coelhinhos e pombos que são usados pelos artistas, mas em Presto, o astuto coelhinho Alec acaba dando o troco em seu dono por tê-lo deixado com fome.

O curta mostra Alec se negando a receber os comandos do mágico enquanto ele não alimentá-lo, o que gera cenas hilárias. O curta também faz uma homenagem para a clássica animação “Mickey Feiticeiro”.

Imagem de capa do item

Toy Story de Terror

Outro ótimo curta-metragem derivado de Toy Story é Toy Story de Terror, que mostra Bonnie e sua mãe tendo de passar a noite em um hotel de beira de estrada, porém seus brinquedos acabam se envolvendo em uma tremenda confusão.

O curta faz muitas referências à Toy Story 2, principalmente em relação à venda de brinquedos e à fobia de Jessie com lugares fechados.