10 HQs Noir que você precisa ler!
10 HQs Noir que você precisa ler!
Saiba mais sobre o que é o subgênero Noir e alguns exemplares imperdíveis dele nos quadrinhos.
O subgênero de filmes noir culminou nos Estados Unidos, entre os anos 30 e 50, possuindo arquétipos distintos e super influentes que foram replicados em diversas obras, inclusive nos quadrinhos.
Do protagonista moralmente ambíguo, aos ambientes sujos e esfumaçados que refletem o estado de espírito daqueles personagens até a presença das *femme fatales*, o gênero noir já contribuiu para algumas das leituras mais catárticas dos quadrinhos. Confira 10 exemplares do gênero imperdíveis, presentes nas páginas de HQs!

Batman Noir
Com artes incríveis de Eduardo Risso e uma escrita espetacular do célebre Brian Azzarello, a HQ Batman Noir apresenta diversas histórias brutais e fascinantes ambientadas numa Gotham intoxicante. Além de ser uma ótima leitura para os fãs do Morcego, Batman Noir é um ótimo exemplar de neo-noir, marcando todas as caixinhas para satisfazer os fãs do gênero.

Do Inferno
HQ clássica de Alan Moore em parceria com Eddie Campbell, a história nos coloca lado a lado com Jack Estripador, onde conhecemos o ambiente que serviu como catalizador para seus atos vis, e o contexto histórico que ocasionou o surgimento de um dos serial killers mais conhecidos da história.
A obra foi calcada em anos de pesquisa e isso é refletido em sua qualidade, onde acompanhamos o desenrolar da trama pela perspectiva do assassino.

The Spirit
HQ clássica do mestre Will Eisner, a trama desse icônico personagem segue Denny Colt, um detetive policial considerado morto, que na verdade vive secretamente como um combatente mascarado contra o crime.

Incógnito
Incógnito conta a história de um vilão decadente. O noir é um estilo utilizado com recorrência nas obras de Ed Brubaker, especialmente naquelas feitas em parceria com Sean Philips, que é o caso de Incógnito. A história acompanha um ex-vilão no Programa de Proteção a Testemunhas, vivendo uma vida esquálida, até descobrir uma maneira de reaver os seus poderes.

Torso
Mais uma HQ noir baseada na história de um serial killer, Torso foi lançada pela Image Comics e republicada pela Marvel. Nela, acompanhamos Elliot Ness (conhecido por ter prendido Al Capone) na caça a um serial killer conhecido como Torso, justamente por essa ser a única parte encontrada das vítimas pela polícia.

Homem-Aranha Noir (e outras franquias da Marvel Noir)
A Marvel lançou diversas reimaginações de seus personagens ambientadas em um universo noir e, embora o destaque da lista seja o Homem-Aranha, existem diversas outras que valem MUITO a sua leitura, realizando uma fusão perfeita entre os personagens da Casa das Ideias e os arquétipos do subgênero noir.

Blacksad
Imagine se Zootopia fosse um filme com uma tonalidade mais noir, suja e violenta? Certamente teríamos algo nas linhas de Blacksad. As artes aqui são fenomenais e, na história, acompanhamos as andanças do amargurado e melancólico detetive do título, desvendando situações pitorescas e lidando com acontecimentos fatais.

Balas Perdidas
HQ clássica da autoria de David Lapham, a genialidade do autor permeia praticamente cada página das edições de Balas Perdidas. Entrar nos detalhes da trama seria um desserviço para a mesma, então, basta dizer que a HQ engloba desventuras criminais e eventos trágicos violentos que assolam uma grande variedade de personagens, sendo ambientada dos anos 70 até os 90.

Gotham Central (Gotham City Contra o Crime)
Novamente, uma excelente história com elementos Noir escrita pelo mestre Ed Brubaker, Gotham Central conta a história dos policiais do departamento de polícia de Gotham, criando narrativas envolventes e nos dando um discernimento maior sobre o combate contra o crime na cidade de Gotham.
Uma das coisas que chama a atenção em Gotham Central é que ela é roteirizada pro Greg Rucka e Brubaker, com Rucka lidando com o período diurno dos policiais, e Brubaker com o turno noturno.

Sin City
Talvez o expoente mais popular do gênero nas HQs, Sin City, de Frank Miller, eleva os elementos do noir para sua enésima potência em uma história suja, violenta e sensual, respeitosamente adaptada no primeiro longa de Sin City.