10 materiais que um sabre de luz não consegue destruir!

Capa da Publicação

10 materiais que um sabre de luz não consegue destruir!

Por Raphael Martins

Uma arma elegante para dias mais civilizados: é assim que Obi-Wan Kenobi se refere ao sabre de luz, um dos aspectos mais marcantes e encantadores do universo de Star Wars. A arma dos Jedi é facilmente reconhecida por qualquer um, mesmo por quem nunca viu nem um filme sequer da saga.

Mas assim como os próprios Jedi, os sabres de luz não são perfeitos e invencíveis, e existem materiais que sua lâmina laser simplesmente não consegue quebrar. Estes são alguns deles!

Imagem de capa do item

Cortosis

O Cortosis tem uma alta tolerância a absorção de energia, o que o torna um dos metais mais resistentes de toda a galáxia. Um tiro de blaster contra ele é facilmente dissipado e bombardear uma porta feita de Cortosis é uma péssima ideia, já que ela poderia redirecionar o calor da explosão.

Espadas e outras armas feitas de Cortosis podem ser usadas em combate de igual para igual contra sabres de luz, já que esse material é tão resistente que nem mesmo a arma dos Jedi consegue quebrar. No antigo universo expandido, ele é ainda mais efetivo contra esse tipo de arma: ao contato com o Cortosis, a lâmina do sabre simplesmente se extinguiria.

Imagem de capa do item

Orbalisco

Orbaliscos são parasitas do planeta Dxun, que vivem em cavernas e lugares escuros. Ao encontrarem um hospedeiro, eles grudam nele, se alimentam de sua energia e se multiplicam, os tornando, além de perigosos, nojentos.

Suas carapaças são extremamente duras, comumente usadas para construir armaduras que podem resistir até mesmo para ataques de sabres de luz. Para os usuários do lado sombrio, eles são ainda mais perigosos: eles parecem ter uma predileção por este tipo de energia, transformando estas pessoas em seu prato preferido.

Darth Bane, o lorde Sith que criou a regra de dois, usava uma armadura feita de Orbalisco.

Imagem de capa do item

Lâmina Óssea Feluciana

Estas armas são criadas a apartir do crânio e dos dentes de algumas criaturas do planeta Felucia, mostrado rapidamente em A Vingança dos Sith. Ela é usada por xamãs do local em rituais sagrados e também em combate.

Os ossos desses animais são feitos de um material similar aos cristais Kyber encontrados nos sabres de luz, permitindo que armas feitas a partir deles, quando embuídos pela força por um ritual xamânico local, sejam imunes a ataques de sabres.

Imagem de capa do item

Ultracromo

O Ultracromo era um material usado para construir naves durante a grande guerra Sith, ocorrida milhares de anos antes dos filmes. Graças a sua natureza supercondutora, ela pode resistir a ataques feitos por um sabre.

Quando em contato com a superfície do Ultracromo, a energia da lâmina seria conduzida por toda a massa sólida, se espalhando por ela, ao invés de ficar concentrada apenas em um ponto. Por causa disso, esse material era geralmente usado para construir armaduras e escudos.

Imagem de capa do item

Phrik

O Phrik é um material extremamente raro, caro e leve, raramente usado em combate dada a dificuldade de consegui-lo, mas resistente como nenhum outro. É dito que, quando o planeta Alderaan explodiu, um contêiner feito de Phirk foi capaz de resistir à destruição.

O Phrik pode ser encontrado apenas no planeta Gromas, e a empunhadura do sabre de luz de Darth Sidious era feita deste material. Os bastões eletricos dos guardas robóticos do General Grievous também eram feitos de Phrik.

Imagem de capa do item

Neurânio

Este é um dos metais mais pesados e densos de toda a galáxia, usado para construir bases resistentes a radiação. Um simples milimetro dele poderia desativar a maioria dos rastreadores e bloquear a energia de um sabre de luz.

O centro de reconstrução cirúrgica de Darth Sidious, onde Anakin Skywalker foi colocado na armadura de Darth Vader, tinha paredes feitas de Neurânio, e seu sabre de luz ficou por muito tempo escondido na estátua de Sistros, cujo núcleo era feito deste material.

Imagem de capa do item

Aço mandaloriano

Conhecido como Beskar pelos habitantes do planeta Mandalore, um povo conhecido por sua cultura de guerra, o aço mandaloriano é comumente usado na confecção de armaduras e armas de combate à curta distância, pensados especialmente para confrontar os Jedi.

Sabine Wren, Boba Fett e o protagonista da série The Mandalorian usam aço mandaloriano em suas armaduras, estando sempre prontos para qualquer eventualidade, mesmo que seja algo difícil de acontecer, como enfrentar um jedi em combate direto.

Imagem de capa do item

Pele de Tikulini

Um Tikulini é uma espécie de verme carnivoro do planeta Jazbina. De tamanho gigantesco, eles são o pior pesadelo de qualquer minerador que ouse trabalhar nos túneis escuros do planeta, já que podem ser atacados e mortos a qualquer momento.

Como se não bastasse, sua pele ultra-resistente é imune à lâmina de um sabre de luz, mas para a sorte dos Jedi e dos Sith, essa criatura é tida como já extinta em toda a galáxia.

Imagem de capa do item

Vonduun

O Vonduun é uma espécie de caranguejo nativo do planeta Yuuzhan'tar, que no antigo universo expandido era o lar dos Yuuzhan Vong, criaturas imunes à Força que possuíam o único intento provocar o extermínio de tudo e todos que usem qualquer tipo de tecnologia.

As armaduras dos Yuuzhan Vong eram feitas com os cascos dos caranguejos Vonduun, extremamente resistentes a tiros de blaster e sabres de luz, o que os tornavam adversários perigosíssimos até para os Jedi.

Imagem de capa do item

Água

Pode parecer bem óbvio, mas água e sabres de luz não são exatamente uma combinação perfeita. Quando na chuva, a água se dissipa ao se aproximar muito da lâmina de um sabre, mas caso a arma seja submergida, sua lâmina logo desaparece.

Alguns Jedi de espécies aquáticas, como o mestre Kit Fisto, desenvolveram sabres de luz especiais para funcionarem debaixo d'água, mas essa é a exceção, não a regra.