10 longas-metragens de animação brasileiros que você precisa assistir

Capa da Publicação

10 longas-metragens de animação brasileiros que você precisa assistir

Por Evandro Lira

Ainda que o brasileiro consuma muita animação advinda do exterior, em especial dos Estados Unidos, o nosso país possui uma variedade de títulos de animação tão bons quanto em qualquer outro lugar.

Há uma gama de artistas muito talentosos por aqui, que se viram produzindo animações com menos recurso que em outros mercados. O resultado são filmes plurais, com ideias originais e estilos completamente diferentes, que merecem chegar ao grande público.

Por isso, listamos 10 filmes de animação nacionais que você precisa conferir!

Ao longo de toda a semana estaremos publicando conteúdos especiais sobre animações como parte do nosso Momentos LH. Não deixe de conferir nossas listas, reportagens e as publicações sobre o tema nas nossas redes – como Youtube, Twitter, Instagram e TikTok!

Imagem de capa do item

Brichos

Brichos foi lançado em 2007, dirigido por Paulo Munhoz e produzido pelo estúdio Tecnokena. O longa veio com a proposta de representar a identidade nacional numa trama onde os três protagonistas - Tales (um jaguar), Jairzinho (um quati) e Bandeira (um tamanduá) - deixam a Vila dos Brichos e deparam-se com um mundo totalmente diferente daqueles que conheciam.

Os três participam de uma competição online de luta e por isso tentam criar o "lutador perfeito" para que com ele, possam se tornar campeões mundiais no jogo. As coisas porém saem dos trilhos rapidamente quando são sequestrados pelo maldoso Ratão.

O filme foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2007 e ganhou o Prêmio Amigo do Cinema Infantil também naquele ano. Em 2012, foi lançada uma continuação intitulada Brichos: A Floresta é Nossa, enquanto em 2014 uma série com os mesmos personagens passou a ser exibida na TV Brasil.

Imagem de capa do item

O Menino e O Mundo

O Menino e o Mundo levou o Brasil longe na época de seu lançamento. O filme dirigido por Alê Abreu foi lançado em 2013 e passou os três anos seguintes percorrendo festivais de diversos países - onde ganhou o principal prêmio do Festival de Annecy - até que em 2016 conseguiu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação.

Com produção da Filme de Papel, O Menino e o Mundo foi feito a partir de diversas técnicas. Foram utilizadas pinturas, colagem, lápis de cor e giz de cera para dar vida aos cenários e personagens. A maioria dos sons do longa foram criados em estúdio e não captados, diferente de boa parte das animações.

Na trama do filme, Cuca é um menino que parte em busca do pai em uma jornada que o leva a conhecer um mundo completamente diferente daquele que vivia: o mundo real, com mazelas sociais e caos urbano.

Imagem de capa do item

Até que a Sbórnia nos Separe

Sbornia é um pequeno país que viveu por muito tempo isolado até o dia em que o muro que o separava de seus vizinhos cai, fazendo com que os sbórnianos precisem lidar com os costumes estrangeiros. Esse é o enredo do filme de 2013 Até que a Sbórnia nos Separe, de Otto Guerra e Ennio Torresan.

É baseado na peça Tangos & Tragédias de Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, que inclusive fizeram as vozes da dupla de protagonistas: dois homens que sofrem com o choque cultural multifacetado para além de Sbornia.

Foram empregadas em Até que a Sbórnia nos Separe técnicas de animação 2D tradicionais com algumas otimizações em 3D. É possível assistir ao filme no Now Online

Imagem de capa do item

Ritos de Passagem

Ritos de Passagem busca explorar duas figuras que formam o imaginário do Sertão Nordestino, o Santo e o Justiceiro. Em seus noventa e oito minutos de duração, o filme conta a história desses dois personagens que, após a morte, são conduzidos a refletir sobre os atos e escolhas que tomaram durante seus tempos na Terra.

Trata-se de uma animação do artista Chico Liberato, produzida com o uso da tecnologia Harmony Toon Boom de animação 2D. O projeto começou a ser pensado por Chico e sua esposa, Alba Liberato, ainda na década de 1980 e só conseguiu ser lançado em 2014.

Foi através de um ensaio sobre a realidade cultural do nosso sertão que Ritos de Passagem se transformou em um dos filmes de animação mais aclamados da época, tendo passado por diversos festivais importantes do país.

Imagem de capa do item

Sinfonia Amazônica

Ao assistir Sinfonia Amazônica você está diante do primeiro longa-metragem em animação do Brasil. O filme foi lançado em 1953 sendo inteiramente preto e branco, animado por Anélio Latini Filho, um admirador da obra de Walt Disney.

O longa foi realizado com cerca de 500.000 desenhos durante quase seis anos, e tal qual o filme Fantasia da Disney, apresenta vários segmentos, focados em lendas típicas da Região Norte. As histórias são conduzidas pelo indiozinho Curumi, que é acompanhado por um Boto em boa parte de suas aventuras.

