10 melhores crossovers das histórias em quadrinhos!

Capa da Publicação

10 melhores crossovers das histórias em quadrinhos!

Por Márcio Jangarélli

Assim, escolhemos os 10 melhores crossovers das histórias em quadrinhos! É o melhor de dois mundos em várias edições das revistas. Se o seu favorito não está na lista, deixa aí nos comentários. Os anos 80-90 foram recheados de encontros entre as editoras.

Tema sugerido pelo leitor Guilherme Silva!

Imagem de capa do item

Archie/Justiceiro

Começando com um bem bizarro, mas que, de alguma forma, funcionou, em 1994 foi lançado o quadrinho “Archie meets The Punhisher”, um encontro entre as histórias clássicas e divertidas do Archie com o Justiceiro!

O Archie já teve outros encontros bizarros, como a edição com o Predador, e o Justiceiro também já fez outra parceria estranha, com o Eminem. Nessa história, Frank está caçando um traficante que parece exatamente com o Archie.

Imagem de capa do item

Spawn/Batman

Uma parceria entre Frank Miller e Todd McFarlane, Spawn/Batman não agradou tanto quanto os fãs esperavam, porém é um encontro incrível entre os personagens. Na história, de 1994, o Batman chega em Nova York na trilha de um arsenal de robôs com cabeça humana.

O Morcego e o Spawn acabam se enfrentando por engano, até que percebem que estão atrás do mesmo vilão, que estava decapitando moradores de rua para criar seus robôs. Ainda que não faça parte da continuidade de nenhum dos heróis, a cicatriz feita pelo Batrang no rosto do Spawn já apareceu algumas vezes.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde/Surfista Prateado

O encontro do Surfista Prateado com o Lanterna Verde Kyle Rayner, “Unholy Alliances”, de 1995, por mais que desemboque na não tão interessante “DC versus Marvel”, ainda é um grande quadrinho. A história traz o Parallax, o Thanos, o Super-Ciborgue e até o Galactus.

Escrita por Ron Marz, com arte de Darryl Banks, a trama mostra o Surfista Prateado sendo enganado pelo Parallax, que o ajuda derrotar o Super-Ciborgue, enquanto Kyle é enganado pelo Thanos. Os dois heróis lutam até que entendem a situação, se voltando contra os vilões.

Imagem de capa do item

X-men/Jovens Titãs

A junção entre os X-Men e os Jovens Titãs foi feita em cima da grande ameaça da Força Fênix, com Darkseid almejando o poder da entidade. O crossover foi produzido por Chris Claremont, com arte de Walt Simonson e Terry Austin, em 1982.

Uma continuação havia sido planejada para a história, que foi bem recebida pelos fãs e pela crítica, porém o projeto foi cancelado depois de disputas editoriais.

Imagem de capa do item

Superman vs Muhammad Ali

Um dos crossovers mais famosos de todos os tempos, a luta entre o Homem de Aço e Muhammad Ali! Um ponto curioso sobre a revista é que, por conta de ter sido adiada, de 1977 para 1978, quando foi lançada, Ali não era mais campeão, derrotado por Leon Spinks em Fevereiro de 78.

A trama foi um trabalho de Dennis O’Neil e Neal Adams e é um clássico das histórias do Superman.

Imagem de capa do item

Batman/Capitão América

Batman & Capitão América é uma história de John Byrne, considerado um dos melhores crossovers entre as editoras. A trama não só junta os heróis, como seus ajudantes, Robin e Bucky, além de seus vilões mais clássicos, o Caveira Vermelha e o Coringa, publicada em 1996.

Imagem de capa do item

Hulk/Superman

Que tal o Golias Esmeralda enfrentando o Filho de Kripton? Essa é premissa de O Incrível Hulk vs Superman, de 1999. A trama serve mais como um “E se esses dois se encontrassem”, em uma arte no melhor estilo anos 50, com o Hulk mais Frankenstein que nunca. Uma produção de Roger Stern e Steve Rude.

Imagem de capa do item

Darkseid/Galactus

E o encontro de dois grandes vilões espaciais? De 1995, Darkseid vs Galactus, o Devorador, feita por John Byrne, a trama ainda traz o Surfista Prateado e o Órion, quando Galactus, em sua fome planetária, tenta devorar Apokolips.

No final da história, Darkseid é derrotado pelo Devorador, porém, Galactus acaba se reconhecendo no outro vilão e vai embora sem drenar Apokolips.

Imagem de capa do item

Batman/Hulk

E não foi só o Homem de Aço, da galeria da DC, que enfrentou o Hulk em um crossover. Em Batman vs Hulk, Len Wein consegue trabalhar muito bem essa situação, para dizer o mínimo, difícil, afinal, como você encaixa o Hulk e o Homem Morcego juntos em uma história?

A trama coloca o Coringa e o vilão Figurador contra os heróis, quando o Figurador perdeu o controle de seus poderes e busca a ajuda do Palhaço para retomá-los. Batman vs Hulk foi publicado em 1981.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça/Vingadores

Para fechar, o encontro de duas das equipes super-heróicas mais icônicas dos quadrinhos, Liga da Justiça/Vingadores! A história ganhou 4 edições, em 2003, produzidas por Kurt Busiek e George Pérez.

A junção dos grupos havia sido planejada no começo dos anos 80, pelas mãos de Gerry Conway e Pérez, porém, disputas editoriais minaram o projeto. Só duas décadas depois a ideia foi levada a diante, em uma trama envolvendo um jogo entre o Grão-Mestre e o Krona, que colocam as equipes para se enfrentarem.