As 10 histórias mais controversas dos Vingadores!

Capa da Publicação

As 10 histórias mais controversas dos Vingadores!

Por Gus Fiaux

Quem olha e admira o sucesso dos Vingadores nos cinemas pode acabar se esquecendo de toda jornada que a equipe já teve nas HQs. Unidos pela primeira vez em 1963, os Heróis Mais Poderosos da Terra já passaram por momentos épicos e marcantes, mas também viveram diversas aventuras polêmicas.

Nessa lista, reunimos as 10 histórias mais controversas da equipe de todos os tempos. Não são histórias ruins, mas sim que foram recebidas de formas extremas pelos fãs, e geraram grande polêmica, seja na época de seu lançamento ou anos depois.

Créditos: Marvel Comics
Imagem de capa do item

Novos Vingadores

A ideia de reformular os Vingadores de forma chocante está longe de ser um recurso recente dos quadrinhos da Marvel. Na verdade, isso já causou grande polêmica na décima sexta edição da revista dos heróis, de 1965, que trazia uma equipe majoritariamente composta por ex-vilões do Universo Marvel, ao lado do Capitão América.

No entanto, Novos Vingadores não deixou de ser um baque para os fãs mais conservadores. A nova equipe, surgida após Vingadores: A Queda trazia uma equipe bem diferenciada, composta por heróis que nunca tiveram chance no grupo, como o Homem-Aranha e o Wolverine. Porém, passado o choque, se tornou um dos grandes sucessos de vendas da editora.

Imagem de capa do item

Vingadores Sombrios

Por falar em mudanças bruscas da equipe, há um título que sem dúvidas provocou uma certa revolta. Os Vingadores Sombrios eram uma consequência direta de Invasão Secreta, quando Norman Osborn surge como secretário de defesa dos EUA e lidera sua própria versão distorcida da S.H.I.E.L.D..

Aqui, vemos vilões assumindo o manto dos Vingadores para cometerem crimes - e alguns atos "heroicos" questionáveis, mesmo que sob a fachada do governo. O título foi bem-recebido pelos leitores, mas de início causou uma grande polêmica por distorcer a figura dos heróis, ainda que isso fizesse parte das críticas da trama.

Imagem de capa do item

Novíssimos e Diferentes

Conforme pudemos ver claramente nos últimos anos, os fãs são muito resistentes às mudanças. E nos últimos anos, a Marvel decidiu que mudar seria a única solução para trazer novas histórias. Isso levou à criação de um novo esquadrão dos Vingadores, que saiu na revista All-New, All-Different Avengers.

Embora trouxesse dois membros clássicos da equipe - o Homem de Ferro e o Visão -, o título apresentou versões diferentes de outros heróis, como a nova Thor e o novo Capitão América, além de dar espaço para três membros mirins - o Nova, Miss Marvel e Homem-Aranha (Miles Morales). E os fãs evidentemente ficaram revoltados... - embora, verdade seja dita, as histórias não eram tão interessantes, mesmo vindo de Mark Waid.

Imagem de capa do item

Vingadores: Eternamente

Viagem no tempo sempre é algo extremamente confuso para os leitores menos fiéis, seja em qualquer editora. Não é à toa que os X-Men possuem uma das cronologias mais confusas - e nem estamos falando dos cinemas. E por mais que Vingadores: Eternamente seja uma das melhores histórias da equipe, ela chama atenção por sua bagunça temporal.

O título cruza personagens e momentos históricos tão obscuros do Universo Marvel que boa parte dos leitores ficaram bem perdidos durante o desenrolar da trama, ainda mais por juntar diversas versões dos mesmos personagens, como Kang e o Homem-Formiga.

Imagem de capa do item

Vingadores vs X-Men

Se você leu a lista de histórias mais controversas dos X-Men, já deve ter se deparado com esse título. E ainda assim, Vingadores vs X-Men não foi polêmico apenas para os mutantes. O título causou um grande alvoroço na história dos Heróis Mais Poderosos da Terra, que ao menos na primeira parte da saga, eram vistos como os "vilões".

