10 jogos que deveriam ganhar séries animadas como Castlevania da Netflix

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10 jogos que deveriam ganhar séries animadas como Castlevania da Netflix

Por Melissa de Viveiros

Castlevania foi uma das primeiras apostas da Netflix quando se trata de animações adultas. Seu começo foi hesitante, com uma breve temporada de apenas quatro episódios, mas a série logo se tornou um grande sucesso. Aclamada até sua conclusão, a animação receberá até um spin-off, que continuará a explorar o universo além da história de Trevor Belmont.

A série também deu os primeiros passos para as animações baseadas em jogos que a plataforma de streaming vem produzindo. Depois do jogo da KonamiDota teve sua oportunidade com Dragon’s Blood, e League of Legends logo se juntará à lista com Arcane. Ainda assim, existem muitos jogos com excelentes histórias a serem exploradas nesse formato. Nem tudo é mantido quando se muda de mídia, mas como comprovado por Castlevania, mudanças podem até ser benéficas se forem bem feitas. Aqui, vamos apresentar 10 jogos que deveriam ganhar séries animadas na Netflix!

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Assassin's Creed

Viajar entre diferentes períodos da história pode ser um tanto caro para o formato live action, mas não seria um grande problema em uma animação. Principalmente quando se trata dos primeiros jogos da franquia, não seria difícil adaptar os capítulos das histórias de Ezio ou Altair para uma série. A franquia da Ubisoft conta com muitas tramas e personagens interessantes, que poderiam ser bem desenvolvidos nesse formato e render muitos episódios bastante interessantes.

Além disso, os temas apresentados na franquia se beneficiariam de uma animação adulta, como foi o caso com Castlevania. Ainda que uma série animada de Assassin's Creed fosse um pouco menos sangrenta que a produção baseada no jogo da Konami, seria possível desenvolver intrigas e assassinatos sem medo em um projeto que não tivesse restrições de classificação indicativa.

Tal qual Castlevania, a animação poderia começar com foco nas aventuras de um assassino específico, com a possibilidade de se expandir no futuro, trazendo outros protagonistas para a franquia.

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World of Warcraft

Os fãs do MMO da Blizzard pedem por algo do tipo há muitos anos, e embora a empresa tenha demonstrado interesse em produzir animações baseadas em outros de seus jogos, o mesmo não aconteceu com World of Warcraft até hoje. Com um universo extremamente vasto, o que não falta são histórias para tomar como base, seja focando em um personagem específico ou mostrando a história de Azeroth.

O projeto possivelmente se mostraria benéfico para o próprio game, que conta com muitos anos de história que pode ser confusa para iniciantes. Na realidade, seria possível ir muito além do MMO, começando do princípio ao adaptar as origens da Horda e da Aliança, bem como as tramas da Segunda e da Terceira guerras -- esta última sendo parte da trama de Warcraft 3, que apresentou muitos personagens icônicos da franquia.

Os fãs de WoW não aprovaram muito da adaptação em live-action, limitada tanto pelo tempo que um filme proporciona quanto por seu orçamento. Em uma animação, não seria tão difícil dar vida às diferentes raças de Azeroth, e múltiplos episódios e temporadas permitiriam contar a história do jeito que ela merece.

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The Legend of Zelda

Zelda não tem um bom histórico quando se trata de animações. A franquia já foi adaptada anteriormente, em 1989, com uma produção que ficou marcada por ser terrível. Um novo projeto permitiria trabalhar a história com o devido cuidado, deixando para trás esse passado ruim.

Seja adaptando um pouco de um dos jogos ou criando uma nova história, uma versão animada permitiria mostrar mais dos personagens e da própria Hyrule, sem necessariamente depender de fazê-lo do ponto de vista de Link. Além disso, a franquia conta com diversos títulos estruturados de modo similar, que possuem mais que o suficiente para uma base sólida e interessante, ao mesmo tempo em que poderiam se beneficiar da expansão que a mudança de mídia permitiria.

É possível que a trama sofresse mudanças pelo caminho, embora isso não seja necessariamente algo ruim, como demonstrado por Castlevania. A série de jogos da Konami também segue padrões familiares repetidas vezes, mas as adições e mudanças apresentadas no desenho só acrescentaram ainda mais valor e variedade à uma trama que já partia de uma premissa interessante.

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Transistor

Transistor é um RPG de ação desenvolvido pela Supergiant Games, que estreou em 2014. O jogador assume o papel de Red, uma cantora que vive na cidade futurística de Cloudbank. Atacada por robôs sob o comando de um grupo chamado de Camerata, ela adquire o misterioso Transistor -- uma arma semelhante à uma espada que carrega a voz e a consciência de um homem que acompanha a personagem em sua jornada.

O jogo original já conta com uma história muito interessante e cheia de mistério, que vai se desenrolando aos poucos de acordo com a progressão do jogador. Para conseguir todas as informações, no entanto, é preciso mais do que avançar e investigar o mundo ao redor de Red, já que algumas informações só são adquiridas por meio da utilização de diferentes poderes do Transistor.

Muito disso seria mudado em uma série animada, mas o formato mais direto e episódico tornaria uma excelente e emocionante história mais acessível para um público maior. Além disso, o passado de Red e de outros personagens, que é apenas contado no game, poderia ser mostrado em uma animação, deixando o público ainda mais investido na trama do jogo.

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Nier: Automata

Existem muitas histórias pós-apocalípticas por aí, mas poucas com a profundidade de Nier: Automata. Se engana quem acha que o RPG de ação da Platinum Games conta com uma trama genérica ou foco puramente no combate. Com sequências muito emocionais, questionamentos filosóficos e personagens que passam por jornadas dolorosas e profundas, há muito o que se explorar neste mundo.

