Capa da Publicação

As 10 maiores galerias de vilões da Marvel e da DC!

Por Gus Fiaux

Para a lista, resolvemos nos basear na popularidade de cada galeria de vilões e sua qualidade. Estamos excluindo vilões de equipes como a Liga da Justiça e os Vingadores, que na maior parte dos casos, são vilões dos membros individuais da equipe.

A ideia foi sugerida pelo fã Pedro Henrique, nos comentários do site. Se quiser ver um tema aqui, pode deixá-lo nos comentários, ou então no snapchat, legiaodosherois.

Imagem de capa do item

Capitão América

Como um herói que representa um símbolo, uma bandeira política e social, o Capitão América sempre enfrentou vilões que ameaçavam a liberdade e tinham como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial - nazistas -, a guerra fria - comunistas, e alguns capitalistas radicais, e a guerra urbana.

Entre seus maiores inimigos, encontram-se a Madame Hidra, a Sociedade da Serpente, Batroc, o Barão Von Strucker, Barão Zemo (pai e filho), Ossos Cruzados, Dr. Fausto e, é claro, o Caveira Vermelha.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde

O Lanterna Verde, seja qual for - aliás, estamos discutindo nessa lista os vilões de cada "manto", e não de heróis com identidades estabelecidas - é um combatente espacial pertencente a uma tropa de mantenedores da ordem (exceto o Alan Scott, obviamente), e por conta disso, eles enfrentam vilões que ameaçam a segurança dos povos interplanetários.

Para citar só alguns entre os mais importantes, podemos lembrar de Atrocitus, Parallax, Sinestro e Vandal Savage, que surgiu na revista solo do Lanterna.

Imagem de capa do item

Thor

Possivelmente o herói com os vilões mais grandiosos da lista, Thor é um deus nórdico, e desse modo, seus vilões são provenientes do misticismo. Seu maior inimigo é Loki, e ele é responsável pela criação de outros vilões, como o Homem-Absorvente e a Gangue da Demolição.

Além deles, temos Surtur, Ymir, Hela, Malekith, Ragnarok, Gárgula Cinzenta, dentre muitos outros.

Imagem de capa do item

Mulher Maravilha

Para seguir o Deus do Trovão, temos a Princesa Diana, de Themyscira, cujos vilões também adentram numa linha mitológica muito forte. Ela já enfrentou deuses e monstros, e é uma heroína com uma galeria memorável.

Para citar alguns, temos a Mulher-Leopardo, Circe e Ares, o Deus da Guerra.

Imagem de capa do item

X-Men

Uma metáfora para as minorias oprimidas, os X-Men possuem vilões que transbordam um conceito: o radicalismo. Seus inimigos ou são seres humanos - ou seres criados por eles - que odeiam mutantes e fariam de tudo para acabar com eles, ou são mutantes que sentem e fariam o mesmo com humanos.

Exemplos desses vilões são, obviamente, o Magneto, Apocalipse, Sentinelas, o reverendo William Stryker, Sr. Sinistro, Clube do Inferno, a Irmandade dos Mutantes, os Amigos da Humanidade, entre outros.

Imagem de capa do item

Superman

O maior e mais importante ícone heroico da história é alguém que literalmente já enfrentou de tudo. Desde alienígenas déspotas a magos da quinta dimensão, até mesmo a seres humanos comuns, não há inimigo que não consiga ser derrotado pelo Superman.

Brainiac, Darkseid, Lex Luthor, Apocalipse, Superciborgue, dentre outros, são alguns dos vilões que o Superman já confrontou.

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico

Uma equipe constituída por aventureiros, descobridores e imaginautas, o Quarteto Fantástico tem inimigos geralmente baseados pela ficção científica absurda e pela grandiosidade do universo, ainda que vez ou outra deem de cara com algo que a ciência jamais pode explicar.

Sua galeria é composta por inimigos como o Doutor Destino, Namor, Galactus e seus arautos, Skrulls, o Homem-Dragão, dentre outros...

Imagem de capa do item

Flash

O Flash é inimigo daquela que pode literalmente se considerar a Galeria de Vilões. Ao contrário de muitos vilões de heróis famosos, os inimigos do Flash não se restringem apenas a serem cópias com o mesmo poder dele - ainda que alguns o sejam -, de modo que cada vilão tem algo de novo para oferecer.

Podemos citar os Reversos, Gorila Grodd, o Mestre dos Espelhos, o Flautista, Onda Térmica, Capitão Frio, Trapaceiro, Capitão Bumerangue, e mais inúmeros inimigos.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

Um herói normal com poderes e combatente do crime, o Homem-Aranha encantou gerações com sua história de fundo simples sobre um adolescente com problemas de uma pessoa madura. E seus inimigos são a melhor representação física desses problemas.

Temos o Duende Verde, como maior inimigo do herói, seguido de perto pelo Dr. Octopus, Kraven, Camaleão, Lagarto, Abutre, Electro, Rei do Crime, Rino, Mysterio, Shocker, Chacal, e por aí vai.

Imagem de capa do item

Batman

O primeiro lugar não podia ser de outro que não fosse o Cavaleiro das Trevas. Cada inimigo do Batman representa um nêmese de algum canto de sua personalidade. O Batman é ordem? O Coringa é caos. É lógica coordenada? O Charada é lógica insana. É coragem? O Espantalho é medo. É humanidade? O Crocodilo é bestialidade pura.

E assim continua a lista, com outros inimigos, dos quais vale citar a Hera Venenosa, a Mulher-Gato, Bane, Senhor Frio, Cara de Barro, Duas-Caras, e mais incontáveis inimigos dos quais poderíamos perder horas comentando.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux