10 heróis que venceram o câncer!

Capa da Publicação

10 heróis que venceram o câncer!

Por Gus Fiaux

câncer é uma das doenças mais avassaladoras do mundo, e milhares de pessoas sofrem com seus efeitos diariamente. Porém, é no meio disso que vemos muitos heróis, e gente que está lutando bravamente contra a enfermidade, dando forças entre si e mostrando uma superação verdadeiramente emocionante.

Para vocês, reunimos 10 heróis dos quadrinhos que venceram o câncer. São personagens que enfrentaram a doença e conseguiram derrotá-la, sem deixar de lado a esperança e o otimismo, inspirando uma geração de leitores e de de fãs que podem ou não estar nas mesmas circunstâncias.

Esta lista é uma homenagem a nosso querido amigo e colega de trabalho, Felipe de Lima. E não apenas a ele, como também todas as pessoas, sejam nossos leitores ou conhecidos e familiares de vocês, que batalham todos os dias. Através disso, esperamos que vocês vejam a sua importância e o nós os amamos. Vocês são os nossos maiores heróis!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Lili Diamante

Você muito provavelmente já ouviu falar da Tropa Alfa da Marvel Comics, mas se esse não foi o caso, temos uma explicação rápida: trata-se de uma equipe canadense de mutantes, que já foram aliados do Wolverine, dos X-Men e da Capitã Marvel. E entre seus membros mais recentes, tivemos Lili Diamante, uma personagem que sempre teve a pele dura como o mineral.

A heroína descobriu, em uma de suas missões, que tinha câncer de mama. Porém, com sua pele impenetrável, até mesmo a biópsia era impossível. Ela conseguiu enfrentar uma horda alienígena e roubar um laser especial, que ela própria usou para se tratar e curar sua enfermidade. Na época, sua trama foi muito bem recebida, embora a personagem não seja muito lembrada.

Imagem de capa do item

John Constantine

Protagonista da série Hellblazer, o mago e demonologista John Constantine pode estar sempre lidando com o sobrenatural, mas seu inimigo é muito mais tangente no mundo real. Em Hábitos Perigosos, ele descobre um câncer de pulmão arrasador, causado pelos anos de consumo de cigarros.

A história pode não ser a mais feliz do mundo, e certamente é uma das mais tensas da lista, pois mostra todo o desespero do personagem. Mas, ao mesmo tempo, é um arco inspirador por revelar toda a determinação de Constantine em continuar vivo, e como a luz sempre existe para sobrepor as trevas, mesmo em momentos assustadores.

Imagem de capa do item

Foggy Nelson

Você pode não considerá-lo um herói, mas podemos deixar claro que, não fosse por Foggy Nelson, talvez o Demolidor nunca tivesse sobrevivido nas HQs. E, em uma trama emocionante, ele caiu vítima de um câncer chamado Sarcoma de Ewing, que gera tumores na medula óssea. Na história, escrita por Mark Waid e desenhada por Chris Samnee, vemos Matt Murdock lidando com as repercussões do assunto.

A HQ é bem emocionante e interessante, já que mostra um lado humano dentro das histórias de super-heróis, conforme Franklin Nelson ganha a ajuda de todos os aliados possíveis e de seu melhor amigo. Ao fim, ele consegue se curar, e é um aliado do Demolidor até hoje.

Imagem de capa do item

Venom

O Venom foi, durante muito tempo, um grande inimigo do Homem-Aranha. Com o passar dos anos, no entanto, Eddie Brock foi se tornando cada vez mais consciente, adotando a postura de um anti-herói. Durante uma história do selo Marvel Knights, foi revelado que o hospedeiro do simbionte alienígena estava sofrendo com tumores.

Nessa época foi que o personagem se tornou o mais heroico o possível. Ele doou o traje simbiótico em troca de dinheiro para caridade, e mesmo confinado a um leito, ele mantinha-se firme na sua determinação em fazer o bom. Felizmente, ele não apenas foi curado, como também transformou-se no Anti-Venom, "curando" todos os traços malignos do Venom.

Imagem de capa do item

Wong

Wong pode até não ter poderes, mas sua habilidade badass em artes marciais e sua lealdade ao Doutor Estranho certamente o tornam digno dos patamares do heroísmo. O personagem sempre foi muito fiel ao Mago Supremo, o que acabou causando um grande choque quando foi revelado que ele estava com câncer, nas páginas de Doutor Estranho: O Juramento.