Durante anos, Sinfonia Amazônica ficou esquecido em algum arquivo da Cinemateca Nacional até que em 2008 voltou a aparecer em exibições e festivais. Hoje, o filme encontra-se completo no YouTube.

Imagem de capa do item

Minhocas

Depois de seis anos de produção, onde a equipe precisou fotografar bonecos em 24 posições diferentes para cada segundo de filme, foi lançado, em 2013, o primeiro longa-metragem de stop-motion do Brasil, Minhocas.

Baseado em um premiado curta-metragem de mesmo nome, o longa é uma coprodução entre a Animaking, Glaz Entretenimento, Globo Filmes e 20th Century Fox. Paolo Conti e Arthur Nunes dirigem o filme enquanto o roteiro é escrito por Thomas Lapierre, Marcos Bernstein, Melanie Dimantas e Romeu di Sessa.

Na trama do filme, três minhocas crianças precisam enfrentar um terrível tatu-bola que deseja dominar todas as minhocas através de hipnotismo.

Imagem de capa do item

Wood&Stock Sexo Oregano e Rock'n'Roll

A primeira animação brasileira a receber o selo de proibido para menores de 18 anos, Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’roll foi produzida pela Otto Desenhos Animados, do artista Otto Guerra.

Lançado em 2006, o filme começa numa festa de ano novo em 1972, quando os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meia Oito vivem intensamente a juventude e as manifestações que a década de 70 inaugurara. Porém, 30 anos se passaram e agora eles precisam lidar com um mundo cada vez mais diferente, individualista e consumista.

O filme foi disponibilizado gratuitamente no YouTube e você pode assistir clicando aqui.

Imagem de capa do item

Tito e Os Pássaros

Neste filme de 2018, o garotinho Tito tem a difícil missão de lutar contra uma misteriosa epidemia que paralisa as pessoas que têm medo. Para isso, Tito vai contar com a ajuda de seus amigos e de uma antiga e perdida pesquisa de seu pai sobre o canto dos pássaros.

Tito e os Pássaros é uma incrível alegoria política produzida pela Bits Produções, que teve direção de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto. Realizado a partir da mistura de pintura e desenho manual, além de animação digital, o longa foi inspirado na estética do Expressionismo Alemão e contou com as vozes de Pedro Henrique, Denise Fraga, Matheus Nachtergaele e Mateus Solano.

Percorrendo diversos festivais importantes no mundo, Tito e os Pássaros venceu e foi indicado a muitos prêmios, tendo aparecido na lista de pré-selecionados do Oscar em 2019.

Você pode assistir ao filme através do Telecine Play.

Imagem de capa do item

Lino - Uma Aventura de Sete Vidas

Produzido inteiramente em CGI, Lino: Uma Aventura de Sete Vidas fez uso do 3D Estereoscópico - aquele que precisa ser assistido com o uso de óculos - e estreou para além do Brasil em diversos mercados internacionais.

Na Rússia, o filme foi um tremendo sucesso, chegando a ser exibido em 1.200 salas simultaneamente. No entanto, foi com o êxito comercial do filme no Brasil que ele alcançou a marca de maior bilheteria de uma animação nacional de todos os tempos.

Com direção de Rafael Ribas e produção do estúdio StartAnima, Lino conta a história de um animador de festas que não aguenta mais ser tratado com zombaria por trabalhar com uma fantasia de gato gigante. É quando ele está determinado a mudar de vida, que inesperadamente ele se vê se transformando em um enorme gato de verdade.

Entre o elenco de vozes do filme estão grandes estrelas brasileiras, incluindo Selton Mello, Dira Paes e Paolla Oliveira.

Imagem de capa do item

Uma História de Amor e Fúria

Lançado em 2013, Uma História de Amor e Fúria é um dos exemplares de animação mais surpreendentes desta lista. O filme é escrito e dirigido por Luiz Bolognesi e foi feito a partir da parceria entre as produtoras brasileiras Gullane, Buriti Filmes e Lightstar Studios.

A trama conta a história de um homem que está vivo há 600 anos e que vivenciou todas as fases históricas do Brasil, desde a colonização, ditadura militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. O elenco de vozes do filme é formado por grandes estrelas como Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro.

Com um traço e linguagem que se aproxima dos animes e HQs, Uma História de Amor e Fúria venceu o principal prêmio do Annecy International Animated Film Festival na França, um dos mais relevantes festivais de animação do mundo. Além disso, o filme, que tem 1h25 de duração, foi um dos 19 filmes pré-selecionados para o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2014.

Você pode assistir ao filme no Now Online.

Não deixe de conferir!

Ao longo de toda a semana estaremos publicando conteúdos especiais sobre animações como parte do nosso Momentos LH. Não deixe de conferir nossas listas, reportagens e publicações sobre o tema:

Confira também nossas redes, que também estão publicando conteúdos sobre animações, incluindo YoutubeTwitterInstagram e TikTok!