10 heróis da Marvel no cinema que são mais fracos do que suas versões dos quadrinhos

Capa da Publicação

10 heróis da Marvel no cinema que são mais fracos do que suas versões dos quadrinhos

Por Gus Fiaux

Quando pensamos no Universo Cinematográfico da Marvel, entendemos que mudanças são necessárias na hora de adaptar personagens icônicos dos quadrinhos para as telonas. Às vezes, alguns detalhes da origem são modificados, características físicas são alteradas para combinar com os atores e, é claro, os níveis de poder flutuam entre as contrapartes das HQs e suas adaptações.

Em alguns casos, temos heróis que ganharam um glow up em seus filmes, mas também há aqueles que se tornaram mais fracos ou vulneráveis em relação às versões originais. E com isso em mente, listamos aqui 10 heróis do Universo Cinematográfico da Marvel que ficaram menos poderosos que suas versões das HQs!

Imagem de capa do item

Mercúrio

Começamos essa lista por um personagem que, de tão nerfado na versão do cinema, acabou sendo morto já em sua primeira aparição completa. Irmão gêmeo de Wanda Maximoff, o Mercúrio é conhecido por ser um dos maiores velocistas dos quadrinhos, sendo capaz de romper a barreira do som e até mesmo atravessar estruturas sólidas ao "vibrar" suas moléculas.

Infelizmente, o personagem não teve chance alguma de se desenvolver no MCU. Já em Vingadores: Era de Ultron, ele acaba se sacrificando na batalha final contra Ultron, e recebe uma rajada de balas. Caso tivesse a mesma velocidade que tem nos quadrinhos, ele teria facilmente desviado dos projéteis, mas acabou virando queijo suíço.

Imagem de capa do item

Ms. America

Uma das adições mais recentes ao MCU foi America Chavez, uma das personagens principais de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Aqui, ela é capaz de abrir portais pelo Multiverso, mas ainda não tem muito controle sobre suas habilidades - o que acaba sendo um perigo para ela e para outros ao seu redor.

Nos quadrinhos, America foi introduzida quando já era mais velha e já tinha treinado seus poderes por um bom tempo, o que faz com que a contraparte da heroína nos quadrinhos supere muito sua adaptação. Ainda assim, Chavez deve aparecer em outros projetos da Marvel, com maior controle de seus poderes (e agora, com treinamento mágico, algo que ela não tinha nas HQs).

Imagem de capa do item

Kingo

Quando Chloé Zhao reformulou os Eternos para o cinema, muitos dos heróis da equipe passaram por grandes mudanças. Em particular, um dos que mais recebeu uma "repaginada" em sua adaptação foi Kingo, vivido no filme por Kumail Nanjiani. Aqui, Kingo é capaz de disparar rajadas de energia por seus dedos, como tiros.

Nos quadrinhos, Kingo estabeleceu uma vida no Japão e virou um samurai, aprendendo a manipular vários tipos de armas brancas e lâminas. Ele ainda tem todos os poderes de um Eterno, o que inclui a manipulação de energia, além de uma semi-imortalidade, mas seu treinamento marcial nas HQs o coloca anos luz à frente de sua contraparte cinematográfica.

Imagem de capa do item

Adam Warlock

Em Guardiões da Galáxia Vol. 3, finalmente temos as respostas para uma das cenas pós-créditos mais intrigantes do capítulo anterior da franquia. Aqui, vemos Adam Warlock já plenamente desenvolvido e enviado como arma contra os Guardiões - isto é, até o momento em que ele se redime e se torna um membro oficial da nova formação da equipe.

E apesar dos pesares, essa versão do herói é bem poderosa. Ele voa, tem uma força sobre-humana, além de ser quase invulnerável. No entanto, Adam ainda não tem alguns dos poderes de sua contraparte das HQs, como manipulação livre de energia e matéria. Além disso, ele também não é agraciado com o poder da Joia da Alma, já que todas as Joias do Infinito foram destruídas.

Imagem de capa do item

Mantis

Aliás, Warlock não é o único personagem dos Guardiões da Galáxia a ter passado por um nerf em sua adaptação, já que esse é um problema muito recorrente na franquia de James Gunn. Por exemplo, outra heroína que perdeu parte de sua força das HQs foi Mantis, a empata do grupo que é capaz de controlar as emoções das pessoas ao seu redor com um toque.

