10 HQs que você precisa ler antes de ver o filme do Pantera Negra!

Capa da Publicação

10 HQs que você precisa ler antes de ver o filme do Pantera Negra!

Por Gus Fiaux

Pantera Negra é um dos heróis mais clássicos de todo o Universo Marvel e está prestes a ganhar seu próprio filme solo em fevereiro do ano que vem, após uma elogiadíssima estreia em Capitão América: Guerra Civil. Ainda assim, há muitos fãs que não conhecem ou nunca leram nada sobre o personagens.

Mas seus problemas acabaram! Com o filme aí, está na hora de saber tudo que puder sobre T’Challa, Rei de Wakanda, e nós viemos te ajudar com isso. Separamos especialmente para você as 10 melhores histórias do Pantera Negra que você precisa ler antes de ver o filme solo do herói!

Créditos: Marvel Comics
Imagem de capa do item

Origens

Publicado em: Fantastic Four #52-54 Publicado no Brasil em: A Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel - Clássicos #5

Afinal de contas, não podemos esquecer dos clássicos. Por mais que muitos não saibam, o Pantera Negra fez sua estreia no título do Quarteto Fantástico, durante a década de 60. Na trama, a Família Fundamental de heróis da Marvel viaja para as terras de Wakanda, onde são encurralados pelo regente da nação.

Após demonstrar todo seu poder e habilidades, T'Challa conta a história de seu maior inimigo, o poderoso Garra Sônica, que pretende roubar as riquezas de seu país e se vingar por um confronto passado. Com a ajuda do Quarteto, o Pantera Negra consegue derrotar seu inimigo, e logo se torna um grande aliado que se tornaria, eventualmente, um herói de primeira linha.

Imagem de capa do item

Ação da Selva

Publicado em: Jungle Action Vol 2 #8-24 Publicado no Brasil em: A Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel - Clássicos #28 (Título incompleto)

Por mais que não seja um dos títulos mais memoráveis do herói, essa HQ merece a visita por um motivo simples: foi o primeiro título "solo" do Pantera Negra, e o primeiro a se aprofundar melhor na mitologia de Wakanda e nos inimigos de T'Challa, como o Homem-Gorila.

A revista resgatou o espírito das histórias selvagens, publicadas durante a Era de Ouro dos quadrinhos, e aproveitou para inserir e desenvolver melhor seu primeiro herói africano. A partir daqui, o Pantera Negra ganhou um destaque muito maior, e chegou a ser introduzido nos Vingadores, além de ganhar uma vasta sucessão de minisséries e títulos próprios.

Imagem de capa do item

Marvel Knights

Publicado em: Black Panther Vol 3 #1-62 Publicado no Brasil em: O título ainda não foi publicado no Brasil

No fim da década de 90, a Marvel decidiu que era hora de trazer histórias mais maduras para alguns de seus personagens, como o Justiceiro, Demolidor e Motoqueiro Fantasma. Nesse bonde, o Pantera Negra também ganhou seu próprio título, sob o selo Marvel Knights.

O título mais longo do personagem até o momento é também um de seus melhores, uma vez que ele explora profundamente a relação entre a postura de T'Challa como rei de Wakanda e como super-herói, além de introduzir personagens importantes, como Erik Killmonger e Everett K. Ross. A série inspirou vários autores que vieram depois, e possui uma importância cultural extra, uma vez que foi o primeiro título do herói a ser escrito por um autor negro.

Imagem de capa do item

Quem é o Pantera Negra?

Publicado em: Black Panther Vol 4 #1-6 Publicado no Brasil em: A Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel #38

Embora já tivesse sua história consolidada no Universo Marvel, o Pantera Negra ganhou uma nova origem pelas mãos do aclamado escritor Reginald Hudlin e do desenhista John Romita Jr.. O quarto volume do herói voltou ao seu passado para fazer algo completamente diferente com o personagem.

"Quem é o Pantera Negra?" atualiza as origens de T'Challa e sua rivalidade com o Garra Sônica, trazendo uma nova versão de seu primeiro embate. Além disso, a série fez adendos marcantes à mitologia de Wakanda, uma vez que foi ela que inseriu personagens novos, como Shuri, a irmã mais nova de T'Challa.

Imagem de capa do item

Cessar-Fogo

Publicado em: Black Panther Vol 4 #18-25 Publicado no Brasil em: Marvel Action #8-14

A Guerra Civil definitivamente foi um evento que mexeu com as estruturas de todo o Universo Marvel, abalando amizades e alianças heroicas em uma disputa puramente ideológica. Ainda assim, um tie-in referente ao Pantera Negra serviu para mostrar o quão influente ele é nesse mundo de super-heróis.

