10 maquiagens do cinema que deixaram atores irreconhecíveis!

Capa da Publicação

10 maquiagens do cinema que deixaram atores irreconhecíveis!

Por Evandro Lira

A maquiagem é responsável por algumas das mágicas mais incríveis do cinema. Na história de Hollywood, há uma infinidade de casos de trabalhos de maquiagem tão impressionantes que os atores simplesmente somem diante de tanta prótese e silicone.

Nesta lista, separamos alguns dessas transformações que deixaram os atores irreconhecíveis. Confira:

Imagem de capa do item

John Travolta (Hairspray - Em Busca da Fama)

John Travolta precisou passar quatro horas na cadeira de maquiagem para se transformar numa mulher gorda que ama seu corpo em Hairspray.

Várias camadas de silicone foram usados no corpo do ator, inclusive no rosto, o que proporcionou o benefício de cobrir a barba de Travolta, eliminando o problema de seus pêlos crescerem durante o dia.

Imagem de capa do item

Ralph Fiennes (Harry Potter)

Um dos vilões mais emblemáticos da cultura pop, Lorde Voldemort, tem uma aparência marcante que vem desde os livros de J.K. Rowling. E para criar essa imagem assustadora de réptil, o ator Ralph Fiennes passava por uma sessão intensa de maquiagem, onde sua pele era totalmente empalidecida, tatuagens de veias eram colocadas na sua cabeça tais quais bloqueadores de sobrancelha e dentes falsos. O sumiço do nariz, no entanto, é trabalho do departamento de efeitos.

Imagem de capa do item

Charlize Theron (Monster - Desejo Assassino)

Para viver a serial killer Aileen Wuornos, papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz, Charlize Theron teve que engordar e passar por um impressionante trabalho na sala de maquiagem. Sua pele foi envelhecida e machada, seu cabelo foi pintado e ressecado, suas sobrancelhas foram tiradas, lentes de contato e dentes postiços foram aplicados e próteses transformaram o formato do seu rosto. No fim, Theron parecia identifica a Wuornos da vida real.

Imagem de capa do item

Eddie Murphy (Norbit - Uma Comédia de Peso)

Transformar Eddie Murphy em uma mulher de quase 200 quilos não foi uma missão fácil. Foram feito vários testes com mulheres com as proporções parecidas com o que eles almejavam para a personagem de Rasputia, e com base nessas medidas, foi construído um traje.

Mãos de silicone também foram feitas. Látex de espuma e nove próteses foram colados ao rosto de Murphy, criando a aparência de alguém mais gordo, que foi pintada em vários tons de vermelho, marrom e amarelo para normalizar com o tom de pele do ator.

Imagem de capa do item

Gary Oldman (O Destino de uma Nação)

Para fazer o papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, Gary Oldman teve que se transformar em Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido. E como fazer isso quando ator e personagem tem aparências completamente diferentes? Com um intenso trabalho dos artistas da maquiagem.

Detalhes minuciosos dos elementos que comporiam as próteses foram feitos à mão. A peruca foi feita com cabelo de verdade, e não apenas de adulto mas também de bebê, garantindo assim a aparência fina. Oldman passava quatro horas diariamente na cadeira de maquiagem. A remoção das próteses levava uma hora no final do dia.

Imagem de capa do item

Tilda Swinton (Suspiria)

A atriz Tilda Swinton atuou em três papéis diferentes no filme de terror Suspiria, de 2018. Acontece que um deles foi segredo durante muito tempo, porque além da atriz estar totalmente irreconhecível, o personagem é creditado com um pseudônimo.

No filme, Swinton precisou ser transformada em um homem idoso, o que apresentou um gigantesco desafio para a equipe de maquiagem e para a atriz. Cinco horas foram necessárias para cada sessão de maquiagem, que envolviam a aplicação de próteses de todos os tipos e tamanhos.

Imagem de capa do item

Jim Carrey (O Grinch)

O Grinch, a criatura verde e mal-humorada interpretada com muito vigor por Jim Carrey trouxe muitos transtornos para a equipe de maquiagem e também para o ator.

Os relatos da produção indicam que Carrey passava entre três a quatro horas na cadeira de maquiagem todos os dias para que as próteses e a maquiagem fossem aplicadas. O problema é que logo os artistas por trás da maquiagem precisavam encontrar técnicas para controlar as dores e o incômodo que Carrey sentia durante as filmagens.

Imagem de capa do item

Nicole Kidman (As Horas)

Quando falamos sobre maquiagens que deixaram atores irreconhecíveis, não estamos exagerando. Não é difícil ouvir relatos de pessoas que assistiram As Horas e sequer notaram que Nicole Kidman era uma das atriz principais. A atriz incorporou o papel da escritora Virginia Woolf, e o segredo do seu "anonimato" foi principalmente um nariz protético grande, que a deixou realmente diferente.

"Foi divertido poder sair do meu trailer e não ter ninguém me conhecendo", disse Kidman na época da divulgação do filme. O papel lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2003.

Imagem de capa do item

Emma Thompson (Nanny McPhee)

É preciso ser muito bom no que faz para transformar a bela Emma Thompson na figura descabelada conhecida como Nanny McPhee. A atriz teve que passar por longas horas de maquiagem todos os dias no set para viver a babá mágica e disciplinadora. Ela ganhou próteses por todo o rosto, incluindo nariz e orelhas. Além disso, foram adicionados verrugas, dentes postiços e uma peruca desgrenhada.

Imagem de capa do item

Rebecca Romijn (X-Men)

Aqui talvez tenhamos o recorde de horas numa sala de maquiagem. Rebecca Romijn, a Mística dos filmes originais dos X-Men, passou cerca de nove horas sendo transformada na mutante azul todos os dias.

Eram quatro maquiadores trabalhando na atriz simultaneamente, fazendo a pintura corporal, adicionando próteses, lentes de contato amarelas e cabelos flamejantes. A atriz afirmou que durante o segundo filme da franquia, as horas de maquiagem caíram de nove para seis, um número ainda assim impressionante.