Nada disso se perderia com a mudança de formato, algo importante para uma obra como Nier. Mesmo que certos elementos fossem modificados, sua temática filosófica e seus questionamentos sobre desolação e esperança se tornariam ainda mais poderosos em formato animado, caso a obra fosse feita do jeito certo.

O game também tem tudo para proporcionar uma adaptação extremamente bela visualmente. Com cenários incríveis e personagens marcantes, uma produção com a qualidade de Castlevania poderia fazer jus ao material original, trazendo a dor e a beleza da história para um novo formato.

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Destiny

A Bungie, desenvolvedora de Destiny, já sugeriu anteriormente que pretende expandir o universo da franquia de novos modos no futuro. Na época, muito se especulou quanto a um possível filme ou série de TV, com muitos dos fãs demonstrando preferência por este último formato.

O mundo da franquia é enorme, apresentando inúmeras coisas que podem ser foco de histórias bem interessantes. Uma produção neste universo poderia apresentar uma trama inteiramente nova e isolada dos grandes acontecimentos dos jogos, ou mostrar mais do que os antecede.

Uma adaptação do jogo propriamente dito, seguindo sua trama, poderia ser complicada por conta do papel que o jogador possui na narrativa. Ainda assim, o que não falta são outras opções de como explorar este universo sem mostrar os mesmos eventos vivenciados nos dois títulos de Destiny, com tantas opções que poderia ser difícil escolher o que manter e o que deixar de fora.

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Horizon Zero Dawn

A Sony já começou a investir em transformar alguns de seus grandes sucessos em adaptações. Além de um filme de Uncharted, uma série de The Last of Us já está em desenvolvimento, ambas em formato live-action. Fazer o mesmo com Horizon Zero Dawn seria difícil, principalmente quando se trata de orçamento para recriar o mundo do jogo. Mas uma animação poderia contar a história de Aloy tão bem quanto, tornando-a mais acessível para aqueles que não tem tanto tempo disponível quanto o jogo requer.

Apesar das críticas que recebe, a protagonista é excelente. Mesmo o pouco que vemos de sua história antes dos eventos principais do jogo já apresentariam uma base interessante para sua construção, e expandir seu treinamento em uma série poderia ser uma boa escolha.

Além disso, o universo cheio de tecnologia ao mesmo tempo em que não é tipicamente futurista ou avançado seria um cenário excelente para uma animação incrível. Horizon nem necessitaria de muitas mudanças para se adaptar ao formato, se encaixando bem em uma estrutura episódica exceto por alguns detalhes que possivelmente precisariam ser trabalhados de modo diferente dada a diferença na agência proporcionada ao público em cada mídia.

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Overwatch

Overwatch não está em um bom momento há algum tempo. Depois de muito tempo sem conteúdo e com o aparentemente turbulento desenvolvimento de uma sequência, o jogo vem sofrendo perdas em sua base. Apesar disso, ele conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo com seus personagens únicos e diversos, e seria ótimo vê-los desenvolvidos em outras mídias.

Dentro do próprio game, muito pouco da história é mostrado. Ainda assim, por meio de vídeos apresentando os personagens, histórias em quadrinhos e contos, esse universo foi sendo construído aos poucos. Nem todo o elenco teve muitas chances de se desenvolver, no entanto, e a história foi pouco movimentada para além da premissa proposta no lançamento do título.

Uma série animada permitiria corrigir isso, desenvolvendo a história e os personagens como eles merecem. Assim, todos poderiam ter sua chance de brilhar e crescer, e tramas do presente ou do passado da Overwatch poderiam finalmente ser mostradas para o público de modo mais direto. Também seria uma forma de agradar aos fãs depois das grandes decepções, bem como de conquistar um novo público para a franquia da Blizzard.

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Hades

Outro título feito pela Supergiant e talvez o mais conhecido dos jogos da empresa, Hades é um rogue-like, gênero que não é tão associado a grandes tramas como os RPGs. Apesar disso, a desenvolvedora mostrou que é possível contar histórias excelentes utilizando o próprio formato do game para isso.

Isso, porém, torna a obra um pouco mais complexa de ser adaptada. Ainda assim, isso não impediu os fãs de pedirem que uma série aconteça, principalmente após o trailer animado em 2D que o jogo recebeu. Caso contar sobre as tentativas de fuga de Zagreus se mostrasse muito desafiador, ainda seria possível mostrar mais do antes ou do depois dos acontecimentos do game, já que nem tudo é respondido dentro da obra.

Com seu elenco extremamente carismático, as possibilidades para Hades são muitas. Desde algo que colocasse os Olimpianos em contato mais direto com os deuses Ctônicos à história de Hades e Perséfone, há muito o que se explorar. Uma animação no nível de Castlevania também permitiria que o excelente combate do game ganhasse uma versão animada com toda a qualidade que ele merece.

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Final Fantasy VII

A franquia Final Fantasy tem muitos títulos de sucesso, mas é inegável que FF VII se sobressai. A história de Cloud e seus companheiros gerou todo um universo próprio, com várias outras produções expandindo essa história para muito além de um único jogo.

Uma série animada permitiria contar tudo isso de modo mais unificado do que através de muitos formatos diferentes. Além disso, tudo que não é vivenciado por meio dos games poderia ser explorado melhor em uma animação, que feita com cuidado e dedicação agradaria aos fãs novos e antigos da franquia.

Seja acompanhando a história de Cloud mais uma vez ou conferindo o estado do mundo e dos personagens após os eventos do jogo principal, uma série animada de qualidade seria um ótimo meio de explorar ainda mais deste grande universo.