10 jogos mais caros já produzidos!

Capa da Publicação

10 jogos mais caros já produzidos!

Por Raphael Martins

Isso não é exatamente uma novidade, mas a indústria de games é, hoje, tão gigante quanto a do cinema. Não dá pra negar que o mercado de jogos eletrônicos é uma das principais fontes de entretenimento da atualidade, movimentando bilhões de dólares e aquecendo a economia dos países onde eles são produzidos.

Outra coisa em comum que os games tem com os filmes é a quantidade absurda de dinheiro envolvida para produzir seus blockbusters, que nem sempre são certeza de sucesso. Em uma época em que essas duas mídias se confundem, com jogos com jeito de filmes e filmes com jeito de jogos, a única certeza que temos é a de que a industria dos games não vai perder sua importância tão cedo.

Nessa lista, vamos relembrar alguns dos jogos mais caros já produzidos. Conte seu rico dinheirinho e vamos nessa!

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Activision, 2011)

Com um orçamento de 250 milhões de dólares, Modern Warfare 3 é o jogo mais caro já produzido pela Activision, marco ainda não superado pelas versões posteriores da franquia de FPS, uma das mais famosas do mundo.

O alto custo se deve à engine usada na época, a W 4.0, na época a mais poderosa que havia. O investimento deu certo, sendo Modern Warfare 3 o jogo mais vendido da série até hoje.

Final Fantasy VII (Square Soft, 1997)

O primeiro Final Fantasy com gráficos poligonais em 3D e lançado em um console que não era da Nintendo não custou nada barato aos cofres da Square Soft, hoje Square Enix. A empresa japonesa gastou nada mais, nada menos que 145 milhões de dólares na época, um valor digno de um blockbuster de verão hollywoodiano. Convertendo para o valor atual, isso daria mais ou menos 226 milhões de dólares.

Nem mesmo Final Fantasy IX, que veio bem depois, chegou perto desse valor, custando em torno de 40 milhões de dólares para ser feito.

Destiny (Bungie, 2014)

A Bungie gastou 140 milhões de dólares para produzir Destiny, isso sem contar com o que tiveram que desembolsar para promover o jogo. Não foi barato, mas parece ter valido a pena.

Apesar das críticas, uma sequência foi lançada em 2017, custando bem menos e tendo vendas aquém do esperado, para a fúria da Activision, distribuidora do jogo. Recentemente, a Bungie se separou da Activision, levando Destiny junto. O que será da franquia agora, são cenas dos próximos capítulos.

Star Wars: Old Republic (Bioware, 2011)

Star Wars já teve centenas de games lançados ao longo de mais de 30 anos, mas nenhum deles custou mais caro do que Old Republic, um MMO ambientado no universo da saga intergalactica. Ao todo, Lucasarts e Bioware desembolsaram 200 milhões de dólares produzindo o jogo, um número altíssimo até para o cinema.

O game ainda é jogado até hoje e tem sua base fiel de fãs, mas não faz tanto barulho quanto os populares Esports do momento. Como tudo o que é baseado em Star Wars, Old Republic também teve sua história expandida em quadrinhos, livros e brinquedos.

Shenmue (Sega, 1999)

Fruto dos esforços combinados da Sega e do mestre Yu Suzuki, uma lenda viva entre os designers de games, Shenmue precisou de 70 milhões de dólares, cerca de 105 milhões de verdinhas nos valores de hoje, para sair do papel.

Em vários aspectos, o jogo foi revolucionário para a época em que foi lançado, reforçando a ideia de que valia a pena comprar um Dreamcast. Entretanto, ele não vendeu bem, não conseguindo superar seu custo e sendo considerado um fracasso pela Sega, que teve que amargar mais essa derrota e sair do mercado de consoles poucos anos depois. Apesar disso, é lembrado até hoje por seu brilhantismo.

E.T. The Extra-Terrestrial (Atari, 1982)

Sim, o infame jogo baseado em E.T., um dos melhores trabalhos da carreira de Steven Spielberg, também está nessa lista. Empolgados com o enorme sucesso do filme, a Atari pagou 25 milhões de dólares à Universal Pictures pelos direitos de adaptar E.T. para um vídeo game.

O resultado, todo mundo já sabe. Forçada a trabalhar em um espaço de tempo cruel para que o game ficasse pronto até o natal, E.T. saiu um jogo péssimo e confuso, vendeu muito mal e contribuiu para a grande crise que a indústria dos games sofreu em 1983.

O desastre foi tão grande que centenas de cópias do jogo foram enterradas em um deserto nos Estados Unidos, fato que se tornou uma lenda urbana, já desvendada.

Star Citizen (Cloud Imperium Games)

Este game é um dos mais caros já feitos, ultrapassando a casa dos 180 milhões de dólares... e ainda sequer foi lançado. Como é que pode?

Desenvolvido via crowdfunding por Chris Roberts, criador da aclamada série Wing Commander, o jogo de combate espacial está sendo desenvolvido desde 2011, mas ainda não tem data de lançamento. Será essa mais uma promessa não cumprida do mundo dos games? Quem viver, verá.

Shadow of the Tomb Raider (Square Enix, 2018)

O capítulo final do reboot de Tomb Raider recebeu críticas mistas. A ação e o desafio que o game proporcionava foram elogiados, mas segundo os críticos, os gráficos, a história e no desenvolvimento da própria Lara Croft deixaram a desejar.

Com um orçamento de 135 milhões de dólares, dava para fazer melhor, sem dúvida. Aí estão os dois primeiros jogos dessa trilogia para provar.

Red Dead Redemption (Rockstar Games, 2010)

Cada centavo dos 100 milhões de dólares gastos pela Rockstar no desenvolvimento de Red Dead Redemption valeu a pena. O game foi um campeão de vendas, marcou sua geração e garantiu seu espaço merecido na história dos vídeo games.

Mas o sucesso não terminou aí. Red Dead Redemption 2, lançado em 2018, foi tão premiado e vendeu tão bem quanto o jogo original.

Grand Theft Auto V (Rockstar Games, 2013)

A Rockstar não brinca em serviço. Quando o negócio é emplacar games tão bem sucedidos quanto polêmicos, essa desenvolvedora não mede esforços nem poupa despesas para apresentar a experiência mais sólida e envolvente possível.

E quando nós falamos que ela não poupa despesas, não estamos brincando. O quinto GTA tem o recorde de ser o jogo mais caro feito até hoje, com um orçamento de 265 milhões de dólares, divididos entre campanhas de marketing e desenvolvimento.

Mas o que é esse valor perto dos 1 bilhão de dólares que o game arrecadou nos primeiros 3 dias após seu lançamento, não é mesmo?