Capa da Publicação

10 jogos que foram inspirados por livros!

Por Morganna Gumes

Que tal conhecer alguns jogos que foram inspirados em livros? Muitos roteiristas de jogos usam como sua fonte ideias que encontram em livros, algumas vezes por completo outras vezes só uma parte, mas o número de jogos inspirados em livros é considerável. Na nossa lista vamos tentar trazer alguns jogos que tem algum tipo de inspiração na literatura.

Imagem de capa do item

Dante’s Inferno

O jogo é baseado na Divina Comédia, livro do aclamado autor italiano Dante Alighieri, a história é uma jornada espiritual pelos três reinos do além, Inferno, Purgatório e Paraíso, na história de Dante o seu guia dentro deste mundo é Virgílio o escritor da obra Eneida. O jogo usa a jornada espiritual, porém nele temos nossa esposa sendo levada para o mundo dos mortos e nós vamos resgatá-la passando pelos três reinos do livro.

Imagem de capa do item

Metro 2033

O jogo saiu em 2010, e é baseado em um livro russo de mesmo nome, a trama do livro e do jogo é muito similar, no entanto o foco de cada um é diferente, visto que os meios são diferentes. Enquanto na literatura se trabalha muito as reflexões do personagem sobre a sociedade que se criou nos frios túneis do metrô de Moscou, no jogo temos um foco maior no terror e tensão com lugares muito escuros, monstros enormes e muita, muita ação.

Imagem de capa do item

Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth

O jogo se baseia em um conto do autor H.P.Lovecraft chamado A Sombra de Innsmouth, o que é bem curioso visto que o jogo leva como título o nome de outro conto que é O Chamado de Cthulhu. Contudo a história em nada toca esse conto e foca muito na cidade de Innsmouth e suas criaturas. O jogo é um FPS sim, contudo ele lembra muito Outlast, pois mesmo sendo um jogo de tiro, correr ainda é uma opção melhor em diversos momentos.

Imagem de capa do item

S.T.A.L.K.E.R

O jogo é baseado no livro Piquenique a beira da estrada, nele um cientista teoriza que os encontros com aliens nada mais são que corriqueiros, eles fazem uma pequena parada na terra e acaba encontrando os humanos. Nessas visitas eles teriam esquecido alguns itens que iriam mudar a natureza criando locais chamados de Zonas, o jogo segue quase que a mesma premissa e vivemos na pele de um mercenário que entra nessas Zonas para resgatar relíquias.

Imagem de capa do item

American McGee’s Alice

O jogo faz uma releitura bizarra do livro Alice no País das Maravilhas, nessa adaptação temos uma Alice esquizofrênica internada em um manicômio já com seus dezoito anos, ela é visitada pelo coelho que a leva novamente ao País das Maravilhas, que não anda tão maravilhoso assim.

Imagem de capa do item

Parasite Eve

O jogo é uma continuação do livro de mesmo nome, escrito pelo autor Hideaki Sena, a obra é uma mistura de ficção científica e terror, o livro e o jogo tem histórias separadas, sendo que no jogo iremos conhecer Aya Brea, um jovem policial que precisa solucionar alguns mistérios do seu passado.

Imagem de capa do item

The Witcher

O famoso jogo é baseado em uma série de contos poloneses, os jogos não são considerados canônicos, no entanto dão sequência aos eventos ocorridos nos livros e seguem a história do bruxo Geralt de Rívia, que na série de jogos luta para recuperar sua memória.

Imagem de capa do item

Tom Clancy’s

A série de jogos que foi sucesso durante anos se baseou em livros do autor Tom Clancy, ele era um famoso escritor e historiador com livros sobre espionagem, algo muito similar ao livros do 007, porém muito mais realista pelas exaustivas pesquisas do autor. Dentro da franquia os títulos Ghost Recon, Rainbow Six e Splinter Cell, são inspirados nas obras de Tom Clancy.

Imagem de capa do item

Bioshock

Os jogos da franquia que se passam em Rapture beberam e muito de seus conceitos sociais do livro Atlas de Ayn Rand, o conceito de uma cidade liberal embaixo da água é totalmente uma réplica do discurso ideológico do livro.

Imagem de capa do item

Bloodborne

A obra pega alguns elementos dos contos do autor Lovecraft e adapta em sua história, o jogo apresentada seres cósmicos interdimensionais, muito similares as criaturas inomináveis do mestre do horror cósmico. O jogo a todo tempo faz essa mistura do horror gótico (clássico) com o horror cósmico (moderno).

Imagem de perfil
Morganna Gumes

Apaixonada por cinema, quadrinhos e jogos, apaixonada por linguística e muito fã de Silent Hill. "the fear of blood tends to create fear for the flesh" - Silent Hill