Nos quadrinhos, Mantis tem poderes similares, mas é agraciada com diversos outros dons que não compõem o rol de habilidades de sua adaptação. Só pra exemplificar, ela é capaz de controlar plantas e fogo, além de ter visões pré-cognitivas e realizar projeções astrais. Como se isso não fosse muito, ela é a Madona Celestial - destinada a dar luz ao salvador do universo.

Imagem de capa do item

Drax

E já que falamos na Mantis, nada mais justo do que falar de seu maior amigo e companheiro na equipe. Drax, o Destruidor é aquele bruto que todos nós amamos. Ele não tem muito tato social, mas compensa tudo isso com um enorme coração e um par de braços mais enormes ainda. Letal e destemido, ele é um grande elo dos Guardiões da Galáxia.

No entanto, sua versão nas HQs é bem mais poderosa. Criado por Mentor e Cronos (respectivamente, o pai e o avô de Thanos), ele era um mero humano que foi "ressuscitado" com poderes celestiais, sendo capaz de voar e desolar montanhas com a força de seus punhos. No cinema, ele perdeu muito disso - mas ganhou em carisma.

Imagem de capa do item

Gamora

Finalizando a lavação de roupa suja com os Guardiões da Galáxia, nós não poderíamos deixar de citar Gamora nesta lista, levando em conta que sua contraparte dos quadrinhos conquistou a alcunha de "guerreira mais letal da galáxia", única e exclusivamente por conta de seu treinamento marcial e sua fisiologia geneticamente modificada.

A Gamora dos filmes, interpretada por Zoe Saldaña, nunca teve destaque o bastante para ser classificada como a guerreira mais letal da galáxia, e seus dons marciais são bem medianos comparados com outros espadachins do Universo Cinematográfico da Marvel. Ainda assim, a versão "reformulada" da personagem no Vol. 3 a deixou mais próxima das HQs.

Imagem de capa do item

Thor

Agora, passando para os Vingadores, são notáveis as modificações em alguns dos personagens mais icônicos da equipe. Por exemplo, o Thor é uma versão bem menos poderosa de sua contraparte dos quadrinhos, já que depende - na maior parte do tempo - de Mjölnir ou Rompe-Tormentas para explorar seus poderes.

Nos quadrinhos, ele é uma divindade plena e possui todos os poderes vindos de Odin - tanto que é capaz de viajar através de dimensões e universos só girando seu martelo. Para ser justo, a versão de Chris Hemsworth teve que "diminuir" um pouco dos poderes do Deus do Trovão para torná-lo um pouco mais acessível ao público.

Imagem de capa do item

Hulk

Por outro lado, nada justifica como o Hulk foi nerfado nos cinemas. Nada. O Golias Esmeralda sempre foi uma das forças mais poderosas nas HQs da Marvel, já que toda sua raiva é convertida em energia que o alimenta e o deixa ainda mais poderoso. Mesmo em seus momentos de "sanidade", ele nunca perdeu esse dom, que sempre o deixou mais poderoso nas batalhas.

No cinema, o personagem é subutilizado na maior parte do tempo, e mesmo quando tem destaque, nunca faz uma demonstração de poder no nível dos quadrinhos. Vale lembrar que, no cânone da Marvel Comics, ele já foi até mesmo classificado como imortal, mas no cinema suas habilidades são bem menos expressivas.

Imagem de capa do item

Viúva Negra

Encerrando essa lista, temos Natasha Romanoff, a espiã conhecida como Viúva Negra. Treinada pela Sala Vermelha desde criança, ela passou anos de sua vida servindo à Rússia, roubando segredos de estado e se infiltrando em grandes organizações - até que se libertou de seus treinadores e virou uma agente da S.H.I.E.L.D., lutando a serviço de Nick Fury.

Ainda que seja muito bem treinada, a Natasha dos cinemas não se compara à sua contraparte dos quadrinhos. Lá, ela recebeu a versão soviética do Soro do Supersoldado quando ainda trabalhava para a Sala Vermelha. Ou seja, em adição às suas habilidades de espionagem, ela tinha força e durabilidade comparáveis à do Capitão América e do Soldado Invernal.