Na história, ele e sua noiva, Ororo Munroe, nossa querida Tempestade, viajam ao mundo proclamando um cessar-fogo no conflito heroico, enquanto anunciam sua união. Posteriormente, eles também são inseridos em um pequeno arco da saga, onde vemos a importância não apenas do herói, mas também de sua esposa (embora ambos estejam atualmente separados, infelizmente).

Imagem de capa do item

Uma nova Pantera Negra

Publicado em: Black Panther Vol 5 #1-12 Publicado no Brasil em: O título ainda não foi publicado no Brasil

Quando foi inserida pela primeira vez, ninguém suspeitava que Shuri seria uma personagem tão importante para as HQs do Pantera Negra. Contudo, graças a uma revista derivada do Reinado Sombrio, finalmente pudemos conhecer mais de seu lado voraz e leal a Wakanda, enquanto ela assume o lugar do irmão e bate de frente com o próprio Doutor Destino.

Esse volume mostra um pouco da queda de T'Challa em relação ao seu povo, ao mesmo tempo em que Shuri se eleva como uma nova rainha, apesar de não ter o mesmo apelo diplomático e calmo de seu irmão. Além disso, é uma perspectiva bem peculiar a respeito das relações familiares e reais em Wakanda.

Imagem de capa do item

Novos Vingadores

Publicado em: New Avengers Vol 3 #1-33 Publicado no Brasil em: Os Vingadores #1-35

Por mais que o Pantera Negra já tenha participado de diversas equipes no passado, e tenha inclusive servido como membro dos Vingadores, nenhum outro grupo trouxe tantas consequências para o herói quanto os Illuminati, abordados nesse terceiro volume de Novos Vingadores, com brilhantes roteiros de Jonathan Hickman.

A trama mergulha melhor na relação de T'Challa com o restante do Universo Marvel e sua postura, seja como herói ou como rei da Necrópole de Wakanda. Além disso, um ponto que merece ser destacado é a relação de atrito entre o Pantera e Namor, devido a conflitos anteriores resultantes de Vingadores vs X-Men.

Imagem de capa do item

Uma Nação Sob Nossos Pés

Publicado em: Black Panther Vol 6 #1-12 Publicado no Brasil em: Pantera Negra: Uma Nação Sob Nossos Pés - Livro 1-3

A fase atual do herói está sendo digna de aplausos e dos mais poderosos elogios, e tudo graças à entrada de Ta-Nehisi Coates, um aclamado escritor e jornalista, vencedor de diversos prêmios. Coates decidiu reformular o personagem mais uma vez, inserindo-o em uma Wakanda fragmentada e à beira de um colapso.

Diferente das fases anteriores, onde o herói era visto como um rei próspero e bom, esse título mostra T'Challa precisando reconquistar a confiança de seu povo, enquanto lida com esquemas políticos para destroná-lo. Além disso, há um grande enfoque na espiritualidade e na religião das tribos africanas, enquanto o Pantera parte em busca de sua irmã, Shuri, que foi "morta" por uma vilã no título dos Novos Vingadores.

Imagem de capa do item

O Mundo de Wakanda

Publicado em: Black Panther: World of Wakanda #1-6 Publicado no Brasil em: O título ainda não foi publicado no Brasil

Derivada do título anterior, temos aqui uma minissérie fantástica, que infelizmente foi cancelada antes do tempo. "O Mundo de Wakanda" é uma história focada em personagens secundárias da série anterior, que possuem grande importância por estarem conduzindo uma grande revolução na nação do Pantera Negra.

O título, além de ter sido muito elogiado por sua diversidade e pelo tom político, traz um pouco de tudo. Temos um romance crescente entre as duas protagonistas, uma história de cunho sócio-cultural, conforme Wakanda é um centro da narrativa, e também, uma aventura política, sem esquecer do herói nacional ao fundo.

Imagem de capa do item

Pantera Negra e a Comunidade

Publicado em: Black Panther & The Crew #1-6 Publicado no Brasil em: O título ainda não foi publicado no Brasil.

Outra derivada de "Uma Nação Sob Nossos Pés", e que também foi cancelada muito antes do tempo, esse título ainda não chegou ao Brasil, mas deve ser uma leitura obrigatória para os fãs do personagem. Resgatando uma equipe do início dos anos 2000, também estrelada apenas por heróis negros, o título faz questão de explicar a importância da representatividade étnica na ficção.

Trazendo personagens consagrados, como Tempestade, Luke Cage, Misty Knight e o "novato" Dobra, o título traz o Pantera Negra à frente dessa equipe, lidando com problemas reais da comunidade negra, como brutalidade policial. Além disso, destaque para as dinâmicas da equipe e a interligação entre esses personagens.