Na trama, Stephen Strange precisa ir atrás de um elixir mágico que possa curar a doença de Wong, e assim ele o faz. Mas o interessante aqui é notar que, embora não haja uma cura mística para a doença, o amor de amigos e familiares é muito importante para a luta, e certamente pode ajudar a salvar vidas...

Imagem de capa do item

Deadpool

Aqui, temos um caso bem especial por ser o único personagem da lista que teve o câncer retratado nos cinemas. E embora Deadpool não seja lá o maior exemplo moral e suas histórias frequentemente fujam bastante da realidade, sua origem pessoal é digna de aplausos, conforme o mercenário precisou passar por muita coisa para salvar sua própria vida.

E embora os quadrinhos não sirvam para contar uma história muito coerente a respeito disso, o filme solo e homônimo do personagem, lançado em 2016, faz um bom trabalho, ao mostrar como o câncer afeta não apenas a vida de sua vítima, mas também das pessoas ao seu redor. Felizmente, Wade Wilson não apenas sobreviveu, mas também está aí chutando bundas por onde passa até hoje.

Imagem de capa do item

Flama

Embora não seja tão reconhecida quanto deveria, a Flama teve uma das jornadas mais tocantes no que diz respeito a câncer nos quadrinhos. Ela foi diagnosticada com a doença devido aos seus poderes, que lidam com um tipo específico de radiação. E, em Marvel Divas, vemos toda a luta da heroína para combater a enfermidade.

A história é realista e bem sincera, mostrando como um paciente com câncer se sente em meio à descoberta e ao tratamento. Mas também vemos uma demonstração muito linda de amizade, conforme as companheiras de Flama, a Gata Negra, a Capitã Marvel (Monica Rambeau) e a Felina lutam para ajudar a amiga a todo o custo - algo que acabou salvando sua vida definitivamente.

Imagem de capa do item

Superman

Superman: Grandes Astros é possivelmente a melhor história já escrita sobre o Homem de Aço. É uma trama bela, intrigante e maravilhosa, que segue o Superman adquirindo uma doença similar ao câncer, devido ao excesso de exposição à radiação solar, que curiosamente é responsável por conferir os super-poderes do herói.

A história segue um rumo bem fantástico, conforme o herói precisa dar um jeito na doença enquanto ainda deve enfrentar seu maior inimigo, o diabólico Lex Luthor. No meio de uma batalha, ele resiste à própria morte, se provando o maior herói da Terra e salvando o dia, além de mostrar sua importância para todo o mundo, quase como um deus.

Imagem de capa do item

Harvey Pekar

Saindo um pouco de heróis das HQs, entramos em um núcleo diferente: a realidade. Você provavelmente não deve conhecê-lo, mas Harvey Pekar é um renomado artista que fazia quadrinhos independentes. Sua obra mais famosa é American Splendor, onde ele conta histórias de seu dia-a-dia, e que já chegou a virar um filme. Mas aqui, falamos de outra obra sua: Our Cancer Year.

Co-escrito com sua mulher, Joyce Brabner, a graphic novel falava sobre o ano em que ele foi diagnosticado com linfoma, e seu tratamento perante a descoberta. É uma HQ bem dramática e intensa, mas que mostra como Pekar sempre teve uma perspectiva diferente sobre o assunto - o que o levou à cura.

Imagem de capa do item

Marisa Marchetto

Finalizando a lista, temos outra história real, transcrita na série de quadrinhos Cancer Vixen, da autora Marisa Marchetto. Uma cartunista de Nova York, ela trabalhava com tirinhas e quadrinhos do dia-a-dia quando descobriu que tinha câncer de mama. Para se inspirar e manter a luta todos os dias, ela criou uma HQ renomada, que contava sua própria história de batalha.

Cancer Vixen é um quadrinho simples, colorido e divertido, que mostra como a autora fez de tudo para se manter o mais otimista possível sobre o tratamento e sua jornada com o câncer. Ainda assim, é um material de conscientização e inspiração, e merece estar nesta lista por contar a história de uma heroína da vida real!