Capa da Publicação

10 HQs de ficção científica que você precisa conhecer!

Por Lucas Rafael

Ah, a ficção científica é um gênero incrível. Afinal, são os conceitos das histórias deste gênero que acabam servindo de fundamento para grandes filmes, jogos e, é claro, quadrinhos!

Universos distópicos, jornadas espaciais, inteligência artificial, alienígenas e criaturas fantásticas: nesta lista, separamos 10 histórias em quadrinhos que todo fã do gênero ficção-científica precisa dar uma chance. Faltou uma que você julga essencial? Fale pra gente nos comentários! Ah, estamos deixando histórias do selo Marvel/DC de fora.

Imagem de capa do item

Projeto Manhattan

Manhattan Projects é um prato cheio para quem curte histórias "e se". No cenário proposto pela trama, temos o infame Projeto Manhattan da Segunda Guerra Mundial indo além da criação da Bomba Atômica, dedicando-se a ainda mais experimentos.

Os personagens que compõem a narrativa incluem figuras célebres do mundo da ciência, como Albert Einstein e Wernher Von Braun.

Imagem de capa do item

Juiz Dredd

Agora, para quem curte ação caótica, Juiz Dredd é a pedida certa. A ambientação é um futuro ultra violento pós-apocalíptico no qual o juiz é responsável pelos cargos de polícia, juiz, júri e executor, aliando-se a outros juízes para controlar a violência excessiva de Mega City One.

Imagem de capa do item

Descender

Descender, obra do aclamado Jeff Lemire, usa da ficção-científica como um conduíte para abordar aquela velha questão do que é ser humano, atingindo algumas das notas de obras como Blade Runner e Matrix.

Imagem de capa do item

Saga

Uma das Space Operas mais aclamadas dos quadrinhos contemporâneos, Saga traz um universo exuberante que abarca diversos personagens únicos e cativantes. A obra é escrita por Brian K. Vaughan, com belíssimas ilustrações de Fiona Staples.

A trama desponta com os amantes Alana e Marko, que pertencem a dois planetas distintos que se encontram em guerra.

Imagem de capa do item

Valerian

Obviamente, não dá pra falar de ficção científica nos quadrinhos sem mencionar Valerian, HQ que foi recentemente adaptada para os cinemas e que chegou a influenciar até mesmo a concepção do universo de Star Wars.

As histórias aqui acompanham as ricas aventuras dos viajantes Valerian e Laureline conforme eles encontram planetas inusitados habitados por seres mais inusitados ainda.

Imagem de capa do item

Paper Girls

Mais uma de Brian K. Vaughan na lista, desta vez temos Paper Girls, concebida em parceria com Cliff Chiang.

Aqui, temos uma história que remete a obras como Stranger Things, na qual garotas suburbanas acabam encontrando alienígenas no planeta Terra, bem no dia das Bruxas de 1988.

Imagem de capa do item

O Incal

Escrita pelo célebre cineasta Alejandro Jodorowsky e ilustrada por Moebius, a saga retratada em O Incal é uma viagem estarrecedora aos sentidos do leitor.

A trama segue o detetive John Difool, que acaba recebendo um poderosos cristal conhecido como Incal de um alienígena prestes a morrer. O problema é que o cristal é item de interesse para diversas facções intergalácticas, o que coloca Difool junto de seu pássaro de estimação, a gaivota de concreto, a procurarem aliados inusitados para decidirem o que fazer com o Incal.

Imagem de capa do item

East of West

Uma história de faroeste ambientada em uma versão distópica dos EUA, na qual a Guerra Civil nunca teve um fim definitivo, até que um cometa atinge o Kansas.

East of West conta com uma alta carga de comentário sociopolítico em sua narrativa, trazendo teorias conspiratórias acerca do apocalipse e fazendo com que o destino da humanidade repouse nas mãos dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse.

Imagem de capa do item

Transmetropolitan

Agora, para os fãs de um bom cyberpunk, vamos à essa obra de Warren Ellis.

Transmetropolitan conta como personsagem central o jornalista Spider Jerusalem, que tenta combater a corrupção de políticos que concorrem à presidência dos EUA. A narrativa aborda diversas temáticas, passando por nanorrobótica e liberdade de expressão até seres extraterrestres e criogenia.

Imagem de capa do item

Y: O Último Homem

Para terminar, vamos com a obra pós-apocalíptica de Brian K. Vaughan. Em Y: O Último Homem, todos os homens morreram no apocalipse, e apenas seres do sexo feminino prosseguem vivos.

Neste cenário, apenas dois seres masculinos sobreviveram: Yorick Brown e Ampersand, seu macaco de estimação.

A trama explora as consequências deste apocalipse inusitado de diversas maneiras, desde de mulheres que desenvolveram culpa de sobreviventes até fanáticas que acreditam que a mãe natureza se livrou da aberração masculina.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais