10 heróis que já se aposentaram da vida heroica nas HQs!

Capa da Publicação

10 heróis que já se aposentaram da vida heroica nas HQs!

Por Gus Fiaux

A lista reúne dez personagens e equipes que já se aposentaram do heroísmo nos quadrinhos. Isso não significa que eles necessariamente deixaram essa vida para trás, já que muitos voltaram a lutar contra o crime.

Imagem de capa do item

Henry Pym

Henry "Hank" Pym sempre teve uma vida tumultuada, já que a ciência e o heroísmo sempre foram medidas diferentes na balança de sua vida. Depois de uma série de eventos que incluiu um colapso pessoal e agressão contra sua esposa, ele decidiu parar de ser o Homem-Formiga por um tempo...

Porém, o manto do Homem-Formiga continuou sem ele, recebendo Scott Lang e Eric O'Grady posteriormente. Inclusive, o nome e o uniforme do Homem-Formiga foram dados a Scott diretamente de Pym, que via no rapaz um bom sucessor... até, anos depois, ele retornar à vida de super-herói.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro

Quando Tony Stark teve uma súbita recaída por conta do alcoolismo, perdendo seu império tecnológico e o respeito em meio à comunidade do mundo todo, seu amigo, James Rhodes acabou assumindo o manto do Homem de Ferro. Quanto a Stark, ele precisou ficar afastado e se recuperar das ruínas que havia sofrido.

Rhodey serviu como Homem de Ferro durante anos, no lugar de um aposentado Tony Stark, chegando a lutar nas Guerras Secretas originais e fundar os Vingadores da Costa Oeste, ao lado de outros heróis. Depois, Tony retornou à armadura, e quando o governo ordenou que ele deixasse o papel do Homem de Ferro mais uma vez, Rhodey se prontificou para retornar ao dever.

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico

Uma das equipes mais influentes dos quadrinhos, o Quarteto Fantástico também já se aposentou diversas vezes, seja individualmente ou em equipe. Diversas vezes, o Coisa procurou um tempo só, chamando outros pesos-pesados para substituí-lo no grupo.

Outra vez, a Mulher Invisível parou por um tempo para poder cuidar de seu primeiro filho, Franklin Richards. Mais recentemente, tanto Sue quanto Reed abandonaram a carreira heroica e estão no multiverso, servindo como construtores e arquitetos universais.

Imagem de capa do item

Sociedade da Justiça da América

O único grupo presente nessa lista que se aposentou do modo tradicional - isto é, devido à idade. Embora os motivos tenham variado nas diversas versões do grupo (seja pressão governamental, problemas no espaço-tempo ou até mesmo cansaço), o grupo de heróis da Era de Ouro já se aposentou diversas vezes nas HQs.

Alan Scott, Jay Garrick, Rex Tyler, Al Pratt, Dinah Lance, Ted Knight e diversos outros heróis já aproveitaram esses retiros para poder aproveitar a vida civil, embora grande parte tenha retornado para o combate ao crime. E os que não fizeram isso acabaram passando seus mantos para uma nova geração de combatentes da liberdade.

Imagem de capa do item

Ciclope

Embora Scott Summers tenha sido o herói que mais definiu e foi definido pela figura dos X-Men, o personagem já teve seu momento de dúvida na luta contra o crime, deixando sua carreira heroica de lado em um de seus momentos mais dramáticos.

Após a morte de Jean Grey na lua, Scott abandonou a vida heroica e decidiu voltar-se para seus próprios afazeres pessoais, se tornando piloto de aviões e casando-se com Madelyne Pryor - que ele descobriu depois ser um clone maligno de Jean.

Imagem de capa do item

Minutemen

Embora alguns heróis do grupo - como o Dr. Manhattan e o Rorschach - tenham permanecido na ativa, no universo de Watchmen, a aparição da lei Keene fez com que os super-heróis precisassem renunciar os seus mantos para não serem presos.

Esse é, por exemplo, o maior dilema do Coruja II, que largou sua carreira e se tornou um fracassado na vida. Porém, o assassinato do Comediante e uma série de outros eventos macabros reuniu esses heróis... sem nem saber que o culpado poderia estar entre eles.

Imagem de capa do item

Jessica Jones

Apesar de ser uma criação recente na história da Marvel Comics, Jessica Jones tem relações profundas com momentos clássicos desse universo, desde o Homem-Aranha até os Vingadores em suas primeiras formações. Nessa época, ela agia como a super-heroína Safira.

Porém, após uma experiência traumática com o vilão Homem Púrpura, Jessica Jones deixou de lado a carreira heroica e focou em algo mais pessoal e cotidiano, se tornando uma grande investigadora particular. Superado seu trauma, ela voltou a combater o crime mais ativamente, mesmo depois de estabelecer sua família.

Imagem de capa do item

Aço

Quando o Superman foi morto pelas mãos do Apocalypse, quatro super-heróis assumiram seu lugar e um deles foi o Aço, alter-ego de um brilhante engenheiro que desenvolveu sua própria armadura blindada capaz de voar e lhe dar super-força.

Mesmo após o retorno do Superman, Aço continuou ativo, até mesmo entrando na Liga da Justiça. Porém, após algum tempo, ele se aposentou em definitivo, apenas auxiliando sua sobrinha a se tornar uma heroína. Contudo, na linha do reboot dos Novos 52, o personagem só começou a ser herói recentemente.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

O exemplo mais icônico de quando um herói abandona sua identidade secreta, "Homem-Aranha Nunca Mais" foi extremamente chocante para a época, ainda que a aposentadoria de Peter Parker não tenha durado quase nada.

Aqui, depois de sentir falhas em seus poderes, Peter desiste de ser o Homem-Aranha para começar uma vida normal ao lado de sua namorada, Gwen Stacy, mesmo sabendo que as responsabilidades o perseguiriam não importa aonde fosse.

Imagem de capa do item

Superman

Apesar de Clark Kent ter desistido de ser o Superman nas realidades principais diversas vezes, nenhuma foi tão impactante quanto Reino do Amanhã. Aqui, o herói desiste completamente da Terra depois que Lois Lane é morta, se aposentando e morando em uma fazenda singela no Kansas.

Porém, quando um grupo de vilões ultraviolentos surge repentinamente, Clark precisa retornar ao combate da forma que melhor conhece e volta a ser um símbolo para a humanidade. Posteriormente, esse Superman chega a parar no Universo DC tradicional, integrando a Sociedade da Justiça.