E isso aconteceu pela completa falta de comunicação entre as equipes, gerando um conflito que poderia ser facilmente evitado. Não é à toa que muitos fãs tomaram o lado dos X-Men mesmo gostando mais dos Vingadores, que foram retratados como completos babacas no início da trama.

Imagem de capa do item

Guerra Civil

Se hoje em dia, a ideia de "heróis vs herói" já está um pouco saturada nos quadrinhos da Casa das Ideias, em 2007, isso era uma novidade incrível com Guerra Civil. A saga fez o Universo Marvel rachar ao meio em uma história recheada com um forte conflito ideológico que pôs lenha na fogueira do conflito entre Homem de Ferro e Capitão América.

E isso causou controvérsia entre os fãs, que também se dividiram fortemente, apoiando lados diferentes dessa guerra. O título foi um dos mais vendidos da editora, e atualmente é eternizado como um dos maiores clássicos contemporâneos dos quadrinhos. Curiosamente, na época de seu lançamento, a recepção dos leitores e da crítica foi bem dividida.

Imagem de capa do item

Corte Marcial!

Há algo extremamente angustiante em ver um icônico herói ser transformado em uma pessoa desprezível. E Hank Pym passou por diversos momentos assim em sua carreira, desde a criação de Ultron. Porém, uma das histórias gerou um verdadeiro furacão de polêmicas entre os fãs.

Corte Marcial - publicada em Avengers #218, de 1981 - traz um momento polêmico para o herói, na época usando o manto do Jaqueta Amarela. Após um surto psicótico, ele protagoniza o momento mais impactante de violência doméstica das HQs - contra a Vespa - e é expulso dos Vingadores por seus colegas. Eventualmente, tentaram redimi-lo por esse momento, mas a cena continua firme na cabeça dos fãs.

Imagem de capa do item

Império Secreto

Considerando os últimos 10 anos de quadrinhos, nenhuma história gerou tanta polêmica e controvérsia contra Império Secreto - que, apesar de ter influenciado todo o Universo Marvel, impactou os Vingadores com mais força. O título chocou ao trazer, como vilão, uma versão maligna do Capitão América, leal à HIDRA.

A saga começou toda enviesada em uma subtrama política envolvendo os perigos do fascismo e o poder do medo como ferramenta ideológica. Ainda assim, isso não capturou a atenção de boa parte dos fãs, o que só foi piorado quando a história esqueceu essas subtramas e partiu para um cenário de lutas e explosões sem grandes consequências.

Imagem de capa do item

O filho de Carol Danvers

O que seria melhor para comemorar a publicação de 200 edições dos Vingadores? A essa altura, não sabemos. Mas qualquer coisa seria melhor que um estupro. E foi exatamente o que aconteceu em Avengers #200, uma das histórias mais "controversas" da equipe.

Aqui, vemos Carol Danvers engravidando contra sua vontade e dando luz a um ser que crescia muito mais rápido que o normal. Ao fim, ela é manipulada pelo personagem e parte, retornando apenas um ano depois, e completamente destroçada emocionalmente.

Em Avengers Annual #10 descobrimos que ela foi forçada inconscientemente a copular com Marcus Immortus e dar à luz a outra versão temporal dele próprio, que seria a pessoa que a engravidaria de novo, de novo e de novo, em um loop temporal.

Imagem de capa do item

A Queda

Por fim, chegamos à história mais arrasadora dos Vingadores. O autor Brian Michael Bendis atualmente pode ser referência na Marvel e DC, mas já houve um tempo onde ele era tão mal-visto pelo público que chegou a ser ameaçado de morte por alguns leitores. E o motivo? Em seu primeiro arco de histórias nos Vingadores, ele decidiu destruir a equipe de dentro para fora.

Vingadores: A Queda é uma saga brutal, onde um inimigo misterioso - depois revelado como a Feiticeira Escarlate - perde a cabeça e mata três Vingadores, enquanto a equipe fica refém da mídia sensacionalista e perde toda sua reputação em meio a conflitos nada heroicos. A saga foi um grande ponto de virada para os Heróis Mais Poderosos da Terra e todo o Universo Marvel.