10 jogos bons inspirados em filmes!

Capa da Publicação

10 jogos bons inspirados em filmes!

Por Raphael Martins

O cinema ainda tenta produzir filmes baseados em games que consigam ao mesmo tempo agradar aos fãs e fazer justiça ao material original, deixando a desejar na grande maioria dos casos. Mas o contrário não funciona exatamente assim.

Alguns jogos baseados em filmes, ou pelo menos em um aspecto dele ou no universo em que se passa, são tão bons que entraram para a história dos vídeo games como alguns dos melhores exemplares de sua mídia.

Estes são alguns deles!

Ghostbusters: The Video Game

Este não é apenas mais um jogo baseado em Os Caça-Fantasmas, é a verdadeira sequência dos filmes que jamais conseguiu chegar aos cinemas por uma série de empecilhos da vida real.

Nele, nossos heróis revisitam algumas locações famosas dos filmes e enfrentam velhos inimigos em uma história totalmente nova, com o mesmo espírito das originais.

Com o roteiro escrito por Ivan Reitman, diretor dos filmes, e com todos os atores dos dois longas da série emprestando suas feições e vozes, este game serve até hoje como o Caça-Fantasmas 3 que nunca existiu... pelo menos até o próximo filme chegar.

Star Wars: Knights of the Old Republic

Passado 4 mil anos antes de Uma Nova Esperança, esse game coloca o jogador na pele de um guerreiro sem memórias, que acaba sendo envolvido em na guerra da antiga república contra o grande Império Sith.

Com centenas de linhas de diálogo, cuja interação com os personagens pode mudar inteiramente o rumo da história, este segue sendo até hoje um dos melhores jogos já feitos com a marca Star Wars.

O vídeo não está mais disponível.

Indiana Jones' Greatest Adventures

Existem vários bons jogos inspirados nos filmes do arqueólogo imortalizado no cinema por Harrison Ford, como o inesquecível point & click Indiana Jones and the Fate of Atlantis. Mas se seu negócio é mais ação, nenhum game com o personagem supera esse.

Feito para o Super Nintendo, este game coloca os jogadores na pele do aventureiro, passando pelos três filmes clássicos da série e revivendo todas as suas emoções.

GoldenEye 007

Em um dos maiores clássicos do Nintendo 64, os jogadores podiam experimentar os eventos do filme eles mesmos, em um jogo em primeira pessoa com várias armas e gadgets à disposição do agente 007.

Mas este game é mais lembrado mesmo pelo modo multiplayer para até 4 jogadores simultâneos, que até hoje ainda é divertido de se jogar com os amigos em uma tarde agitada no fim de semana.

O vídeo não está mais disponível.

Aladdin

Até hoje, jogadores das antigas discutem entre si sobre qual versão deste game inspirado no clássico da Disney era a melhor, a de Super Nintendo ou a de Mega Drive. A verdade é que os dois estão certos.

Enquanto que a versão para o console da Sega usou técnicas de animação revolucionárias para a época, com a equipe de produção tendo inclusive usado células de animação do próprio filme, o game para SNES produzido pela Capcom não fica nem um pouco atrás, sendo igualmente divertido e cheio de qualidade.

Moonwalker

Em uma reunião com o astro Michael Jackson nos anos 90, Al Nielsen, executivo da Sega of America na época, mostrou ao astro um projeto para um game inspirado no filme de mesmo nome estrelado por ele.

O rei do pop gostou tanto que se envolveu meticulosamente em cada aspecto das duas versões do jogo, tanto a de arcade quanto a de Mega Drive, que se tornou a mais famosa.

Em Moonwalker, o jogador pode lutar usando os passos de dança de Jackson e até mesmo botar todo mundo para dançar, tudo ao som dos maiores sucessos do cantor.

Street Fighter: The Movie

Não confunda esse jogo com a versão horrorosa e quase injogável feita para os arcades. Nos consoles caseiros, o game baseado no filme de Street Fighter fazia bonito, com a mesma jogabilidade sólida dos melhores jogos da série.

O jogo apresentava os mesmos personagens presentes no filme, usando uma tecnologia de captura de movimentos semelhante a de Mortal Kombat para retratar seus personagens. Tinha também um modo história, com cutscenes e tudo.

Spider-Man 2

Enquanto que nos PCs o game baseado no filme Homem-Aranha 2 era tão ruim que beirava o inacreditável, nos consoles a aventura é lembrada como uma experiência tão boa que ainda hoje vale a pena jogar.

Com o mesmo elenco do filme emprestando suas vozes para os personagens, algo que não era nada comum em 2004, esta aventura em mundo aberto e com comandos fluídos faz com que os jogadores se sintam na pele do aracnídeo, revivendo a história do filme - ou a ignorando completamente só para se balançar por aí combatendo o crime.

O vídeo não está mais disponível.

The Lion King

Feito com uma tecnologia similar a de Aladdin, que usava as células de animação do filme para compôr os movimentos dos personagens no game, o jogo de O Rei Leão é bastante competente ao transportar os acontecimentos do filme para os games.

Tanto as canções compostas por Elton John e Tim Rice quanto a trilha sonora de Hans Zimmer estão lá, devidamente adaptadas para os 16 bits. Zimmer, aliás, gostou tanto do resultado que mandou uma carta de agradecimento para Frank Klepacki, compositor das músicas do jogo.

The Lion King também foi o grande responsável pela criação da ferramenta DirectX pela Microsoft, já que os PCs costumavam travar ao tentar rodá-lo.

Alien: Isolation

Este talvez seja o melhor jogo baseado na franquia Alien já feito, por um simples motivo: nenhum de seus antecessores conseguiu capturar a atmosfera claustrofóbica de morte vista nos filmes como Isolation fez.

Enquanto que outros jogos da série colocavam os jogadores como soldados destemidos armados até os dentes, isso não acontece neste game. Nele, tudo o que você pode fazer é correr, se esconder e rezar para não ser encontrado. Um verdadeiro horror de sobrevivência da melhor qualidade.