10 HQs sobre música que você precisa ler!

Capa da Publicação

10 HQs sobre música que você precisa ler!

Por Lucas Rafael

Música é um tópico extenso, que fomentou diversas lendas do mundo real, tocando nossas vidas de modo extremamente pessoal. Afinal, quem odeia música?

Nesta lista, separamos 10 histórias em quadrinhos sobre música que você precisar ler, passando de histórias que meramente reverenciam a música até aquelas que adaptam a história de lendas e personalidades desse meio. Faltou alguma que você julga essencial? Fale pra gente nos comentários!

Imagem de capa do item

O Quinto Beatle

Aqui, temos uma novelização biográfica de Brian Epstein, empresário que descobriu os Beatles e fez a banda se tornar popular ao redor do globo, ainda que não tivesse o holofote para si.

A HQ foca introspectivamente na mente de Epstein, apresentando o desejo dele por pertencimento enquanto guia a banda mais popular de todos os tempos.

Imagem de capa do item

Xampu

Aqui temos um título nacional da autoria de Roger Cruz, que desponta em um apartamentozinho dos anos 80.

A trama apresenta a vida movida a rock n'roll de diversos personagens. Conforme a história de Xampu progride, a narrativa se expande para fora do apartamento, passando pelo Rock In Rio em uma montanha-russa emocional de altos e baixo sempre movidos a música.

Imagem de capa do item

The Wicked + The Divine

Apresentando uma mitologia na qual a cada 90 anos, 12 deuses ressuscitam no corpo de pessoas normais, a trama aproveita para dissecar a maneira como nós, cidadãos médios, idolizamos celebridades como se fossem deuses vivos.

Explorando aspectos da música pop, Wicked + The Divine oferece um olhar perscrutador na cultura de celebridade, tão presente nos fandoms musicais que permeiam nossa realidade.

Imagem de capa do item

Phonogram

Criado pelos mesmos responsáveis de Wicked + The Divine, a história em quadrinhos Phonogramm resultou em vendas baixas, apesar de ter angariado fãs fervorosos, virando assim uma espécie de HQ cult.

Aqui, temos três histórias que focam em phonomancers, pessoas que basicamente usam magia através da música.

Uma representação criativa e íntima do quão importante e profunda por ser a associação de alguém com música.

Imagem de capa do item

Coltrane

Aqui, temos uma excelente HQ que explora a vida e trajetória de John Coltrane, um dos maiores gênios do jazz de todos os tempos.

A história passa por diversas facetas do músico, desde seus princípios humildes, sua popularidade após estourar ao lado de Miles Davis, assim sua predileção pelo experimentalismo, que acabou sendo incorporado no som de Coltrane, destacando-o no meio do jazz.

Imagem de capa do item

Baby's In Black

Mais uma HQ centrada nos Beatles, mais ou menos. Baby's In Black conta a históia de Stu Sutcliffe, ex-baixista da banda que a abandonou pela mulher alemã Astrid.

A HQ examina de leve os Beatles pré-fama, trazendo uma narrativa leve e emocionante que abraça com perfeição o tema central da história.

Imagem de capa do item

Canário Negro

O que uma personagem da DC faz figurando na lista? Bem, acontece que Dinah Lance, graças aos seus poderes vocais sônicos, já foi vocalista de uma... banda de punk rock underground.

Sob o comando criativo de Annie Wu, Brendan Fletcher e Cameron Stewart, esta fase da personagem é retratada com um estilo único, dotado de um frenesi espetacular que permeia os shows da banda da Canário Negro.

Imagem de capa do item

Li'l Depressed Boy

Esta HQ de Sina Grace acompanha um garoto lânguido, desconectado da realidade tentando prevalecer em um mundo onde todos são muito seguros de si mesmo. Para fortalecer o contraste do personagem com aqueles que o cercam, ele é retratado como uma figura cartunesca desprovida de ânimo.

Música é um alicerce da história de Li'l Depressed Boy, cuja trama se ambienta em lojas de discos, clubes de dança e shows. O rapper Childish Gambino (Donald Glover) chega até a fazer uma aparição aqui.

Imagem de capa do item

Scott Pilgrim Contra o Mundo

Sendo a HQ mais popular da lista, quem leu sabe o quão música é um elemento fundamental da trama de Scott Pilgrim Contra o Mundo. Cenas underground, duelo de bandas e fama são alguns dos temas que passam por aqui, sempre dotados do estilo bem-humorado e aconchegante do artista Brian Lee O'Malley.

Imagem de capa do item

Hip Hop Genealogia

Nesta brilhante HQ de Ed Piskor, acompanhamos as raízes do hip hop, o surgimento de diversas lendas do gênero assim como a importância social do mesmo. Ilustrada de maneira genial remetendo aos quadrinhos dos anos 80 da Marvel, a obra é leitura obrigatória tanto para fãs de quadrinhos, quanto de hip hop.