10 HQs de terror que merecem ganhar adaptação
10 HQs de terror que merecem ganhar adaptação
Horror das páginas para as telas!
De super-heróis a personagens infantis, as histórias em quadrinhos são fonte de narrativas muito diversificadas. Nas páginas das HQs, o horror floresceu, desde as clássicas editoras a projetos mais recentes. E felizmente, muitos gibis do gênero têm ganhado as telas.
Locke & Key e O Mundo Sombrio de Sabrina são exemplos disso, mas ainda temos várias histórias de horror que poderiam ser adaptadas, seja para a TV ou para os cinemas. E agora, listamos aqui 10 HQs de terror que merecem ganhar filmes ou séries!
Créditos: Divulgação

A Tumba do Drácula
Tudo bem que a Marvel é mais conhecida por seus super-heróis do que pelos seus pequenos flertes com o horror. Ainda assim, uma série de revistas fez bastante sucesso justamente por trazer à tona o lado mais sombrio e sobrenatural da editora. Trata-se de A Tumba do Drácula.
A revista trazia os vampiros como seres noturnos sanguinários, e nos apresentou o Blade aos quadrinhos, além de diversos heróis grotescos e macabros. Como o Universo Cinematográfico da Marvel está se expandindo e se diversificando, seria uma ótima ideia ver uma adaptação do título, como uma série televisiva.

Vampiro Americano
Por outro lado, a DC Comics nunca teve medo de tocar no macabro - e a prova disso está na criação do selo Vertigo. De lá, saíram muitas HQs e personagens que foram ou serão adaptados nos próximos anos, como Sandman, John Constantine e Monstro do Pântano.
Porém, uma HQ que merece uma adaptação - e que não existe no universo dos heróis da DC - é Vampiro Americano, que também aborda essas criaturas da noite em uma trama sombria, sanguinária e com personagens muito marcantes. De quebra, vale lembrar que o brasileiro Rafael Albuquerque ilustrou a saga.

Exorcismo: Ritual Romano
Criada pelo autor espanhol El Torres e publicada pelo seu selo independente nos Estados Unidos, o quadrinho Exorcismo: Ritual Romano é uma excelente obra para quem gosta de demônios e possessões, e recentemente chegou ao Brasil pela Darkside Books.
A HQ mostra uma grande conspiração dos demônios no Vaticano. Seria muito interessante ver um filme adaptando a história, seguindo o molde de longas como O Exorcista e O Ritual, explorando o horror religioso de uma forma bem grotesca e assustadora.

Abbott
Poucas histórias conseguem misturar bem o clima noir de investigação policial com elementos sobrenaturais. Felizmente, Abbott é uma delas. A HQ escrita por Saladin Ahmed e com arte de Sami Kivela foi um sucesso entre seus leitores, justamente pela sua atmosfera.
A história gira em torno de uma jornalista que passa a investigar um caso que ninguém mais quer ter contato, e logo ela se embrenha em uma trama cheia de momentos tenebrosos. A HQ lida muito com racismo e questões sociais, e seria ótimo ver uma adaptação - talvez pelas mãos de Jordan Peele.

Winnebago Graveyard
Como o horror "para toda a família" tem feito sucesso nos últimos anos, graças a produções como IT: A Coisa, uma boa pedida para a televisão é o título Winnebago Graveyard, de Steve Niles e Alison Sampson. A história não é tão aterrorizante, mas sabe cativar pela estranheza de sua narrativa.
Aqui, vemos uma família viajando pelos Estados Unidos em um trailer, quando se envolvem em uma situação perigosa e bizarra. A partir daí, eles acabam parando em uma cidade pequena, cujos moradores são muito estranhos. A HQ sabe tocar no horror, mas também constrói uma ótima dinâmica familiar dos personagens.

Harrow County
Uma das HQs mais desconcertantes publicadas pela Dark Horse Comics, Harrow County tem tudo que uma boa história de horror precisa: um vilarejo isolado, bruxas e entidades demoníacas e fantasmagóricas. Tudo isso enquanto a jovem Emmy descobre seus poderes arcanos.
A história é cheia de momentos bizarros e genuinamente apavorantes, e merecia ganhar uma adaptação - especialmente na TV ou em algum serviço de streaming, já que a narrativa contínua pode não "caber" em um filme. Os direitos de adaptação da HQ já foram vendidos, mas até agora não há notícias.

Infidel
Uma história bem diferente do que estamos acostumados a ver, Infidel é uma minissérie muito aclamada que começou a ser publicada em 2018. A história segue uma mulher muçulmana que se muda para a casa de sua sogra intolerante. Aos poucos, ela começa a ver entidades malignas espreitando pelos corredores.
Essencialmente, a HQ de Pornsak Pichetshote é uma história de casa mal-assombrada - mas as críticas sociais são evidentes, já que a história lida com problemas muito atuais, como xenofobia e intolerância religiosa. Como a história é curta, poderia muito bem virar um filme ou uma breve minissérie.

Wytches
Escrita por Scott Snyder - que se tornou um grande nome nas HQs do Cavaleiro das Trevas - Wytches trabalha bruxas e entidades sobrenaturais de uma forma jamais vista antes. É uma história curta e sombria sobre uma cidade abandonada e os seres que se "alimentam" de seus moradores.
Diferente de tudo que já foi criado no gênero, a história traz um ritmo atmosférico e mistura vários subgêneros para criar uma fábula aterrorizante. Seria muito bom assistir a uma minissérie ou mesmo um filme baseado na HQ, que ganhou vários prêmios para a Image Comics.

Providence
Alan Moore certamente é um dos maiores criadores das HQs, tendo feito inúmeros trabalhos marcantes como Watchmen, V de Vingança e Monstro do Pântano. Para muitos, sua obra máxima é Providence, uma HQ completamente inspirada no mito e no horror cósmico de H.P. Lovecraft.
Tudo bem que o autor não é lá muito chegado nas adaptações de suas obras, mas Providence renderia uma excelente adaptação nas mãos do roteirista e do diretor certo. A história mistura suspense psicológico com uma boa dose de grotesco e absurdo, criando uma narrativa insana e cheia de reviravoltas.

Uzumaki
Não são só as histórias em quadrinhos ocidentais que merecem destaque. No campo dos mangás, um autor que sempre se destacou no horror foi Junji Ito, responsável por grandes obras aterrorizantes que mesclam o bizarro e o macabro. E seu maior trabalho certamente é Uzumaki.
A história gira em torno dos moradores de uma cidade que começam a ficar obcecados com formatos e padrões espirais. Isso começa de forma simples, mas logo se torna uma histeria coletiva induzida pelos melhores arquétipos do J-Horror. É uma história que merece uma adaptação, por mais difícil que seja de fazê-la.