10 lições que aprendemos com os X-Men!
10 lições que aprendemos com os X-Men!
Os X-Men são uma verdadeira escola para qualquer um que lê quadrinhos. Através de mensagens de compaixão, compreensão e aceitação, eles são uma das maiores fábricas de apologia das HQs, e por isso iremos comentar as maiores lições dadas pela equipe mutante!
Lista original do redator Gustavo Fiaux

Nunca menosprezar o mais fraco!
Os X-Men sempre representaram todas as minorias que o mundo traz.
Negros, estrangeiros, LGBTS, tudo sempre foi tido abaixo da alçada dos X-Men.
Entretanto, muitos "fãs" parecem não entender isso. Basta ver a seção de comentários, aqui mesmo, quando um personagem LGBT sai do armário. Me pergunto se essas pessoas já tocaram em alguma HQ dos X-Men na vida.
Afinal de contas, os X-Men são a minoria. A minoria rejeitada e pisoteada, mas que tem poder e voz. E que sabe que, ainda sofrendo, deve proteger aqueles que ama.

Liderança!
Outra coisa que os X-Men sempre retrataram muito bem foi a questão da liderança e como isso pode ser um peso para o personagem.
Ao liderar, você tem que lidar com situações diferentes, interagir de formas diferentes com pessoas diferentes, e sempre estar disposto a dar espaço a todos, de modo que cada um possa mostrar o que tem de melhor.
Ao longo dos anos, diversos mutantes já estiveram à frente da equipe, mas os grandes líderes são aqueles que conseguem se destacar e pensar no que é melhor para cada um, sem deixar ninguém para trás.

Dilemas morais!
Às vezes, para realizar certas coisas, alguns sacrifícios devem ser feitos, e isso é uma questão de grande abundância nos quadrinhos das equipes mutantes.
Alguns personagens tem que abrir mão de suas famílias ou de seu próprio futuro em prol de um bem maior. E muitas vezes, escolher o o que é doloroso, porém certo.

Nunca devemos nos tornar aquilo que tememos!
Um personagem deve nos chamar a atenção nesse tópico: sim, estamos falando do poderoso Magneto. Tanto tempo perseguido e humilhado por tiranos nazistas... E ele acabou se tornando um tirano mutante.
Isso reforça que nós devemos ter cuidado ao enfrentar aquilo que odiamos, para nos mostrarmos melhores e superiores que a ameaça, e não iguais a ela. Afinal, se olhar o abismo, ele irá encarar de volta.

O perigo da generalização!
"Todo gay é promíscuo".
"Todo negro é ladrão".
"Todo imigrante é preguiçoso".
Você certamente já ouviu isso antes. E certamente, se está aqui, já leu um "Todo mutante é perigoso".
Há um grande mal na sociedade atual, o de rotular e generalizar pessoas diferentes em contextos diferentes apenas por uma característica em comum. Pelo bem do planeta, você não deveria fazer isso.

O valor do silêncio!
Os X-Men começaram como uma equipe pequena, secreta, sem grandes pretensões. Desde então, eles salvaram o mundo e todos aqueles que os detestam, diariamente, mesmo que sem aparecer na mídia ou receber aclamação do público.
Isso nos mostra que sempre devemos fazer o certo, pois é o correto a se fazer, e não esperar glórias e reconhecimento em troca disso.

A união faz a força!
Duas cabeças pensam melhor que uma e dois corpos, certamente, lutam melhor que um.
Os X-Men sempre souberam aproveitar ao máximo o fato de serem uma equipe. Independente do ódio dos integrantes por outros, eles sabem o momento de erguer as mãos em uma única causa.
E não apenas isso. Os X-Men mostraram do que é feito uma família. De toda a aceitação, de toda a compaixão pelo próximo. O quanto estamos dispostos a negar o nosso ego e aceitar o do companheiro.

Os problemas da Intolerância Religiosa!
Uma das HQs mais aclamadas dos X-Men é a grandiosa graphic novel Deus Ama, o Homem Mata, que inclusive inspirou o segundo filme da franquia nos cinemas.
Nela, um pastor começa a disseminar o ódio contra os mutantes, se considerando superior e puro por seu elo com Deus.
Porém, se pararmos para pensar, isso não é muito diferente do que temos hoje em dia. Muitas pessoas condenam outras por julgá-las abominações criadas pelo Diabo contra a obra perfeita de Deus.
Mas é certo utilizar um "Deus de Amor" para uma mensagem que propaga tanto ódio e ignorância?

O mais forte nem sempre é o mais preparado!
Outro poderoso vilão dos X-Men é Apocalipse, um mutante milenar que se julga puro e superior por ser o mais forte e mais apto.
Entretanto, sua série de escolhas erradas e sua inclinação para o mal provam o quanto ele era fraco e despreparado.
A justiça, acima de tudo, deve guiar o verdadeiro forte, e não apenas um senso de superioridade.

Controle!
A maior lição ensinada pelos X-Men tem a ver com o controle do nosso próprio poder.
Sim, poder.
Temos poder nos nossos atos e nas nossas palavras. Nas nossas conversas, nos nossos gestos, nas nossas representações.
Entretanto, é algo que deve ser utilizado com calma. Algo que deve nos mostrar que, acima de tudo, temos domínio sobre aquilo que temos de melhor e de pior da nossa humanidade.