10 melhores aberturas de desenho animado que todo mundo se lembra bem

Capa da Publicação

10 melhores aberturas de desenho animado que todo mundo se lembra bem

Por Flávia Pedro

Há alguns anos atrás a TV aberta possuía uma programação recheada de desenhos animados de todos os tipos e para todos os gostos. Muitos deles marcaram a infância de várias pessoas e suas aberturas ainda podem ser lembradas, seja por suas músicas que grudam em nossas cabeças ou pela animação divertida para apresentar a história em poucos minutos.

Que tal relembrar algumas das aberturas mais icônicas e as que, com certeza, todos se lembram? Fique à vontade para deixar nos comentários outras aberturas que você também se lembra e para dizer se tem alguma em nossa lista que você não recordava.

 Bora pro top 10?

Ben 10

Quem não se lembra do garotinho chamado Ben, que encontra um misterioso relógio alienígena que gruda em seu pulso e, a partir daí, ele recebe a habilidade de se transformar em 10 criaturas alienígenas diferentes? Claro que junto com o relógio - o chamado Omnitrix - alguns inimigos intergalácticos surgem e Ben, ao lado de seus aliados, precisam enfrentar essas ameaças.

A abertura desse desenho conta exatamente toda essa história com cenas apresentando os personagens, os seres alienígenas, os antagonistas da história e as ameaças que Ben irá enfrentar. Afinal, “tudo começou com um relógio esquisito”...

Kim Possible

Kim Possible era um desenho incrível que trazia uma protagonista feminina adolescente, descolada, inteligente e poderosa. Kim Possible era uma jovem com uma vida dupla, dividindo sua juventude entre o ensino médio e seus amigos e uma vida perigosa de agente secreta que enfrenta diversas ameaças para manter o mundo sendo um lugar seguro.

A abertura de Kim Possible é inesquecível, com uma música contagiante apresentando a protagonista e toda a sua rotina de perigos para ajudar quem precisar dela, como a própria canção diz “não importa onde ou quando, se há problema é só me chamar!”. Além de ter cenas repletas de ação para deixar claro que Kim é a melhor agente de todas.

Baby Looney Tunes

Apesar de ser um desenho animado mais voltado pro público infantil, sem cenas de ação, sem perseguições, vilões malignos e etc, Baby Looney Tunes se destacou no Brasil por ter uma abertura onde, sem explicação, deixa sua música grudada em nossa cabeça e é impossível não cantar quando começamos a ouvir.

A animação da abertura - junto com a canção - conta como são os dias dos Bay Looney Tune na casa da Vovó. Uma rotina repleta de brincadeiras como jogar bola, descer no escorrega e brincar! É um desenho bem fofo, com uma abertura adorável e que, com certeza, você sabe cantar do início ao fim, não é?

X-Men Evolution

X-Men Evolution nos apresentou a equipe de mutantes do Professor Xavier de um jeito bem diferente do que estávamos habituados. Aqui temos personagens icônicos como Jean Grey e Ciclope vivendo como adolescentes (quase) comuns, tendo suas rotinas no colégio, de estudos no instituto e, claro, seus treinos e missões para controlar seus poderes.

A abertura, apesar de não ter uma música onde a letra é envolvente, nos pega ao apresentar cada membro da equipe principal de mutantes. Claro, mostrando-os primeiro como adolescentes em seus afazeres normais e depois utilizando seus poderes e uniformes de alguma forma muito legal e, claro, tendo que se esconder dos humanos normais.

Pinky e o Cérebro

Pinky e Cérebro, dois ratinhos de laboratório que vivem normalmente em sua gaiola, mas só até o cair da noite… Quando a noite chegar e eles estão sozinhos, passam de ratinhos comuns para uma dupla que tem como objetivo dominar o mundo! E, claro, passam toda a madrugada tramando planos para alcançar seus objetivos.

O divertido dessa abertura, além da música, é a forma como ela consegue apresentar os dois personagens e suas personalidades/características completamente diferentes em tão pouco tempo. Nela já fica estabelecido que o Cérebro é um gênio e o Pinky é, bem… Um imbecil (como a própria canção afirma).

O Que Há De Novo Scooby Doo

Scooby Doo é um desenho animado icônico por si só, atravessando gerações e sendo um sucesso até mesmo com suas adaptações para live-action. Mas uma das aberturas da franquia que mais se destaca é a da animação “O Que Há de Novo, Scooby Doo?”, que mesmo sendo em inglês, é tão contagiante que qualquer um canta!

Com uma abertura muito colorida onde os membros da Mistério SA são apresentados, seja individualmente ou trabalhando em equipe, vemos também o grupo em ação para desvendar os mistérios e até mesmo desmascarando alguns vilões. A abertura realmente passa a energia e a ideia exata do que o público pode esperar ao assistir esse desenho.

Padrinhos Mágicos

Timmy Turner é um garotinho que vive uma vida aparentemente normal, indo ao colégio, convivendo com seus pais e tendo uma babá que não é nem um pouco legal. Mas, apesar de aparentar ser uma criança normal, ele tem Padrinhos Mágicos! Cosmo e Wanda são como duas fadas que realizam os desejos do garoto, o que nos proporciona episódios repletos de confusões e aprendizados.

A abertura dispensa apresentações, sendo extremamente musical, alegre, pra cima e divertida. É praticamente impossível ficar parado ao ouvir os acordes e a letra da abertura, sendo uma das mais legais dessa lista.

Phineas e Ferb

Phineas e Ferb são dois garotinhos que, após um ano super corrido de estudos, entraram de férias. Como a abertura mesmo diz: “são três meses de férias que passam depressa, curtir é a prioridade!”, então os meninos se juntam para criar planos mirabolantes e colocar todos eles em prática com o único intuito de tornar suas férias nada entediantes e mais divertidas possível.

“Ir ao espaço, lutar com uma múmia ou escalar a Torre Eiffel inteira” são algumas das aventuras incríveis que os jovens estão dispostos a organizar (e realmente conseguem coisas nesse nível ou até piores), então essa abertura mostra exatamente o que podemos esperar desses dois e, claro, da Candace (irmã mais velha do Phineas) que sempre tenta dedurar os dois para a sua mãe.

Os Simpsons

Os Simpsons talvez seja um dos desenhos mais icônicos, tendo diversas temporadas e episódios. Apesar do padrão de sua abertura seguir praticamente o mesmo ao passar dos anos, você pode notar algumas alterações em elementos ou até mesmo ter aquelas aberturas especiais devido a datas comemorativas, como Halloween (por exemplo). Mas a clássica com certeza é lembrada por todo mundo.

Ela mostra não só os personagens principais da série - que é a família Simpson - mas também todos os outros personagens coadjuvantes que são importantes para a história. Ela perpassa toda a cidade, mostrando os afazeres de cada membro da família e termina com a icônica cena de sempre: Marge Simpson quase atropela o Homer, seu marido, ao chegar em casa do mercado e depois toda a família se reúne no sofá.