Capa da Publicação

10 heróis que não possuem um corpo musculoso!

Por Gus Fiaux

Embora os super-heróis sempre tenham se popularizado como figuras atléticas, musculosas e esculturais, muito em parte pelo padrão estético estabelecido na mídia, nos últimos anos vimos vários super-heróis desafiando as convenções e provando que você não precisa de um corpo mega trincado para salvar o mundo.

Pensando nisso, aqui estão 10 super-heróis das HQs que, de um jeito ou de outro, não possuem o corpo musculoso. São personagens que ainda assim lutam contra o crime, e que conquistaram milhares de leitores, provocando uma identificação ainda mais real com o público!

Esta lista foi uma sugestão do fã @icarobeluco através de nosso Instagram. Não deixe de mandar seus temas e ideias para @legiaodosherois!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Homem-Borracha

Quando pensamos em super-heróis que possuem a capacidade de mudar de forma e se esticar, logo nos vêm à cabeça o Senhor Fantástico ou o Homem-Elástico, que acabam dando uma encorpada maior em seus músculos. Esse, no entanto, não é o caso do Homem-Borracha.

O herói da DC Comics sempre foi retratado como uma figura muito mais magra e esguia, que acaba aproveitando isso com seus poderes de elasticidade e alongamento. Inclusive, são poucas as vezes que ele usa seus poderes para ficar mais sarado no meio da ação.

Imagem de capa do item

Garota-Esquilo

A Garota-Esquilo nos quadrinhos sempre foi oito ou oitenta. Ela nunca foi desenhada como uma modelo ou teve um corpo mega-definido. Em vez disso, ou ela sempre é vista como uma heroína bem magra ou, nos quadrinhos atuais, está mais cheiinha.

E isso compõe a personagem de uma forma bem interessante, já que apesar de seus poderes e histórias absurdas, ela é uma jovem bem relacionável com o público. E em todas as suas aventuras - mesmo ao lado dos Vingadores Centrais - ela nunca teve problemas com seu peso ou sua aparência.

Imagem de capa do item

Rorschach

Walter Kovacs é um dos vigilantes mais geniais do universo de Watchmen. Ele não apenas se torna o Rorschach quando veste sua máscara, mas também quando está na rua à paisana, interagindo como se fosse apenas um sem-teto enquanto sonda por informações.

Para isso, é extremamente vital que seu corpo não seja chamativo ou que desvie a atenção. Por isso, o personagem sempre é visto com roupas que o cobrem quase que por completo. E embaixo delas, reside um homem magro e comum, ainda que ele lute tão bem quanto qualquer herói bombado.

Imagem de capa do item

Coruja II

Se, por um lado, o Rorschach sempre teve um físico mais magro, o segundo Coruja do universo de Watchmen, por sua vez, nos foi retratado como um homem mais maduro e "parrudo", principalmente devido aos seus vários anos fora de atividade.

Mas apesar disso, seu corpo não estava enferrujado. Pelo contrário, assim que a morte do Comediante traz o retorno das atividades de vigilantes e super-heróis, ele é um dos primeiros a colocar seu traje e partir para a ação ao lado de seus ex-companheiros de equipe.

Imagem de capa do item

Miss Marvel

Mudando do sombrio para o leve e divertido, Kamala Khan é uma das heroínas mais adoradas da atualidade - e tudo sobre ela desafia o padrão convencional dos super-heróis: ela é uma menina adolescente, muçulmana e que não possui um corpo escultural.

Como Miss Marvel, a heroína sempre é desenhada como uma menina normal, e que não possui características hipersexualizadas ou irreais. Ainda assim, é bem interessante que seus poderes, como os do Homem-Borracha, permitam que ela mude seu corpo à vontade - e ela sempre prefira ser uma menina normal.

Imagem de capa do item

Gert Yorkes

Integrante vital dos Fugitivos, e que voltou à vida recentemente, Gert Yorkes sempre desafiou o arquétipo fixo do super-herói. Ela nunca usou um traje especial, mas sempre lutou pelo que achava certo. E seu corpo foi um dos elementos pelos quais ela sempre fez questão de lutar.

Tida desde sempre como uma menina "gordinha", Gert nunca se intimidou com a ideia de que precisava ter um corpo padrão e nunca deixou de lutar igualmente com seus companheiros. Ao lado de Alfazema, ela foi o cérebro e o coração de sua equipe durante um bom tempo.

Imagem de capa do item

Sandman

Protagonista de uma das histórias mais aclamadas de todos os tempos, Morfeu - também conhecido como Sandman - é um membro dos Perpétuos, e é o soberano do Sonhar, toda a dimensão onírica para onde nossas consciências viajam quando dormimos.

Nas HQs, ele é sempre retratado como um personagem bem esguio e franzino, e são poucos os desenhistas que tentam ilustrá-lo com muitos músculos. Contudo, isso compõe muito bem a natureza transcendental do personagem, e o torna muito marcante visualmente.

Imagem de capa do item

Volstagg

Conhecido como o "Valoroso", o aliado do Thor e membro dos Três Guerreiros conhecido como Volstagg sempre se declarou volumoso, sem nenhuma vergonha de seu corpo. E mesmo assim, isso não o impediu de ser um dos mais lendários guerreiros de Asgard.

Com um intenso amor por sua família - especialmente sua filha Gunnhild - e uma lealdade incomparável, ele já foi crucial em algumas batalhas lendárias, e é querido por todos que o conhecem. Mais recentemente, ele chegou a brandir um Mjölnir alternativo e se tornou o Thor da Guerra.

Imagem de capa do item

Cifra

Um dos membros mais importantes dos Novos Mutantes, o Cifra possui um poder que, à primeira vista, não parece nada demais. Ele é capaz de decifrar e absorver qualquer linguagem do mundo - inclusive linguagem corporal, o que o torna um analista poderosíssimo.

Com um poder que não atinge diretamente seu físico, ele costumeiramente é retratado como um jovem bem magro e "normal", o que não interfere em nada sua utilidade para o grupo. Até porque quando ele quer partir para a ação, seu amigo alienígena Warlock se torna sua "armadura".

Imagem de capa do item

Zephyr

Zephyr é o nome da heroína protagonista do título Faith, da Valiant Comics. Ela é uma integrante dos Renegados da Fundação Harbinger. Desde criança, Faith Herbert sempre quis ser uma super-heroína, por mais que todos dissessem que seu corpo nunca a deixaria.

Contudo, ela descobriu poderes psíquicos e driblou todo o preconceito. Além disso, a personagem é extremamente poderosa e simpática, lutando contra o crime ao mesmo tempo que ganha a vida como blogueira de cultura pop. E agora, ela possui suas próprias aventuras e deve ganhar um filme em breve!

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux