10 maneiras que Vingadores: Guerra Infinita pode mudar o futuro da Marvel nos cinemas!

Capa da Publicação

10 maneiras que Vingadores: Guerra Infinita pode mudar o futuro da Marvel nos cinemas!

Por Gus Fiaux

Chegando aos cinemas nesta quinta-feira, Vingadores: Guerra Infinita está vindo para mudar tudo que conhecemos sobre o Universo Cinematográfico da Marvel, devido à catastrófica chegada de Thanos para recuperar as seis Joias do Infinito. O longa será a culminação de toda a franquia, e deve trazer reviravoltas bruscas para o cinema.

Pensando nisso, vamos ligar nosso modo especulador e teorizar 10 grandes mudanças que Guerra Infinita pode trazer para o Universo Marvel nos cinemas, considerando o que já sabemos do filme até então (sem spoilers) e quais serão as possíveis repercussões da trama!

Esta lista foi uma sugestão do nosso fã @saimonsilas através do Instagram da Legião dos HeróisNão deixe de mandar suas ideias e temas de lista para nós!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Mais filmes inteiramente em IMAX

Começamos esta lista falando de algo puramente técnico, mas que pode ter repercussões significativas não apenas para o Universo Cinematográfico da Marvel, mas para o cinema de forma geral, uma vez que Vingadores: Guerra Infinita, bem como sua continuação, são os primeiros filmes de ficção da história totalmente gravados com tecnologia IMAX.

Levando isso em consideração, é possível que a Marvel Studios passe a investir pesado nesse novo aparato, de forma que produza mais filmes totalmente em IMAX, tornando-se um dos pioneiros e mais influentes estúdios a fazer esse tipo de gravação. Além disso, pode servir de base para que outros estúdios também apostem na ideia.

Imagem de capa do item

O retorno da S.H.I.E.L.D. e o surgimento da E.S.P.A.D.A.

Agora, partindo para uma ideia narrativa, o filme pode servir para trazer de volta um elemento que está sumido do Universo Marvel nos cinemas desde Vingadores: Era de Ultron: a S.H.I.E.L.D., que teoricamente foi "encerrada" após a infiltração da HIDRA - mas que, se você acompanha Agentes da S.H.I.E.L.D., sabe que não foi bem isso que aconteceu.

Com a chegada de Thanos, a Terra vai precisar novamente de uma linha de defesa contra ameaças inesperadas, e isso favorece o retorno da S.H.I.E.L.D. - aliado a alguns rumores de que o próprio Coulson fará uma aparição no longa. E, caso a Marvel deseje mergulhar ainda mais em seu lado cósmico, poderíamos ter a E.S.P.A.D.A., uma organização que trabalha com ameaças espaciais.

Imagem de capa do item

Mais ligações entre filmes e séries

Tocando no assunto do item anterior, Guerra Infinita pode acabar trazendo uma mudança muito significativa para a forma como o Universo Cinematográfico da Marvel se apresenta atualmente. Sabemos que é quase impossível ver um crossover entre Defensores e Vingadores, mas o filme pode trazer algumas soluções melhores.

Como é a culminação de toda a história até aqui, faria sentido ao menos mencionar heróis da TV, como Jessica Jones, Demolidor e Tremor, o que auxiliaria num reconhecimento maior entre os filmes e as séries televisivas, fazendo com que tudo realmente se encaixe no mesmo universo, por mais que esses personagens não apareçam fisicamente nos cinemas.

Imagem de capa do item

Cadê as Joias do Infinito?

Mas, falando dos heróis que já estarão presentes no filme, temos uma situação sombria chegando para dois habitantes da Terra: o Visão e o Doutor Estranho, que possuem duas das Joias do Infinito e cujos poderes derivam, parcial ou totalmente, desses artefatos cósmicos. Com Thanos vindo para reconquistá-los, como esses dois ficarão?

No caso de Stephen Strange, a situação é até mais amena, uma vez que ele pode se manter vivo, mesmo perdendo o Olho de Agamotto, a relíquia mais preciosa do herói místico nos quadrinhos. Por outro lado, como o Visão surgiu justamente por conta da Joia da Mente, o futuro do herói pode ser bem mais trágico. Além disso, qual será o futuro das Joias depois de Vingadores 4?

Imagem de capa do item

O fim chega para todos

Pensando justamente em finais trágicos, já há uma aura de morte que circula a ideia de Guerra Infinita, especialmente se considerarmos o papel de Thanos nos quadrinhos. Desde o início, Kevin Feige, os Irmãos Russo e o próprio elenco já estão dizendo que será o primeiro passo de uma despedida para vários heróis.

Ou seja, o futuro pode trazer mortes e perdas inconsoláveis para a equipe, especialmente considerando que alguns dos atores, como Chris Evans, parecem não ter a intenção de renovar seus contratos com a Marvel Studios. Será que é hora de dar adeus a personagens como o Homem de Ferro, o Capitão América ou o já mencionado Visão?

Imagem de capa do item

Uma nova geração

Se as mortes pintam como uma ameaça por um lado, temos um fator positivo adiante de nós: o filme pode servir para introduzir os fãs a uma nova geração de super-heróis. Claro que nada ainda é confirmado, mas muitos esperam participações especiais de novos personagens, principalmente a Capitã Marvel, que terá seu filme solo no ano que vem.

Caso a equipe venha realmente a sofrer perdas dramáticas, pelo menos teremos espaço para novos super-heróis e uma nova leva de personagens, que podem vir a ter seus próprios filmes e histórias. Já sabemos que a Fase 4 será bem diferente de tudo que já vimos, e o motivo disso deve estar bem claro na Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

Mergulhando no Universo Cósmico da Marvel

Por mencionar novos personagens, não podemos deixar de sacar que o filme está tocando em pontos interessantes do Universo Marvel que não haviam sido explorados até então. Com o surgimento de Thanos e sua Ordem Negra, teremos um lado muito interessante em questão: o Universo Cósmico, que já foi introduzido com maestria nos dois filmes dos Guardiões da Galáxia.

Nesse caso, o longa pode tomar proporções ainda maiores, apresentando elementos que devem ter um papel importante no futuro. O maior exemplo que consigo conceber no momento é justamente a relação do Titã Louco com os Eternos, que estão com um filme em desenvolvimento pela Marvel Studios.

Imagem de capa do item

Mais franquias e equipes no cinema!

O que nos leva diretamente ao ponto: Novos personagens e um desdobramento maior do universo podem gerar novas franquias, que virão justamente para agregar um maior valor ao que já tivemos presente no Universo Cinematográfico da Marvel até aqui. E as oportunidades são infinitas.

Já sabemos que o estúdio está mexendo os pauzinhos com um filme da Viúva Negra e de uma equipe feminina, mas também há planos para Nova, Eternos e Cavaleiro da Lua. De certa forma, esses personagens ou equipes podem muito bem estar ganhando um destaque ou uma introdução indireta no meio da terceira aventura cinematográfica dos Vingadores.

Imagem de capa do item

A união que todos esperavam

Como a própria divulgação do filme tem insistido em mostrar, Guerra Infinita será a culminação de dez anos de histórias, e reunirá o maior grupo possível de heróis dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. Aliados aos Vingadores, finalmente teremos uma equipe de desconhecidos que se popularizou da noite pro dia: os Guardiões da Galáxia.

Isso abre possibilidades infinitas para o futuro, desde uma divisão cósmica dos Heróis Mais Poderosos da Terra até aventuras mais terrenas para os Desajustados Espaciais. Além disso, podemos pensar em um futuro onde os dois grupos se mesclem. Quem não gostaria de ver o Homem de Ferro com os Guardiões ou a Gamora com os Vingadores?

Imagem de capa do item

Uma nova formação para os Vingadores

E chegamos à conclusão: com Vingadores: Guerra Infinita pairando no ar, teremos mudanças estruturais não apenas no UCM, mas também no próprio desenvolvimento desses personagens e da equipe de heróis. Com isso em mente, nos resta saber: Os Vingadores permanecerão os mesmos após o evento?

Há muitas saídas possíveis, e que abrigam soluções das mais diversas. Poderemos ter uma nova formação, contendo personagens novos como a Capitã Marvel, mas também podemos ter um fim definitivo para o grupo, trazendo uma abertura para novas equipes florescerem em seu lugar, como os Novos Vingadores, os Supremos ou até mesmo o Quarteto Fantástico e os X-Men em um futuro não muito distante.